Saiba escolher o Chatbot ideal

Veja como um chatbot podem enriquecer seu relacionamento com o cliente.

A inteligência artificial está a cada dia mais avançada, possibilitando que as máquinas interajam com as pessoas através de análise de padrões de palavras. Basicamente, eles são robôs que conversam com pessoas. A análise que um sistema de computador pode fazer e reproduzir, é incrível e aposto que você concorda comigo.  

Você pode atribuir funções para a máquina para otimizar o tempo da sua equipe de Vendas e Marketing, fazendo com que eles assumam um atendimento exclusivo no momento o qual o lead está preparado para comprar. Além disso, essa ferramenta possibilita integrar de forma eficiente as áreas de Suporte Técnico, Vendas, Marketing, entre outras.

Vale lembrar que o chatbot tem um potencial gigante para ajudá-lo no seu negócio, porém, você precisa saber como tornar a experiência do cliente a melhor possível. Vamos ao exemplo abaixo:

Vamos supor que um consumidor queira tirar uma dúvida técnica de um produto com o time de suporte técnico de uma empresa. Os primeiros contatos aconteceram com uma ferramenta de chatbot, a qual sanou as dúvidas mais simples. Porém, o consumidor tinha algumas dúvidas mais específicas, então, o chatbot o direcionou para uma central de atendimento e suporte.

Ao esclarecer essa dúvida, esse consumidor decide comprar o produto, pois foi muito bem atendido. Se o time de Suporte não está conectado com o time de vendas, o consumidor se vê com uma dificuldade a mais para comprar o produto. Isso pode fazê-lo desistir dessa nova aquisição.

Imagino que você não queira isso, certo?

Quando você está planejando escolher um chatbot, veja o que você precisa analisar antes de tomar uma decisão.

  • Tipos de Chatbot mais utilizados;
  • Entenda o que é ideal para você;  
  • Veja onde encontrar um Chatbot.
  • Compare as opções de mercado;

Tipos de Chatbot mais utilizados:

Chatbot otimizadores:

Ele tem o objetivo principal de solucionar dúvidas e é chamado de otimizador porque ele otimiza a compra do consumidor.

Ou seja, atendimento, dúvidas e decisão de compras lado a lado e sendo bem executados, proporcionando uma experiência incrível. Não é à toa que esse chatbot é um dos mais utilizados no mercado.

Chatbot proativos

Esse tipo de chatbot é especialista em identificar o momento certo para fornecer ou solicitar algum tipo de informação para o lead / cliente.

O ponto positivo do uso dos chatbots proativos é que eles não geram irritação no consumidor, pois eles entendem quando é o momento certo para abordá-lo. Eles não enviam notificações a todo momento, geralmente são silenciosos.

Eles ficam aguardando o momento certo para agir.

Chatbot sociais

Normalmente são utilizados para gerar engajamento entre o consumidor e a marca, o que facilita a aproximação de relacionamento com o lead / cliente.

Eles trabalham enviando mensagens. Cabe a você preparar um conteúdo que envolva os seus clientes emocionalmente, assim como o Ifood já faz.

Chatbot escudo

Esses bots são especialistas em administrar experiências negativas, tentando minimizá-las o máximo possível. Em uma gestão de crise, por exemplo, ao invés do cliente ter que esperar a empresa entrar em contato (o que pode ser demorado), o chatbot escudo intervém e faz do atendimento ao cliente mais rápido, solucionando de forma imediata o problema, direcionando-o para a equipe responsável de forma dinâmica.

Chatbot convencionais

São os pioneiros quando falamos na tecnologia de bots de conversas. Você já ouviu falar no Robô Ed? Você pode conversar com ele sobre o que você quiser.

Basicamente essa é a proposta dos chatbots convencionais. Eles estão lá para conversar com o consumidor, sobre o que ele quiser. Atualmente, são os mais tradicionais no mercado.

Entenda o que é ideal para você:

Antes de contratar um Chatbot, você precisa ter em mente o seu objetivo, ou seja, aquilo que você quer que essa ferramenta faça. Atendimento? Pesquisa? Conversa? Engajamento?

Elabore um planejamento que inclusa outras áreas da sua empresa e, também, pense em integrar outras ferramentas, tais como: Automação de Marketing, CRM, E-commerce, Help Desk, entre outras.

O próximo passo é saber quais são as suas personas, para determinar como você vai se comunicar através de um chatbot.

Uma comunicação bem efetiva em conjunto de uma ferramenta de chatbot, é a combinação perfeita para gerar uma experiência positiva.

Pense que o seu chatbot é a persona que você criou. De preferência, coloque uma foto no chatbot para deixar mais “humanizada” essa comunicação.

Por isso, é preciso que você entenda o comportamento do seu público alvo, para que seja possível criar personas correspondentes.

O ideal para você, vai depender do seu problema, por isso, olhe atentamente a todos os processos internos da sua empresa e veja como um chatbot pode melhorar a experiência do seu cliente.

Veja onde encontrar um Chatbot:

Existem diversas ferramentas no mercado, mas a dúvida em questão é: qual devo escolher? A primeira coisa que você deve analisar, são as opiniões de outras pessoas referente ao Software desejado.

Plataformas de reputação, tais como a Kmaleon, é o primeiro passo que você deve dar para encontrar uma ferramenta que atenda as suas necessidades. Você deve enxergar pelo menos 5 pontos importantes das ferramentas de chatbot:

  • Recomendação / NPS: Quanto que as outras pessoas que utilizaram, recomendam essa ferramenta?
  • Funcionalidade: o que eu posso fazer e programar dentro do meu chatbot?
  • Usabilidade: quão fácil é o aprendizado e aplicação das funcionalidades listadas?
  • Qualidade: será que esse chatbot vai conseguir executar as funções da maneira desejada?
  • Suporte Técnico: se eu precisar de ajuda, vou conseguir contatar de forma fácil o atendimento ao cliente?

Compare as opções de mercado:

Para te ajudar nessa busca por chatbots, selecionamos alguns softwares de chatbot que foram bem avaliados pelos usuários na plataforma da Kmaleon. Todas as notas e opiniões são baseadas nas opiniões de outros usuários.

Veja a comparação entre elas:

Agora que você já tem a primeira impressão de cada uma dessas plataformas, vou te mostrar melhor o que os usuários que já utilizaram essas marcas falaram sobre ela. Veja abaixo:

Descubra de quem a Juliana e o Elton estavam falando

Descubra qual ferramenta que a Geissy e o Danilo avaliaram

Saiba qual é a ferramenta que a Renata que Ajudou a Renata a reduzir os custos com Call-center

Integração é importante para você? Veja qual ferramenta que o Janderson e a Juliana avaliaram

Você pode acessar o site da Kmaleon e fazer comparações, além de obter as informações completas de cada um desse Software. Espero ter ajudado.

Quer ver outros assuntos que podem te interessar?

Dá uma olhada nos outros artigos que temos no nosso Blog.

Obrigada e até a próxima. 🙂

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