O que é Inbound Marketing? Dicas Rápidas para começar a se planejar

A dúvida sobre o que é inbound marketing é mais comum do que você imagina. Para dar certo, essa estratégia depende de 3 coisas: persona, jornada de compra e conteúdo rico. Entenda como ele funciona e quais passos você deve seguir.

O Inbound Marketing é formado por várias estratégias e métodos de marketing digital que atraem potenciais clientes para uma rede de relacionamento. Para funcionar efetivamente, é preciso construir uma forte base de geração de valor, com produção de conteúdo relevante para a sua persona.

Assim, é necessário realizar um planejamento e identificar todas as etapas da jornada de compra do cliente. A “jornada” é formada pelos pontos de contato que você, empresa, terá com esse consumidor até o momento em que ele estiver preparado para comprar.

No Inbound Marketing essa trajetória é representada pelas etapas do funil de vendas. Isso ocorre, pois o lead “desce” ao logo de cada ponto de contato com a sua empresa, até finalmente preparado para receber uma proposta comercial.

*Leia mais: Funis de Venda | Tudo o que você precisa saber!

Por mais que conceitualmente o Inbound Marketing pareça complicado, com o passo a passo que separamos, você vai ver como é simples.

Como aplicar o Inbound Marketing?

Como premissa do Inbound Marketing: Tudo é relativo, nada se cria, tudo se transforma.

É importante conhecer estratégias para aumentar a sua base de leads para serem “nutridos” com os seus conteúdos relevantes via e-mail marketing.

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Mas afinal, quais informações você precisa ter em mãos?     

  • Personas criadas;
  • Objetivos e plano de marketing estabelecidos;
  • Etapas do funil de vendas (jornada de compra);
  • Produção de conteúdo (por etapa do funil e nível de maturidade do lead);
  • Acompanhamento de Métrica.

A Plataforma de Automação de Marketing terá uma função importante para executar seu planejamento para Inbound Marketing. Para atrair leads, você precisa de uma página de conversão (landing page) que tenha um formulário de cadastro – recurso oferecido pela ferramenta.

Após a captura de leads, você precisa continuar os pontos de contato via e-mail marketing de maneira segmenta e de acordo com o estágio do lead no funil.

Além das funcionalidades de e-mail e segmentação de lista, a Automação de Marketing oferece um recurso chamado Lead Scoring, uma técnica de pontuação de leads que permite automatizar o seu funil de vendas.

Compare na Kmaleon as opções de Ferramentas de Automação de Marketing, veja o que os usuários, que usam cada uma dessas tecnologias, estão falando sobre ela.

Você é de Agência?

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