A Importância das Startups para Impulsionar a Inovação Tecnológica

Inovação! Cada dia mais ouvimos falar disso. Diversas empresas estão investindo em gerar uma cultura inovadora. Mas afinal de contas, o que é de fato inovação? O que come, onde mora, como vive?

Inovação é algo muito difícil de se definir, existem diversos ângulos que podem ser explorados de modo que afetam a definição formal da mesma. Fazer diferente algo que sempre foi feito da mesma forma pode ser considerado como uma inovação, ao mesmo tempo ferramentas que mudaram complemente nossa modo de vida, também.

Talvez seja mais fácil entender como a mesma surge, ao invés de defini-la. Uma explicação muito interessante que encontrei, foi escrita pela futuróloga Camila Ghattas da empresa Diip. Sendo a mesma:

“Inspiração é a matéria prima da criatividade e o ponto de partida para a Inovação” 

Camila Ghattas

Whaaaaaattt???

Quer dizer que inovação não é uma entidade superior que aparece de vez em quando para abençoar uma pessoa ou uma empresa?

Isso mesmo, para obtê-la, precisamos desses dois elementos: Inspiração e Criatividade.

Para ficar mais claro, entenda inspiração como a recepção de novas informações, conceitos e experiências. Ou seja, para obtermos inspiração precisamos ser expostos a diversas fontes de conhecimento. Após essa exposição conseguiremos aplicá-la, através da criatividade, em nossas soluções ou problemas. Podemos dizer então que a criatividade é um produto da inspiração.

Quando bolamos uma solução criativa é exatamente o momento que nos deparamos com a Inovação. A típica frase surge:

Como nunca ninguém pensou nisso?

Bem, a razão é que ninguém foi exposto as mesmas fontes de conhecimento e experiências que você.

OK! Ficou claro o por que a inspiração gera criatividade e por fim leva a Inovação.

Mas o que isso tudo tem a ver com Startups e Grande empresas?

Se você trabalha em uma grande corporação faça o seguinte execício:

Imagine-se em seu dia dia de trabalho. Em suas atividades há algum espaço para fazê-las de alguma forma ou propor a utilização de alguma ferramenta diferente?

A resposta, muito provavelmente é que não há. Claro que isso pode variar dependendo do cargo e empresa, mas em sua maioria é uma verdade esmagadora. Existem diversos processos e regras que somos obrigados a seguir para proteger o negócio e a empresa, assim como se certificar que a “qualidade” seja mantida.

Seguindo essa linha de raciocínio, como o funcionário irá viver, ter experiências novas de modo a se inspirar e em sequência usar de sua criatividade?

O inverso disso é o dia dia de uma startup. Como a empresa esta em construção, a procura por formas melhores de fazer algo é contínua. A exposição a novas experiências é essencial para a solução ou produto ser criado. De tal modo que fontes de inspiração são uma constante. Não existem processos, não existem amarras.

Essa é exatamente a característica que torna as startups uma força de impulso para inovação para as grandes empresas. Elas funcionarão como fonte de inspiração e criatividade e permitirá a companhia criar uma cultura de inovação e claro, inovar em seus produtos e a si mesma.

Vemos muitos exemplos que essa mensagem já esta sendo percebida pelo mercado. Recentemente tive a oportunidade de conhecer a Wayra, uma aceleradora de startups criada pela Telefônica com o intuito de promover a inovação na empresa. Seguindo a mesma ideia o Itaú investe no Cubo.

Banco do Brasil também tem um iniciativa parecida, o mesmo “cria startups internas” com um grupo de seus próprios funcionários e os envia para o vale do silício em um programa de 6 meses para desenvolverem uma solução nova para a empresa.

Uma outra técnica que vem sendo usada são os Hackathons. Através desses programas a companhia consegue rapidamente gerar novas ideias e até mesmo PoCs (Proof of Concepts) ou MVPs (Minimum Viable Product). Além é claro, de criar uma percepção muito forte de uma cultura de inovação tanto interna quanto externa.

Conhecem algum outro programa interessante? Vamos conversar.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.