Trabalho Remoto: 6 Ferramentas de Vídeo Conferência

O trabalho remoto é a solução quando surgem dificuldades de se deslocar até o trabalho, como recentemente temos observado com o Coronavírus no Brasil.

Muitos profissionais estão receosos em sair de casa com medo do contágio e nesses momentos a melhor escolha dos gestores e empreendedores é optar pelo Home-office.

Mas quando falamos sobre trabalhar de casa, a preocupação que vem à tona é:

Será que o rendimento do trabalho de casa será de fato o mesmo que o trabalho presencial?

E com relação aos profissionais que estão em fase de treinamento, como acompanhar e os continuar treinando?

E a insegurança pode ficar ainda maior se você está no meio de um grande projeto importante dentro da empresa. Porém, a sua gestão de projetos pode acabar se tornando muito mais simples do que você possa imaginar, mesmo tendo que liderar a sua equipe a distância.

Em tempos de transformação digital, o trabalho remoto é totalmente possível de ser administrado e os profissionais podem contar com a ajuda da tecnologia para manter a qualidade de comunicação com o seu time. Existem ferramentas – algumas inclusive disponíveis gratuitamente para você – que você pode utilizar e que são de fáceis acesso.

Separamos uma lista de Apps de Comunicação, confira quem são eles.

#1 – Whereby:

Começamos a lista com uma ferramenta que não é tão popular quanto Skype ou Hangouts, mas que tem ganhado espaço principalmente entre os profissionais autônomos e freelancers.  

O Whereby é uma ferramenta extremamente simples de usar, que entrega uma excelente qualidade nas vídeo conferências e você ainda pode criar uma sala de conferência só sua. Essa sala de reunião é uma URL que você pode acessá-la em qualquer dispositivo e a qualquer hora que você quiser.

Para criar a sua sala de conferência basta você criar uma conta no whereby gratuitamente e o nome que você quer que esteja na URL da sua sala, colocar o seu E-mail e pronto.

Exemplo:

whereby.com/yourname

Para você convidar os participantes da sua reunião, basta você encaminhar a sua URL e os convidados não precisam criar nenhum tipo de conta para participar. Essa é uma solução simples, rápida e muito fácil para fazer vídeo conferências. Você pode desligar o vídeo da sua tela, desligar o microfone, compartilhar a tela e integrar com outras ferramentas durante a chamada de vídeo.

É possível fazer integrações com outras ferramentas, mas essa opção está disponível apenas para os planos pagos. Você também pode solicitar a API meeting e incorporar a ferramenta em outras plataformas de serviço.

Planos

  • Free – 1 usuário e 1 sala de reunião
  • Pro $ 9,99/mês – 1 usuário e 3 salas de reuniões
  • Business (pequenos e médios times) $59,99/mês – múltiplos usuários e infinitas salas de reuniões

Integrações:

  • Google Docs
  • Trello
  • Youtube

#2 – Zoom:

O Zoom é uma ferramenta especializada em vídeo conferência focada em ambientes corporativos e muito popular para quem faz trabalho remoto. Eles são muito utilizados para fazer Webinar e o plano pago suporta até 10 mil expectadores. Além disso, o plano gratuito permite que você crie com ambiente online com mais de 100 participantes.  

O diferencial do Zoom é a estabilidade da conexão e a possibilidade de criar grandes conferências online.

Sabe aquela reunião com os líderes e o CEO da sua empresa?

Recomendamos que você utilize o Zoom por conta do profissionalismo e da qualidade que a ferramenta de entrega.

Outro ponto muito interessante é a integração entre outras ferramentas. A proposta do Zoom é diferente dos demais apps listados acima, apesar de ele entregar as funcionalidades que as outras também entregam.

Ao contrário do Skype e Hangouts que focam no usuário comum, o Zoom é um software que atende as necessidades das empresas e criam ambientes online em grande escala.

Se você está buscando fazer eventos online, ou criar um ambiente de colaboração virtual, o Zoom é a uma excelente opção para você.

Funcionalidades:

  • Meeting Analytics (permite dividir a análise por ata da reunião);
  • Compartilhe a tela facilmente;
  • Gravação e documentação das suas sessões;
  • Recurso do Quadro branco para realizar Brainstorming.

Integrações:

  • Google Agenda;
  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • Onedrive – Microsoft;
  • Skype;
  • Salesforce – CRM;
  • Outlook;
  • Slack.

#3 – Skype:

O Skype é uma ferramenta extremamente popular que te permite conversar via chat e fazer vídeo conferência com mais de 1 pessoa ao mesmo tempo. Dentre todos os apps de comunicação online, ele é o mais conhecido. Uma das coisas mais interessantes nessa ferramenta é que, além da qualidade que ele entrega aos seus usuários, eles também disponibilizam uma opção gratuita que pode ser muito útil para você.

O Skype é uma ferramenta da empresa Microsoft e oferece uma versão mais completa específica para business, porém essa versão não é gratuita.

Com o Skype, você pode conversar com toda a sua equipe por vídeo através do celular, tablet ou pelo desktop. Você pode adicionar os seus disponíveis e iniciar conversa com eles.

Funcionalidades:

Histórico de conversa
Adicionar novos Contatos
Ver o Status dos seus Contatos
Mandar mensagens
Fazer Ligações
Bate Papo por vídeo

#4 – Google Hangouts:

Outra ferramenta oferecida gratuitamente é o Google Hangouts, um aplicativo disponibilizado pelo Google que tem a mesma proposta do Skype, com as mesmas funcionalidades listadas acima. O diferencial do Hangouts, em relação ao Skype, é que você pode ter acesso pelo navegador, sem ter a necessidade de fazer o download.

Além disso, o Hangout permite a integração com o G Suite que é um pacote de serviços online criado pelo Google que atende empresas. Com essa integração, você pode agendar reuniões via Hangout, adicionar eventos ao seu Google Agenda e receber um lembrete por email dos seus compromissos que estão se aproximando.

#5 – Slack:

O Slack é uma ferramenta que promete aumentar a produtividade do trabalho em equipe e ela compete diretamente com o Google Hangouts. Mas qual é o seu diferencial frente a sua concorrência?

Essa ferramenta é focada para uma comunicação de projetos, com o objetivo de integrar a comunicação entre equipes. O principal diferencial dessa ferramenta é o API Aberto. Isso significa que ela pode ser integrada com outros sistemas externos.

Apesar das Ferramentas do Google e do Skype também terem opções integrações, a infraestrutura disponibilizada pelo Slack é focada na operacionalização em um ambiente corporativo mais complexo.

Ela possui 4 planos que vão desde o gratuito até o Entreprise Grid, focado para empresas muito grandes. O plano gratuito você tem acesso as opções listadas abaixo:

10 mil mensagens mais recentes da sua equipe;
10 integrações com outros apps como Google Drive e Office 365;
Chamadas individuais de voz e vídeo entre colegas de equipe.

#6 – Go To Meeting:

O Go To Meeting é outra ferramenta popularmente conhecida no mercado de aplicativo de comunicação e tem como diferencial a sua simplicidade. Se você precisar se encontrar com pessoas com as quais você ainda não se comunica regularmente, o GTM é mais simples.

As pessoas que não tem familiaridade com a tecnologia, tendem a ficar confusas com o Hangouts e o Skype. O Go To Meeting é a solução simples para descomplicar e deixar a sua vídeo conferência mais acessível.

Outro aspecto interessante da ferramenta, é que você pode colocar até 25 pessoas em uma sala de reunião ao mesmo tempo e criar um ambiente colaborativo. E é justamente pela simplicidade que a ferramenta te oferece, você não terá a necessidade de chamar o suporte técnico da sua empresa ou um profissional de TI para configurar essa sala de reunião para você.

E aí, gostou de alguma dessas ferramentas? Essas são algumas das sugestões que separamos para que você não perca a produtividade e consiga alinhar as atividades com o seu time.

Seja qual for a sua necessidade, uma vídeo conferência simples a criação de um Webinar com muitos participantes, você provavelmente vai encontrar a solução dos seus problemas em algumas dessas ferramentas.

E esses são só alguns dos aplicativos de comunicação que você pode usar. Mas também existem outros que você pode consultar e fazer comparações na Kmaleon. Você pode avaliar as opiniões de outros usuários e decidir pelo o que é melhor para você.

Espero que essa lista te ajude a encontrar a ferramenta ideal para você. Além dessas dicas, também tenho outros conteúdos muito interessantes a seguir. Confira:

Obrigada e até a próxima. 😉

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.