Por que você precisa de um Chatbot?

Entenda como o chatbot pode ser uma ferramenta essencial para seu negócio.

A velocidade pela qual você realiza um atendimento ao cliente, pode ser o fator decisivo para que ele feche ou não um negócio. Os clientes exigem exclusividade, velocidade, são impacientes e, para eles, um simples processo de compra está associado a vários aspectos emocionais.

Mas frente a uma enorme quantidade de clientes, como trabalhar com essa exclusividade?

Chatbot, ou chatterbot, é um Software que permite simular conversas com os usuários através de um sistema de inteligência artificial. A velocidade pela qual você realiza um atendimento ao cliente, pode ser o fator decisivo para que ele feche ou não um negócio.

Os clientes exigem exclusividade, velocidade, são impacientes e, para ele, um simples processo de compra está associado a vários aspectos emocionais. Mas frente a uma enorme quantidade de clientes, como trabalhar com essa exclusividade?

Saiba que a tecnologia é o que vai te auxiliar nesse desafio e meu objetivo é te mostrar o quanto que um Software de chatbot pode ser benéfico para agilizar o atendimento ao cliente. O chatbot tem como objetivo otimizar a comunicação com seus clientes, ou seja, ele consegue automatizar tarefas repetitivas.

Isso porque, quando programado de forma correta, ele consegue esclarecer as dúvidas dos clientes e, até mesmo, solucionar os problemas mais simples, sem a necessidade de uma interação humana.

Fonte: Nerdologia

Veja os tópicos que iremos abordar nesse artigo.

1) Para que serve um Chatbot?
2) Tipos de chatbot;
3) Saiba como utilizá-lo adequadamente;

Para que serve um Chatbot?

para que serve um chatbot

O Chatbot, ou chatterbot, é um Software que permite simular conversas com os usuários através de um sistema de inteligência artificial. Ou seja, essa ferramenta tem o potencial, quando programada adequadamente, para iniciar atendimentos e melhorar o relacionamento com o cliente.

O principal objetivo desse software é facilitar a comunicação, podendo ser utilizada em diferentes áreas, tais como: Vendas, Suporte, Dúvidas, SAC, entre outras.

Ao adotar a contratação desse Software, você está reduzindo custos e padronizando o processo de atendimento. A economia que o chatbot te traz está diretamente ligada ao tempo que a sua equipe de vendas ou atendimento gastaria para resolver um problema.

Já dizia o provérbio popular: “tempo é dinheiro”. Se uma ferramenta me possibilita economizar tempo da equipe de vendas, logo essa ferramenta também me faz economizar dinheiro.

O chatbot é comumente utilizado para canais de vendas, estando na linha de frente do relacionamento para captação de leads. Essa captação e relacionamento podem acontecer em quaisquer que forem os canais, como por exemplo: Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, site, Skype, Mobile e muitos outros.

É importante ressaltar que o chatbot deve integrar outros Softwares que a sua empresa utiliza, tais como: CRM, Automação de Marketing ou E-commerce. Veja mais alguns benefícios que o chatbot pode proporcionar ao seu negócio:

1) Processam alto volume de solicitações iniciais;
2) São flexíveis e versáteis, podendo ser aplicado para diferentes objetivos de negócio.
3) Automatizam processos repetitivos e burocráticos;
4) Geram ganhos para geração e nutrição de leads;
5) Entregam dados para que você entenda melhor seu público;
6) Provém ferramentas que possibilitam o aumento nas vendas;

Observação importante:

Após a contratação de um chatbot, você precisa programá-lo adequadamente. Ele não vai simplesmente funcionar sozinho. Cabe a você, ou a sua equipe, ter a compreensão de como ele deverá ser utilizado. Ou seja, você deve mapear seu processo interno e ter em mãos o que você precisa comunicar ao seu cliente. Veja abaixo algumas perguntas que você deve ter em mente:

“Quais são as principais dúvidas do meu cliente/lead?”
“O que meu cliente quer saber?”
“Em qual momento é o mais adequado para iniciar uma conversa com meu cliente?”

Lembre-se que, um chatbot mal instalado, gera uma comunicação ruim ao cliente, o qual pode implicar em uma experiência ruim a esse consumidor.

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Portanto, é necessário um planejamento prévio antes da sua contratação.

Dicas de canais de uso:

Utilize Chatbots em outros canais de comunicação, tais como os exemplos abaixo:

1) Site próprios da empresa;
2) Aplicativos;
3) Mídias Sociais: Facebook Messenger, Telegram, Whatsapp, entre outros.

Como funciona?

como funciona chatbot

Basicamente, o chatbot funciona baseado na utilização de regras e uma inteligência artificial que entende com base em padrões o que a pessoa quer saber.

À medida que o usuário vai escrevendo uma mensagem, o bot vai identificando os padrões e entendendo o que ele está querendo saber, tudo isso com base em palavras-chave pré-definidas. Ele pode utilizar as palavras-chaves utilizando o FAQ, por exemplo.

Imagine que você pode pedir a mesma coisa de formas diferentes, certo?

É exatamente para isso que serve o chatbot. Ele consegue entender a sua pergunta para trazer as respostas corretas, de forma imediata. As plataformas disponíveis podem ter um algoritmo próprio ou usar Watson (IBM) ou Google AI, por exemplo.

Tipos de Chatbot:

Para cada tipo de problema, existe um tipo de chatbot diferente. Veja alguns tipos de chatbot mais comuns no mercado:

Chatbot Roteirizados: funcionam de acordo com regras preestabelecidas

Chatbot Inteligentes: que são construídos com recursos de inteligência artificial e, por isso, têm respostas mais complexas.

Chatbot de Aplicação: bots de conversação, têm interfaces gráficas.

Saiba como usar adequadamente:

chatbot o que é

O Chatbot pode ser utilizado em diversas áreas da empresa e, por isso, seu objetivo pode variar dependendo do setor e do problema que ele precisa resolver. Para facilitar a sua compreensão, listamos algumas áreas e objetivos das quais o uso do chatbot é mais comum. Veja abaixo:

Atendimento ao Cliente:

A maioria dos chatbots utilizados atualmente são para atendimentos ao cliente. Conforme já falado acima, o chatbot para atendimento ao cliente reduz o custo, padronizando o processo de comunicação e, principalmente, reduz o tempo de atendimento. São utilizados para ações mais simples como: dúvidas de utilização, consulta de pedidos, saldo, fatura, etc.

Geração de Leads:

Com base no histórico de mensagens do lead, o bot pode sugerir conteúdos que estejam relacionados às palavras usadas e que despertem o interesse do usuário. A partir dos termos mais buscados na ferramenta, você tem informações valiosas para novos conteúdos para seu blog, por exemplo.

Pesquisa:

Sair dos formulários padrões é algo desejado por todos. O chatbot para pesquisa pode ser programado para solicitar que um cliente ou lead responda um questionário no momento certo, seja após uma compra, ou após um atendimento. É possível extrair informações ricas do seu público sem perder o mais importante, o tempo certo de solicitação.

Bom, é isso aí! Espero que tenha ficado claro para você o quanto um Chatbot pode agilizar a sua comunicação com o seu cliente.

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Até a próxima 🙂