Reviews: O Poder das Avaliações de Produto nas Vendas Online

Os Reviews são avaliações que os seus clientes fazem após a compra ou uso do um produto ou serviço e, não apenas ajudam a passar credibilidade no momento da compra, como também a impulsionar os resultados de vendas.

Você talvez já deva ter consultado uma avaliação sobre algo antes de comprar, olhando aquelas famosas “estrelinhas” de um produto, ou lendo os depoimentos de outros consumidores. Essas avaliações são fundamentais para impulsionar uma compra online, por isso, são ferramentas indispensáveis para quem vende ou divulga seus serviços por meios digitais.

Assim como existem muitos benefícios em se utilizar as avaliações positivas de um produto, as avaliações negativas também podem ser utilizadas como ferramentas estratégicas. Você pode lidar com os reviews de tal forma que você consiga melhorar a experiência dos seus clientes e criar verdadeiros promotores da sua marca.  

Esse conteúdo foi desenvolvido com base no Webinar entre o Rafael Buchalla, Gerente de Marketing da empresa que desenvolve o software Opiniões Verificadas, e o Matheus Emboava, Co-Fundador da Kmaleon.

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O que são os Reviews e por que eles são tão importantes?

Os Reviews são as opiniões dos seus clientes sobre a sua marca ou produto. Eles são coletados através de pesquisas de satisfações após o uso ou consumo de um produto ou serviço. Eles representam a experiência que um cliente teve com a sua empresa.

Nesse sentido, ao criar um espaço onde os seus clientes compartilhem experiências, você também está disponibilizando uma forma para que os promotores da sua marca façam uma propaganda gratuita e, como resultado disso, você começará a enxergar as suas vendas online sendo impulsionadas.

Obviamente não podemos controlar as avaliações negativas que acabam entrando. Embora muitas empresas fiquem com o “pé atrás” com os reviews negativos, eles certamente podem ser uma grande oportunidade para você reverter uma experiência ruim.

Além disso, os consumidores têm plena consciência de que as marcas não são imunes as avaliações negativas. No momento em que eles vêm que a empresa se posiciona quando há relatos negativos e que ela está dando a devida atenção para os clientes insatisfeitos, o efeito pode ser extremamente positivo.

Por consequência da transparência e da atenção dada pela marca, ações como essa podem não apenas mostrar que a empresa realmente se importa, mas também que ela preza pelo seu cliente.

Além disso, os reviews negativos são fundamentais para você entender o que você está errando e aprender com os seus erros. Ter dados sobre seus clientes é uma peça fundamental para você replicar boas ações e desenvolver processos de melhorias internas.

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Impactos Negativos de não ter Reviews de Produto ou Serviço

Em alguns segmentos de mercado os reviews são tão indispensáveis que não ter avaliações de produtos, pode gerar desconfianças nos consumidores e influenciar negativamente o processo de compra ou contratação de serviços.

Só para ilustrar, analise o segmento como o de viagens, por exemplo. Muitas pessoas pesquisam sobre os passeios a fim de entender quais foram as experiências que outros clientes tiveram com as suas agências de viagens.

A falta de depoimentos em um site que vende pacotes de viagens pode causar uma certa incerteza sobre a prestação de serviço de uma empresa. As pessoas acabam criando hipóteses que justifiquem a falta reviews. Como consequência, o seu consumidor pode acreditar que o seu produto ou serviço é ruim antes mesmo de comprar.

E como diz o ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”.

Qual é a impressão que você quer passar ao seu consumidor?

A falta de reviews pode passar a ideia errada sobre a sua empresa. Então, mesmo que você acredite que não é necessário investir nessa melhoria interna, saiba que os seus resultados de vendas podem ser muito prejudicados ao não investir na transparência das opiniões dos seus clientes.

Os Consumidores 4.0

Fonte: Pexels

Estamos na era da Transformação Digital, por isso, no mesmo ritmo de crescimento da tecnologia e da conectividade, o consumidor também está mudando. Dentre as mudanças mais significativas são os seus comportamentos e as jornadas de compra.

O consumidor 4.0 é inteligente, está sempre buscando estar bem informado, é ativo para falar bem ou mal de um produto, é exigente, quer ser compreendido e representado pelas marcas. São essas pessoas que buscam pelos reviews antes de comprar algum produto ou serviço.

Por isso, a tendência é que a voz do consumidor seja utilizada como estratégia de convencimento e reputação de uma marca.

Estatísticas Impressionantes sobre os Reviews

Fonte: Freepik

Os reviews de produtos ajudam os consumidores a formar uma opinião sobre algo antes de comprar. Para reforçar a sua importância, trouxemos algumas estatísticas de diferentes estudos sobre as avaliações de produtos.

#01 – Reviews na decisão de Compra Online

Em um estudo desenvolvido pela empresa de consultoria norte americana Brightlocal, mostrou que 82% dos consumidores leem os reviews das empresas antes de comprar.

Dentre esse percentual, 97% também analisam quais foram as respostas dessas empresas. Além disso, os consumidores leem em média 10 reviews antes de decidir comprar algo. (Fonte: Brightlocal).

#02 – Reviews nos Mecanismos de Buscas no Google

Fonte: Brightlocal

A avaliação de produto é o que mais impulsiona as taxas de cliques nos resultados das pesquisas em sites de buscas como o Google. Os anúncios de empresas locais no Google que mostraram que as avaliações por estrelas de produtos tiveram um aumento nas taxas de cliques de 13,8% em comparação ao mesmo anúncio sem as reviews. (Fonte: Brightlocal).

#03 – Reviews nas Páginas de captura de Leads

Fonte: Brightlocal

Os reviews ajudam a aumentar a taxa de conversão de leads. Cerca de 83% das pessoas confiam nas reviews que aparecem nessas páginas e 74% disseram que entrariam em contato com a empresa motivados por essas reviews (Fonte: Brightlocal).

Como começar a captar Reviews?

Fonte: Freepik

Existem ferramentas que te ajudam a começar a captar reviews sobre os seus produtos ou serviços. Por exemplo, a Kmaleon tem ajudado muitas empresas de Softwares a captarem reviews sobre as suas tecnologias e utilizar essas informações ricas para melhorar ainda mais a experiência dos clientes dessas ferramentas.

Porém, além da Kmaleon, existem ferramentas de reviews que são especializadas Lojas Virtuais por exemplo. São diversas opções que você pode consultar em plataformas de reputação qual é a melhor para o seu cenário atual.

Durante o seu processo de busca, procure entender a integração que dessas ferramentas com outras ferramentas. Confira se você pode integrar com a sua Ferramenta de E-commerce que a sua loja online foi desenvolvida para tornar os reviews acessíveis aos visitantes da sua página.

Além da infraestrutura dos softwares de reviews, sugerimos que você trabalhe com captações de reviews através de envios de E-mail Marketings automatizados usando uma ferramenta de automação de marketing.

Por exemplo, assim que uma compra for finalizada, você pode enviar um e-mail automático agradecendo pela compra, pedindo para confirmar se está tudo certo e pedindo a avaliação.

Você pode usar incentivos como cupons de descontos para motivar os seus clientes a fazerem essas avaliações.

Outra opção que recomendamos é analisar a possibilidade de integrar a sua ferramenta de captação de reviews com o seu CRM. Com isso, você terá mais possibilidade de analisar os pontos de interações com os seus clientes mais importantes.

Conclusão

Fonte: Freepik

Os reviews são provas sociais, passam credibilidade, dão espaço para construir a reputação da sua marca e ajudam no processo de decisão de compra. Mesmo as avaliações negativas são pontos de oportunidades, você pode trabalhar para melhorar a satisfação dos seus clientes e ainda aprender com os seus erros.

Por isso, não tenha medo de coletar reviews!

Ele é uma poderosa ferramenta estratégica que pode impulsionar os seus resultados de vendas. Você pode alcançar esse mérito com baixos investimentos e altos retornos financeiros.

Se você é uma empresa de software e quer melhorar a sua coleta de reviews, entre em contato com a Kmaleon. Nós somos especialistas no mercado de reviews de softwares e podemos te ajudar.

Agora, se você tem uma loja online e está buscando softwares de reviews para integrar no seu negócio, sugerimos que você consulte as opções de ferramentas existentes na Plataforma Online da Kmaleon.

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