Qual CRM devo utilizar?

Qual CRM devo utilizar?

Ao falar de resultado em vendas, estamos nos referindo sobre atender a uma expectativa de consumo, ou seja, gerar satisfação e uma experiência ao cliente que seja encantadora. Assim, quando falamos sobre tecnologia e as suas facilidades, um dos Softwares mais buscados pelos profissionais é o CRM. Em suma, o objetivo dessa ferramenta é facilitar que o seu time de Vendas ou de Marketing crie um relacionamento e uma comunicação mais próxima com o seu cliente. 

Para tornar possível esse relacionamento, a ferramenta registra e mapeia todos os pontos de contato entre a sua marca e o seu cliente. CRM, que no inglês significa “Customer Relationship Management”, significa gerenciamento do relacionamento com o cliente. O CRM é uma ferramenta integrativa, que envolve todas as áreas empresa, mas principalmente a área de Vendas e de Marketing.

A própria tecnologia te permite essa integração entre setores e departamentos diferentes, de tal forma que possibilita uma análise do processo e visualização dos resultados de forma ampla.  

Quando uma empresa pensar sobre otimização do processo de vendas, seja de forma direta ou indireta, ela também deve pensar na integração do CRM dentro da sua estrutura interna. E é por isso que esse software está entre os queridinhos no mercado de tecnologia. E aí, você já tem a sua?

Veja o que falaremos nesse artigo:

  • Funcionalidades que todo CRM precisa ter;
  • O que devo analisar antes da contratação?
  • Por onde devo começar a procurar?
  • Veja a comparação entre ferramentas.

Funcionalidades que todo CRM precisa ter:

O CRM é aquela ferramenta que vai te mostrar oportunidades em todos os processos de conexão com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. Mas afinal de contas, qual é o mínimo que uma ferramenta precisa ter?

Ser integrado a nuvem e Online:

Chega a ser desesperador pensar em perder dados e informações rica de clientes, inesperadamente, você concorda?

Quando você opta por Softwares de CRM online e que entreguem funcionalidades integradas na nuvem, você tem mais segurança com seus dados. Além disso, outra importante vantagem de ter uma ferramenta online é ter mobilidade de acesso aos dados e informações. Por isso, considere essa funcionalidade como primordial na sua escolha.

Integração e organização de informações:

Essa é a funcionalidade mais básica que um CRM precisa ter, ou seja, é mandatório. Você precisa ter a possibilidade de cadastrar informações para gerenciar a sua base de clientes. Essas informações formarão o seu banco de dados, o qual é será um dos bens mais preciosos da sua empresa.

Funil de Vendas:

Ter a possibilidade de integrar seu Software de Automação de Marketing com o CRM é algo que te proporcionará diferenciais competitivos e melhores níveis de entrega ao cliente. Afinal de contas, a sua equipe de Marketing trabalhou duro para nutrir os Leads e levá-los ao momento certo de conversão, certo? Logo depois dessas ações, cabe a equipe de vendas fechar as negóciações. E é nesse sentido que o software de CRM ajudará a sua equipe a se organizar melhor. Se ambas as ferramentas não se conversam, a empresa acaba perdendo em oportunidade de vendas.

Agendamento e Acompanhamento do cliente:

Se o objetivo do uso do CRM é ficar mais próximo do cliente, chega a ser contraditório que esse software não te entregue uma funcionalidade de acompanhamento de cliente. Procure escolher por ferramentas que te permitam dar follow up nos clientes e manter uma constância de contato. Por essa razão, veja se a ferramenta disponibiliza uma agenda para organizar as suas atividades e se planejar de forma eficiente.

Com o planejamento feito em um Software de CRM, você vai mantê-los sempre muito bem cuidados e criar um elo emocional positivo.

Criação de Relatórios e Dashboards:

Considere, durante a sua busca, entender como as ferramentas geram relatórios. Formato de relatórios é algo que dificilmente agradará todo mundo. Por isso, veja se a forma como o software cria os relatórios e dashboards te fazem enxergar de forma rápida e fácil a informação.

Além da geração de relatórios e gráficos dinâmicos, considere ferramentas que te possibilite traçar metas para que você consiga comparar visualmente os resultados.  

Por onde devo começar a procurar?

Simples, comece buscando por referências e opiniões de outras pessoas. Ao contrário das empresas de tecnologia (ou de qualquer outro segmento), as avaliações da ferramenta realizadas pelos clientes não vão tentar te vender algo. Eles irão te contar uma história real sobre como foi a experiência deles com o software que você está pesquisando.

Para saber sobre as opiniões das pessoas, você pode perguntar no seu círculo social, ou procurar em sites de reputação.

Porém, você precisa analisar a estrutura e complexidade de vendas do seu negócio antes de analisar a opinião dos clientes. As vezes, o problema que um cliente teve, pode ser completamente diferente do seu, por isso, tome cuidado e veja se a reclamação ou elogio desse cliente se aplica ao problema que você está passando.

Veja a comparação entre ferramentas.

Quero te mostrar algumas opções disponíveis no mercado, e com isso, acredito que você vai conseguir decidir o que é melhor para você. 😊

Na plataforma de reputação da Kmaleon, as 4 mais bem colocadas estão:

A comparação abaixo foi feita levando em consideração as opiniões de uso de consumidores reais da ferramenta. Veja a comparação dessas quatro ferramentas abaixo:

Idealize x Pipedrive x Microsoft x Sales Force

Idealize:

Quem usa esse software?
Pequenas e médias empresas, empresas prestadoras de serviço, vendedores do Mercado Livre

Quais os diferenciais com os concorrentes?
Gestão de projetos, financeiro, integração com o Mercado Livre, suporte técnico

Avaliações dos usuários:

Pipedrive

Quem usa esse software?
Pequenas e médias empresas se concentram exclusivamente em ações que levam ao fechamento de negócios.

Quais os diferenciais com os concorrentes?
Oferece clareza onde você mais precisa;

  • Permite encontrar facilmente as estatísticas que você precisa;
  • É totalmente personalizável em todos os níveis;
  • Não tem restrições inconvenientes;
  • É fácil e intuitivo de usar.

Avalições dos usuários:

Microsoft

Avaliações dos Usuários

Salesforce

Avaliações dos usuários

O Saas ideal de CRM para o seu negócio vai depender de como é o seu processo interno, ou seja, o número de vendedores envolvidos nesse processo e o quão complexo é o processo de vendas. Por isso, pesquise, na Kmaleon, a opinião de outros usuários sobre o Software que você pretendendo contratar.   

Fique por dentro também sobre:

Bom, é isso! Obrigada e até a próxima. 🙂