Report Kmaleon | Quais as Melhores Ferramentas para E-commerce?

O estudo será baseado em dados coletados em avaliações dos clientes das principais ferramentas do mercado que estão participando do Prêmio Kmaleon 2020, que vai premiar em rede nacional (TV e Internet) as melhores ferramentas para E-commerce na visão de seus clietes! 

O Report com base na experiência dos clientes, tem como objetivo mostrar como e quais ferramentas do mercado brasileiro estão entregando sucesso para muitas lojas virtuais. 

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O crescimento do comércio eletrônico no primeiro trimestre de 2020 movimentou e acelerou tendências de compra online, gerando muitas oportunidades de negócio. Separamos um guia sobre quais ferramentas usar para obter sucesso na sua Loja Virtual e quais as suas principais vantagens.  

A mudança no hábito de compra, em decorrência da pandemia do COVID-19, acelerou tendências e transformações no mercado brasileiro e mundial online, gerando muita oportunidade para vender por meios digitais. Atualmente, existem tecnologias que facilitam a divulgação, comunicação e a venda na internet.  

Podemos dizer que a tecnologia possibilitou a democratização do acesso de pequenas empresas ao canal online. Grandes varejistas que já trabalhavam com vendas online readaptaram seus modelos de negócios e se transformaram em grandes marketplaces, disponibilizando um espaço para lojistas de pequeno e médio porte anunciarem os seus produtos em troca de uma comissão.  

Pois bem. Oportunidades e maneiras diferentes de vender online é o que não falta. Mas antes de apresentar as melhores ferramentas para e-commerce, gostaríamos que você refletisse sobre a seguinte pergunta:  

O que torna uma tecnologia a melhor do mercado? 

No nosso ponto de vista, certamente será a opinião do cliente que usa a ferramenta que determinará se ela é ou não a melhor, para atender a sua demanda. Mas para saber se determinada tecnologia é de fato a melhor do mercado, temos que coletar um volume significativo de dados sobre a experiência de usuários reais, em relação a diversas ferramentas da mesma categoria pra realizar a comparação.  

Foi assim que nasceu o Prêmio Kmaleon, que mostrará com base em dados válidos, quais são as melhores ferramentas para marketing digital e vendas, e-commerce e experiência do cliente. É o único prêmio brasileiro de ferramentas que considera apenas a opinião dos profissionais como critério de decisão.  

*Veja mais: Participe do Evento do Prêmio Kmaleon no Linkedin.  

Embora sejam importantes as sugestões de empresas que são mais bem avaliadas pelos clientes, é fundamental que todo modelo de negócio identifique se as soluções oferecidas pela plataforma são de fato o que eles precisam.  

A ferramenta por si só não executará nada sozinha, ela precisa de pessoas para comandá-las. Se o seu time não tem experiência com uma determinada tecnologia, faz sentido contratar o máximo de funcionalidades possíveis, sabendo que elas não serão usadas? Seria como jogar dinheiro no lixo.  

Por isso, entender como as tecnologias estão entregando sucesso às empresas, também é fundamental no processo de escolha de uma ferramenta. Será sobre isso que o Report Kmaleon sobre Ferramentas para E-commerce abordará no final do ano de 2020.   

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Confira a lista de ferramentas que são fundamentais para quem quer obter bons resultados em suas vendas online.  

Plataforma de E-commerce 

Para quem está procurando criar uma loja virtual, a primeira ferramenta que recomendamos considerar é uma plataforma de e-commerce. Essa tecnologia servirá como a base da estrutura de criação do seu site. 

Você não precisa ter conhecimentos sobre programação para desenvolver uma loja virtual e gerenciar os seus produtos, preços e estoque, entre outras funções que fazem parte da rotina de quem tem um e-commerce. Com essas plataformas, você tem um sistema que facilita o acesso e controle de informações.  

Mas antes de contratar uma plataforma de e-commerce, identifique quais são as integrações possíveis de serem configuradas. Isso porque, é fundamental usar outras tecnologias em conjunto com a sua loja virtual, como o caso das ferramentas para marketing digital.  

Além disso, recomendamos que você tenha um planejamento por trás da criação da sua loja virtual. Não basta apenas criá-la, você também precisa destinar parte dos seus esforços na divulgação e na experiência dos visitantes.  

Caso contrário, você terá uma plataforma que não tem um bom alcance, com uma alta taxa de saída do site e um baixo índice de compras. Por isso, analise constantemente o comportamento do seu tráfego (visitantes) com ferramentas como Google Analytics.  

*Veja mais: Saiba quais são as Melhores Plataformas de E-commerce  

ERP – Gestão Empresarial  

As ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning) são aliados importantes para tornar a gestão do seu negócio simplificada e mais fácil. Seus processos administrativos ficam menos burocráticos, possibilitando que você concentre seus esforços em atendimentos melhores e mais exclusivos.  

Um dos maiores benefícios do uso do ERP para o empreendedor, é a gestão financeira descomplicada. Essas tecnologias ajudam as empresas a organizarem as contas e automatizar processos financeiros que tomariam muito tempo da sua equipe. 

Além disso, com essa tecnologia você pode emitir notas fiscais com mais facilidade, cadastrar e gerenciar os seus produtos (SKUs), administrar os seus marketplaces, tudo isso centralizado em um sistema integrado. 

Recomendamos fortemente para quem quer vender online, que trabalhem com um ERP. Isso porque o processo administrativo e de gestão do negócio online se torne mais organizado e robusto.  

*Veja mais: Saiba quais são os Melhores ERPs  

Plataforma de Recomendação 

Plataforma de Recomendação ajuda você a tornar a experiência da sua Loja online melhor aos visitantes do seu site, impulsionando as compras e diminuindo os índices de abandono de carrinho. Você consegue gerenciar a sua vitrine de produtos e mostra recomendações de itens de forma inteligente, de acordo com a interação que o seu usuário tiver com a sua loja online.  

Coloque pop-ups de sugestões de produtos, gere estímulo para que compras perdidas sejam retomadas e estimule o cross-sell de produtos relacionados ao interesse do seu consumidor. 

*Veja mais: Saiba quais são as Melhores Plataformas de Recomendação (vitrine online).  

Hub de Integração de Marketplaces 

Os hubs de integração de marketplaces são plataformas que ajudam a centralizar a organização de processos de vários pontos de vendas online ao mesmo tempo. Eles são parte importante para o sucesso, pois traz agilidade no controle de estoque, envio de pedidos e monitoramento dos recebimentos.  

Àqueles que estão procurando ter bons resultados utilizando o marketplace devem pensar em como tornar seus processos mais ágeis, simples e eficientes, de forma que suporte grandes volumes de vendas. 

Usando essa tecnologia, você melhora os seus processos de vendas e logística, permitindo que o consumo de seus produtos cresça de forma saudável. 

Basicamente, a Ferramenta de Integração de Marketplace te ajuda a construir parte da sua infraestrutura de gestão e isso certamente te possibilitará a sua expansão para outros canais de vendas online a médio e longo prazo. 

*Veja mais: Saiba quais são os Melhores Hubs de Integração de Marketplace.  

Meio de Pagamento 

As ferramentas de conciliação de pagamentos auxilia você a expandir as possibilidades de pagamento da sua loja virtual. Com formas mais fáceis e acessíveis de comprar ao consumidor, as suas chances de fechar um negócio são maiores.  

*Veja mais: Saiba quais são as Melhores Ferramentas para Meios de Pagamento.  

Conclusão:  

Vender online não é o bicho de sete cabeças que algumas pessoas imaginam, basta você contar com o apoio das tecnologias certas. É importante ressaltar que as plataformas que você contrata não trabalham sozinhas, você precisa de uma equipe para manuseá-las e pensar de forma estratégica, principalmente na divulgação da sua loja.  

Pense o seguinte, quanto mais você divulgar os seus produtos, melhor para o seu negócio! Em uma loja física, por exemplo, se você puder escolher entre uma rua movimentada ou rua vazia, qual você escolheria? 

No mercado digital, é você quem atrai as pessoas para a sua loja, por isso que a divulgação é tão importante. É muito vantajoso para as lojas online estarem presentes em marketplaces, isso porque eles ajudam na alavancagem de branding desses e-commerces menores. 

Por isso, se você oferecer uma boa experiência aos consumidores que comprarem os seus produtos através dos marketplaces, há uma grande chance deles procurarem mais sobre você e, consequentemente, você pode começar a receber mais visitas no seu site e ter mais seguidores nas suas redes sociais. 

Para saber quais são as ferramentas do mercado atual que estão fazendo diversas empresas a alcançarem o sucesso em vendas online, inscreva-se para acompanhar o Prêmio Kmaleon no evento que criamos no Linkedin.