O que é Funil de Vendas e Como Aplicá-lo no Marketing da sua Agência?

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa os estágios de compra do consumidor de maneira visual e, por isso, ele ajuda (e muito) a desenvolver ações que resultem em vendas.

Ao acompanhar o cliente em potencial em todas essas etapas, pouco a pouco a empresa pode criar vínculos e relacionamentos, que construirão a base para gerar novas oportunidades.

Quando falamos sobre Marketing Digital para Agências, muitas se limitam apenas à “branding”, que compõe apenas uma parte das estratégias para gerar rentabilidade para a empresa. Por isso, é importante entender o que é funil de vendas e como aplicá-lo no seu negócio.

As agências de marketing têm um árduo trabalho de entregar soluções aos seus clientes, pois elas são referências no assunto. Portanto, é fundamental aplicar o método de funil de vendas para impactar positivamente as personas de cada cliente.

Quem contrata serviços de Agências de Marketing muitas vezes precisa mais do que atrair a atenção de um consumidor, mas também planejar ações que gerem mais rentabilidade para a empresa.

E se você é uma agência que traz essa solução aos seus clientes, você consegue levá-lo ao sucesso e dificilmente vão cogitar em mudar ou interromper essas ações.  

O funil de vendas é um excelente método para você gerar mais dinheiro para seus clientes, pois ele irá percorrer, em etapas, a jornada do consumidor e criar um relacionamento com quem é um possível comprador no futuro.

Vale lembrar que o método também vai ajudar a Agência a adquirir novos clientes. Portanto, será ainda mais benéfico para você aplicar esse método para expandir a sua carteira de vendas.

O que é Funil de Vendas?

O Funil de Vendas, também denominado como pipeline de vendas, é uma das maneiras mais eficientes e visuais que existem para representar a jornada do cliente. Dividido em 3 etapas, é possível identificar padrões e comportamentos em comum das suas personas, facilitando no planejamento de ações de acordo com o estágio de compra em que o consumidor se encontra.

o que é funil de vendas

O objetivo do funil de vendas é tornar um desconhecido, um cliente ativo, criando depois de um determinado período e pontos de contato. Não existe uma regra do que é “certo” ou “errado”, mas sim sugestões de ações que, em geral, são compatíveis com as necessidades do consumidor que se encontra naquele estágio de compra.

Leia mais: Funis de Vendas no Marketing Digital | Tudo o que você precisa saber no Detalhe!

Quais são as etapas do funil de vendas?

Existem 3 etapas diferentes, veja quais são elas:

#Topo do Funil:

É a fase de aprendizado sobre a empresa e descoberta. São os primeiros contatos que o lead terá com a marca! Pense sempre em movimentar ações para gerar o máximo de atenção do lead.

Nessa etapa o Branding é fundamental, pois vai mostrar profissionalismo e seriedade nas suas ações. Mas não é só isso! O conteúdo produzido será a porta de entrada para chamar a atenção, seja por blog, ebooks, redes sociais, entre outros. Portanto, os consumidores que estão nos primeiros pontos de contato com a empresa não devem ser impactados com conteúdos falando “bem” da empresa, ou relacionado a venda e promoções.

Isso soará na cabeça do consumidor apenas como:          
“Mais uma empresa tentando me vender algo”.

Sim, você quer vender algo para ele, mas esse consumidor acabou de conhecer você. Ele não está preparado ainda para comprar. Por isso, foque em conteúdo focados no benefício que a empresa entrega.

Esse certamente é um dos pontos de maior desafio para as Agências de Marketing, pois você não convive constantemente com as dores e problemas enfrentados pela persona do seu cliente. Por isso, um dos primeiros trabalhos que a agência deve ter é criar personas e criar os mapas de empatia dessa persona.

Para gerar oportunidades no futuro e vender, é preciso gerar leads, ou seja, ter informações dos consumidores em potencial da empresa. Saiba que essa pessoa não compartilhará os seus dados à toa, você precisa oferecer algo em troca.

É por isso que o conteúdo é o elemento chave para conquistar leads, eles chamarão a atenção de quem pode se interessar na solução oferecida pela empresa.

#Meio do Funil:

O problema das agências de marketing é que geralmente elas não se preocupam em criar ações para os estágios de compra meio e final de funil. E por isso, eles consumidores que foram impactados nos primeiros momentos, acabam não “percorrendo” a jornada inteira de compra com a empresa.  

Quando o lead está nesse estágio de compra, ele já reconhece que existe um problema e começa a buscar por soluções.

“Como resolver isso?”           
Essa busca pode ser incessante e deixar esse consumidor inquieto. Afinal, quem gosta de ter um problema apresentado e não saber como resolver?

Nessa fase, ainda não é o momento de vender soluções. Caso você faça isso, pode assustar esse consumidor e perder todo o trabalho que você teve em trazê-lo até esse estágio.

Por isso, invista em produção de conteúdo mais aprofundado e técnico. Mostre que você é autoridade e sabe o que está falando. E, é claro, apresente ao final de cada conteúdo, uma abordagem de vendas caso esse lead queira entender melhor como você pode ajudá-lo.

#Final do Funil:

Essa é a fase de decisão de compras e por isso, as ações devem ser direcionadas para as equipes de vendas. Integrar ferramentas como a Automação de Marketing com um CRM será crucial para aproveitar todos os leads que estão preparados para comprar e criar uma régua de relacionamento com eles.

Leia mais: Como funciona o Funil de Vendas?

Como Aplicar os Funis de Vendas na Prática?

Os funis de vendas só vão funcionar como você gostaria, se você tiver uma plataforma de automação de marketing. Essa ferramenta é ideal para Agências de Marketing, pois atendem em diversos quesitos estratégicos.

Exemplos:

Precisa criar uma página de conversão para captar novos leads?
A Automação de Marketing tem essa funcionalidade, desde a criação do formulário até a construção da Landing Page sem a necessidade do intermédio de um programador.

Precisa criar listas segmentadas dos seus leads por persona?
A Automação de Marketing dispõe de um banco de dados sobre seus leads, onde as informações não se perdem e você pode dividir em listas com base nessas informações, ou até mesmo pelo comportamento.

Quer automatizar seu funil de vendas?
A Automação de Marketing possui um recurso chamado Lead Scoring, um método de pontuação de leads. Quanto mais ele engaja com você, maior pontuação ele terá. Assim, quando o lead atingir “x” pontos, ele já passará para o próximo estágio de compra.

Sabemos que o desafio para encontrar uma Plataforma de Automação de Marketing é muito grande. Por isso, separamos algumas avaliações de quem usa a SharpSpring, uma ferramenta que atende Agências de Marketing:

Leia Mais: Entenda na Prática como Planejar as Etapas do Funil de Vendas

Para te ajudar ainda mais a encontrar soluções boas em Automação de Marketing, sugerimos a comparação das 4 ferramentas mais bem avaliadas por quem aplica as estratégias de funil de vendas e trabalha com Marketing Digital.

Você é de Agência?

Te convido para um treinamento online e gratuito que vai apresentar um método na prática para atrair clientes lucrativos para a sua Agência. O Workshop Automação de Marketing e Venda foi desenvolvido em parceria com a SharpSpring e mostrará como aplicar a sua estratégia de funil de vendas direto na ferramenta de automação de marketing.

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