Kmaleon Entrevista Estrela 10: Dicas sobre Processos e Ferramentas de quem já Vende Online – com Benhur Cezar

A venda online tem sido impulsionada ainda mais em momentos como o que estamos vivendo atualmente, com a pandemia do Coronavírus. O isolamento social, motiva ainda mais que os pequenos e médios empreendimentos migrem para o digital, como uma alternativa para não sofrer os impactos negativos tão grandes.

Embora esse canal seja uma solução para não deixar de vender, os obstáculos enfrentados por quem não tem familiaridade com a gestão de negócios digitais são inúmeros. Pensando nisso, o Benhur Cezar – Gerente de Tecnologia da Estrela 10 – mostrou algumas práticas, recomendações e frentes de trabalho que a sua Loja Virtual Estrela 10 atua.

O especialista nesse mercado, Benhur compartilhou dicas importantes para quem está começando a vender online. Confira um trecho da entrevista que ele concedeu ao Matheus Emboava, Co-Fundador da Kmaleon.

“[…] o fato das pessoas não estarem mais saindo de suas casas e a mudança do comportamento de compra, se mostrou muito favorável para a venda online. Com esse cenário, estamos notando que alguns departamentos estão disparando nas vendas. Isso porque, alguns itens surgiram como necessidade para as pessoas.”

Benhur Cezar – Gerente de Tecnologia da Estrela 10

Confira a Entrevista completa a seguir:

Matheus Emboava 

Em qual nicho de mercado a Loja Virtual Estrela 10 atua e há quanto tempo vocês trabalham com vendas online?

Benhur Cezar

Nosso E-commerce é Multi departamento, são 24 categorias e temos mais de 50 mil produtos cadastrados.

As principais frentes em que atuamos são: Móveis, Ferramentas, Utilidades Domésticas, Eletrodomésticos e Esporte e Lazer. Temos mais de 11 anos de mercado, iniciamos nossas operações no ano de 2008.

Movimento em Apoio aos Pequenos e Médios Empreendedores

Matheus Emboava 

De acordo com o cenário de isolamento social que estamos vivendo hoje, quais os principais impactos que você observou no nicho em que a Estrela 10 atua?

Benhur Cezar

O nosso negócio é totalmente online, não temos loja física. Então, eu observo que a Estrela 10, no cenário atual, tem uma vantagem em relação aos varejos que possuem lojas físicas.

O administrativo do nosso E-commerce continua trabalhando, porém, migramos para o home office. Já o centro logístico, está operando normalmente, respeitando todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A pandemia do coronavírus fez com que as pessoas, de um modo geral, começassem a trabalhar em casa ou parassem de trabalhar. O cenário é ainda mais preocupante para quem não teve escolha e teve que fechar momentaneamente os seus negócios.

Porém, o fato de as pessoas não estarem mais saindo de suas casas e a mudança do comportamento de compra, se mostrou muito favorável para a venda online. Com esse cenário, estamos notando que alguns departamentos estão disparando nas vendas. Isso porque, alguns itens surgiram como necessidade para as pessoas.

Matheus Emboava 

Estamos realmente mudando o nosso comportamento de compra, Benhur. Recentemente, o Anderson Palma fez uma analogia:

“O seu produto é uma Vitamina ou um Remédio?”

Ele falou sobre como podemos nos movimentar para fazer a nossa parte.

Falando um pouco sobre caminhos estratégicos para superar esses desafios, quais são as principais ações que você recomenda e que a Estrela 10 está implementando nesse momento?

Benhur Cezar

Observamos pouco impacto negativo no nosso negócio, devido ao aumento das compras online. De fato, é uma oportunidade para as Plataformas de E-commerce, mas precisamos nos adequar a alguns pontos. Não trabalhamos sozinhos!

Temos vários parceiros que prestam serviços no dia a dia, como ferramentas de tecnologia que utilizamos diariamente e os nossos fornecedores de insumos. Todos eles estão sofrendo impacto nesse momento.

Então, eu creio que a principal questão é manter a comunicação em dia, ser assertivo ao se comunicar, designar muito bem as atividades para que os processos internos não parem. Para quem não está no virtual ou não pretendia entrar nesse mundo, a minha recomendação é: planeje algo!

Isso porque, o canal de vendas online é uma tendência. Não apenas por conta do isolamento, mas também para compor o mix de vendas e como um possível backup do comercio físico.

Matheus Emboava 

Em tempos como o que estamos vivendo, o consumidor possui um papel ainda mais importante.

Como você está fazendo para manter o relacionamento com o cliente e garantir uma experiência positiva? 

Benhur Cezar

Como nosso negócio sempre foi virtual, já temos técnicas para nos comunicar com o cliente apenas pela internet ou telefone. A ideia é manter o máximo de informação possível disponível aos clientes, assim as dúvidas serão as menores possíveis.

Recomendo que, informações que vão desde a compra de um produto até a entrega do seu pedido, sejam muito bem trabalhadas, pois é extremante importante manter o cliente atualizado o tempo todo. Para ajudar nesse desafio de entrega de informação, é preciso ter em seu processo ferramentas intuitivas que automatizem a comunicação.

Assim, os usuários conseguirão seguir o fluxo de compras com o menos esforço possível. As ferramentas utilizadas pela Estrela 10 são:

Comunicação via telefone
E-mail Marketing
Chat Online.

Atualmente, estamos testando ferramentas de mensagens via Whatsapp, para facilitar mais ainda o contato com os clientes.

Além dos meios de comunicação convencionais, temos várias ferramentas que nos ajudam a entregar uma experiência de navegação melhor aos visitantes da nossa loja. São softwares que geralmente todas as lojas virtuais possuem ou deveriam ter.

Estamos sempre buscando as melhores tecnologias do mercado. Nossa Plataforma de E-commerce é a LinxCommerce, uma ferramenta bem robusta, cheia de recursos que facilita a atualização de informações. Ela nos ajuda muito a manter a nossa comunicação visual bem apresentada aos nossos clientes e conseguimos atualizá-la constantemente.

Possuímos também uma ferramenta para E-mail Marketing chamada Mailbiz. Ela nos auxilia a gerenciar a nossa lista de clientes e criar E-mails automatizados e segmentados.

Conseguimos utilizar com ela as nossas melhores práticas para que a entrega das comunicações seja as melhores possíveis, evitando Spams para os usuários.

Também trabalhamos com redes de afiliados, como Afilio e Awin, onde podemos ter um alcance ainda maior com o nosso público.

Matheus Emboava 

Gostaria que você passasse uma mensagem final para todos sobre o assunto. Na sua opinião, qual é a responsabilidade das Empresas e Consumidores em reduzir os impactos dessa situação?

Benhur Cezar

Creio que é preciso ter consciência nesse momento! O isolamento social é fundamental para evitar a proliferação do vírus.

Para muitas atividades, é inevitável estar na rua ou manter contato próximo de outras pessoas, mas nesses casos o cuidado deve ser redobrado e as boas práticas de higienização devem ser respeitados.

Se todos fizerem a sua parte, ou seja, evitar aglomeração, contatos mais próximos com outras pessoas, manter uma boa higiene e – em casos suspeitos – ficarem em isolamento completo, passaremos por tudo isso de forma mais rápida. Precisamos da ajuda de todos para minimizar os impactos.

Essa foi a entrevista que o Benhur Cezar, especialista em Vendas Online, deu para o Matheus Emboava. A Kmaleon está com uma série de ações e conteúdos para mostrar os caminhos que a sua empresa pode adotar se inspirando nas ações de outros profissionais.

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