Buscando por CRM? Confira dicas para Encontrar uma Ferramenta ideal

*Última atualização: 14 de setembro de 2020.
O CRM, Customer Relationship Management, é uma plataforma que facilita a sua Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ela é indispensável aos profissionais que estão buscando por resultados de vendas expressivos.

Sabe aquela velha briga de Marketing e Vendas?

Elas só acontecem quando as áreas da empresa estão focadas em objetivos diferentes. Para solucionar e tornar ambas as áreas produtivas, é importante que haja uma boa comunicação entre elas.

O CRM ajuda a diminuir esses ruídos e deixar as atividades das suas equipes muito mais alinhadas. Times que se comunicam mais, trabalham melhor e vivem em harmonia.

O que faz uma Ferramenta de CRM?

O CRM é uma ferramenta ideal para profissionais e empresas que estão buscando eficiência na gestão de vendas. Imagine a sua carteira de clientes e o trabalho que você tem organizá-la manualmente. Com o CRM, você pode aposentar as suas planilhas de excel e acompanhar as suas vendas em tempo real, de forma automatizada!

Com essa tecnologia fica muito mais fácil priorizar os seus contatos e não perder oportunidades! Sejam clientes ou leads, crie réguas de relacionamentos e se mantenha sempre perto de quem é engajado com você.

Para tornar possível um relacionamento mais próximo com quem é importante, a ferramenta registra e mapeia todos os pontos de contato, ficando muito mais fácil identificar qual foi a jornada do cliente.

crm o que é

Quando uma empresa pensar sobre otimização do processo de vendas, seja de forma direta ou indireta, ela também deve pensar na aplicação do CRM dentro da sua estrutura interna.

Não é à toa que eles são muito buscados no mercado de tecnologia.
E aí, como encontrar um que atenda as suas necessidades?

Deixamos todos os passos para você encontrar o CRM ideal para você!

O que você precisa saber antes de contratar?
Confira as dicas a seguir! 😉

5 Funcionalidades que toda Ferramenta de CRM precisa ter:

Qual é o mínimo que uma Ferramenta de CRM precisa ter?
A resposta para essa pergunta dependerá muito da sua necessidade.

Mas existem funcionalidades que são fundamentais para solucionar os problemas mais comuns das áreas comerciais. Confira a lista de funcionalidades que serão importantes para você considerar na sua busca:

#01- Ser integrado a nuvem e Online:

Chega a ser desesperador pensar em perder dados e ricas informações de clientes, inesperadamente, você concorda?

Quando você opta por Softwares de CRM online e que entreguem funcionalidades integradas na nuvem, você tem mais segurança com seus dados. Além disso, outra importante vantagem de ter uma ferramenta online é ter mobilidade de acesso aos dados e informações.

Por isso, considere essa funcionalidade como primordial na sua escolha.

#02 – Integração e organização de informações:

Essa é a funcionalidade mais básica que um CRM precisa ter, ou seja, é mandatório. Você precisa ter a possibilidade de cadastrar informações para gerenciar a sua base de clientes. Essas informações formarão o seu banco de dados, o qual é será um dos bens mais preciosos da sua empresa.

#03 – Funil de Vendas:

Ter a possibilidade de integrar seu Software de Automação de Marketing com o CRM é algo que te proporcionará diferenciais competitivos e melhores níveis de entrega ao cliente. Afinal de contas, a sua equipe de Marketing trabalhou duro para nutrir os Leads e levá-los ao momento certo de conversão, certo?

Logo depois dessas ações, cabe a equipe de vendas fechar as negociações. E é nesse sentido que o software de CRM ajudará a sua equipe a se organizar melhor. Se ambas as ferramentas não se conversam, a empresa acaba perdendo em oportunidade de vendas.

#04 – Agendamento e Acompanhamento do cliente:

Se o objetivo do uso do CRM é ficar mais próximo do cliente, chega a ser contraditório que esse software não te entregue uma funcionalidade de acompanhamento de cliente.

Procure escolher por ferramentas que te permitam dar follow up nos clientes e manter uma constância de contato. Por essa razão, veja se a ferramenta disponibiliza uma agenda para organizar as suas atividades e se planejar de forma eficiente.

Com o planejamento feito em um Software de CRM, você vai mantê-los sempre muito bem cuidados e criar um elo emocional positivo.

#05 – Criação de Relatórios e Dashboards:

crm dashboard

Considere, durante a sua busca, entender como as ferramentas geram relatórios. Formato de relatórios é algo que dificilmente agradará todo mundo. Por isso, analise se a forma como o software cria os relatórios e dashboards te agradam. A intenção desses gráficos é possibilitar que você enxergue de forma rápida e fácil a informação.

Além da geração de relatórios e gráficos dinâmicos, considere ferramentas que te possibilite traçar metas para que você consiga comparar visualmente os resultados.  

Como Encontrar o CRM ideal?

Primeiramente, comece buscando por referências e opiniões de outras pessoas. Ao contrário das empresas de tecnologia (ou de qualquer outro segmento), as avaliações da ferramenta realizadas pelos clientes não vão tentar te vender algo.

Eles irão te contar uma história real sobre como foi a experiência deles com o software que você está pesquisando.

Para saber sobre as opiniões das pessoas, você pode perguntar no seu círculo social, ou procurar em sites de reputação.

Compreenda que o problema que um cliente teve no passado, pode ser semelhante ao que você está passando. Os seus modelos de negócios (por serem parecidos) torna a informação compartilhada sobre aquela ferramenta muito útil para você.

Compare Ferramentas de CRM

Agora que você já reuniu todas as informações sobre as suas necessidades e os requisitos mínimos que um CRM precisa ter, o próximo passo é partir para a busca!

Separamos os Top 4 CRM’s mais bem avaliados pela Kmaleon e você pode comparar lado a lado

Quero te mostrar algumas opções disponíveis no mercado, e com isso, acredito que você vai conseguir decidir o que é melhor para você.

A comparação abaixo foi feita levando em consideração as opiniões de uso de consumidores reais da ferramenta.

O CRM ideal para o seu negócio dependerá do seu processo interno, do número de vendedores e o nível de complexidade envolvido para concretizar uma venda. 

Por isso, pesquise, na Kmaleon, a opinião de outros usuários sobre a plataforma que você pretende contratar.   

Sugestões para Próximas Leituras:

Obrigada e até a próxima!