O que é uma Startup?

Entenda o que é uma Startup e quais os principais desafios desse modelo de negócios inovador.

Startup nada mais é que um grupo de pessoas que se unem para resolver um problema do mercado de forma inovadora, com base tecnológica e grande potencial de escalabilidade ou seja, a mesma solução pode ser aplicada a vários clientes diferentes e seu custo não cresce proporcionalmente.

Confira a opinião do Ale Barros – Head do NEXUS SJC que respira o ecossistema de Startup a mais de 8 anos, sobre o que é uma startup:

Quais são os principais desafios para uma Startup:

desafios de uma startup

Preparo pessoal:

A jornada do empreendedorismo não é simples e se preparar para o desafio é fundamental para conseguir sobreviver o tempo necessário que sua startup precisa para gerar resultados e garantir sua sobrevivência.

Mercado:

Outro desafio é encontrar o Product Market Fit é necessário satisfazer através da sua solução/produto uma necessidade de mercado e principalmente que o mercado pague por essa solução/produto.

Construção do time:

Um dos grandes desafios de uma startup é a construção da equipe, normalmente as pessoas acreditam que ter uma ideia inovadora é o mais difícil, mas construir um time com profissionais com competências diferentes é o maior desafio, pode acreditar essa mistura que vai fazer a diferença para a sua startup!

Abaixo algumas situações onde o Product Market Fit ainda não aconteceu:

o que é uma startup

Você possui um mercado enorme, mas você ainda não conseguiu construir um produto que realmente satisfaça as necessidades desse mercado.

Você criou um produto incrível, mas ele consegue atender um mercado muito pequeno, lembre-se a grande sacada da Startup é ser escalável 😉

Outra coisa, amigos e colegas são fundamentais para feedbacks e até para ser os primeiros clientes, mas o product Market Fit acontece quando o mercado reconhece você como uma forma de resolver um problema.

Mais importante que dinheiro para uma startup é o tempo, então organize-se e tenha sempre indicadores de entregas e metas claras para o time, planejar é necessário mas o mais importante é executar a estratégia. 

Uma dica muito importante é que você pode gerenciar o desenvolvimento da sua startup através de softwares gratuitos de gestão de projetos, na Kmaleon você consegue conhecer, comparar e encontrar a melhor opção para você.

Se você ja utiliza algum software, faça uma avaliação é rápido e ajuda o nosso ecossistema a tomar melhores decisões.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.