Inteligência Emocional: 5 Habilidades e Competências para te ajudar a Vender Mais!

Eis que surge um desafio, algo que te instiga no começo, mas te causa preocupação. A pressão pessoal e de quem está ao seu redor é grande e você precisa lidar com muita coisa ao mesmo tempo. O medo de falhar acaba atrapalhando as suas orientações e isso diminui o seu desempenho. Você sabe que poderia fazer algo melhor, mas as suas emoções acabaram tomando conta.

Quantas vezes os seus medos e emoções te atrapalharam nos seus projetos?

Situações similares a essas que citamos acima, são muito comuns de acontecer entre os profissionais de diferentes áreas de negócios.

Em um cenário organizacional, sabemos que ter uma boa relação com o seu time, colegas e com os seus clientes, abre portas para o sucesso profissional. Líderes que são emocionalmente competentes, tendem a engajar e motivar melhor a sua equipe. Além de tornar o ambiente de trabalho mais produtivo.

Além das competências de trabalho, o que ajudou esses profissionais a entregar bons resultados em suas atividades ao longo da carreira?

Eles conseguiram gerenciar as suas emoções!

inteligência emocional liderança

Assim como é possível gerenciar um planejamento, uma viagem, as suas finanças, os seus sentimentos também podem ser trabalhados de forma organizada para te levar ao equilíbrio entre: trabalho e a sua vida pessoal.

Uma vez que você entenda o que é Inteligência Emocional, você consegue compreender muitas das suas emoções, inseguranças e romper algumas barreiras pessoais que te impede de seguir adiante. Estamos nos referindo sobre a gestão das emoções!

O psicólogo Daniel Goleman explica muito sobre o conceito de Inteligência Emocional e afirma que:

“As emoções são contagiosas. Todos sabemos disso por experiência. Depois de um bom café com um amigo, você se sente bem. Quando encontra um balconista rude em uma loja, se sente mal.”

Daniel Goleman

Se você está buscando melhorar as suas vendas e ter um bom relacionamento com os seus clientes, você deve investir tempo no autocuidado, ou seja, criar hábitos e fazer treinamentos para desenvolver a sua Inteligência Emocional.

O que é Inteligência Emocional?

o que é inteligência emocional
Fonte: Freepik

A inteligência emocional é um conceito abordado pela psicologia que se refere a sua capacidade de identificar os seus próprios sentimentos e das pessoas que estão ao seu redor.

Assim, é possível que você administre as suas emoções e dos seus relacionamentos, sejam de trabalho ou pessoais. Para o teórico considerado como “pai” da inteligência emocional, Daniel Goleman, essa qualificação é uma das maiores responsáveis pelo sucesso ou insucesso de um profissional.

Isso porque, a maioria das questões que passamos no trabalho ou na nossa vida em geral, envolvem relacionamento entre pessoas. Em outras palavras, quem sabe lidar com os outros, têm mais chances de alcançar os seus objetivos.

Entretanto, como trabalhar essa competência tão importante nas nossas vidas?

Não estamos nos limitando somente ao fato de sermos gentis, simpáticos e calmos. Para trabalhar a inteligência emocional, você deve se concentrar no autoconhecimento!

5 Habilidades da Inteligência Emocional

inteligência emocional
Fonte: Freepik

Compreender a si mesmo não é algo simples! Para te ajudar a conquistar uma boa performance em vendas, separamos as 5 habilidades que o Daniel Goleman cita em seus estudos e que são fundamentais para alcançar o sucesso através do equilíbrio dos seus sentimentos.

#1: Reconhecer – Autoconhecimento Emocional

Quem lida com vendas precisa ser convincente e passar segurança ao cliente.

Quando você tem um autoconhecimento emocional, você consegue ter uma confiança maior sobre o trabalho que você está apresentando e isso fortalece o seu poder de convencimento.

O autoconhecimento emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos. Uma vez que você não entende a forma como você se sente, você fica a mercê dessas emoções.

Basicamente, você se torna mais vulnerável de ser afetado pelas suas inseguranças, sentimentos negativos, ansiedade ou até mesmo depressão. A consequência de não conhecer a si mesmo pode ser negativa em quaisquer tipos de ambiente de trabalho.

#2: Lidar – Controle Emocional

O controle emocional está relacionado a forma que você lida com os seus sentimentos. Basicamente, é sobre ter consciência e alcançar a libertação das suas emoções negativas que causam bloqueios internos.

Uma vez que você as compreende e as confronta, você também tem o poder de se libertar através de um processo dirigido pela razão.

Se estamos tristes, podemos optar em pensar de forma otimista. Se estamos com raiva, podemos tentar “abstrair” essas emoções através de um passeio, por exemplo.

*Observação: cada um tem à sua maneira de lidar com os seus sentimentos e emoções.

#3: Conduzir – Automotivação

Você sabia que as suas emoções podem te ajudar no desenvolvimento das suas atividades? A habilidade da automotivação fala sobre a sua capacidade de conduzir os seus próprios sentimentos, de forma que você consiga se sentir mais motivado na sua rotina de trabalho.

Aonde você quer chegar?

Olhe para os seus sonhos e busque aquilo que mais o estimula a continuar no seu desafio atual. Pessoas que trabalham motivadas, sentem mais prazer no que fazem e isso as ajudam a manter o equilíbrio.

Um dos fatores mais importantes no processo de vendas, é se sentir motivado em vender e acreditar naquilo que está oferecendo. Esse é o espírito que todo vendedor ou empreendedor precisa adotar.

Ele precisa crer que a solução que está propondo, é de fato a melhor para o seu cliente.

#4: Reconhecer – Reconhecimento das emoções em outras pessoas

Sabe a empatia? É sobre isso que o reconhecimento das emoções em outras pessoas se refere. Basicamente, saber se colocar no lugar do outro também é uma forma de trabalhar com a sua inteligência emocional.

Ao entender como o outro pensa e se sente, você abre portas para a construção de relacionamentos saudáveis e eficazes. Em vendas, a empatia é ainda mais importante para compreender todo o contexto que a sua persona está inserida.

O que os meus clientes precisam?
Como eles estão se sentindo?
Como o meu produto pode ajudá-los a minimizar as suas dores?

Essas são algumas perguntas que são necessárias serem compreendidas para um processo eficiente e bem articulado de vendas.

#5: Interagir – Relacionamentos Interpessoais

O relacionamento interpessoal é a habilidade de interação com outras pessoas, usando competências sociais para compreender como gerir os sentimentos de quem faz parte do seu convívio.

Esse know-how é extremamente importante para quem trabalha com negociações e vendas. Isso porque, ela sustenta a sua popularidade e a sua capacidade de conduzir uma argumentação forte.

**Observação: Todas as pessoas têm a capacidade de trabalhar com essas habilidades e desenvolvê-las. Elas podem ser treinadas e aprimoradas com novos hábitos.

Técnicas para melhorar a sua Inteligência Emocional em Tempos de Isolamento Social:

inteligência emocional quarentena
Fonte: Freepik

Com as técnicas proposta por Fredy Figner, psicólogo e especialista em desenvolvimento de liderança, você poderá trabalhar melhor a sua inteligência emocional, o seu bem-estar e lidar com a sua ansiedade durante o período de quarentena.

#Técnica 1: Faça um Diário da Gratidão

Separe um caderno e, ao final do dia, escreva agradecendo sobre algo positivo que você foi grato. Durante esse exercício, explique no seu texto o porquê você se sentiu bem. Dessa forma, você consegue reforçar a sua percepção sobre acontecimentos positivos que acontecem ao longo do seu dia.

Fredy mostra que é cientificamente comprovado que, ao ser grato, você libera substâncias positivas no cérebro e isso melhora a sua sensação de bem-estar.

#Técnica 2: A respiração pode controlar a sua ansiedade

Uma vez que você concentre a sua atenção na sua respiração, em poucos minutos você consegue entrar em um processo de relaxamento intenso. Por isso, ela é um forte aliado no combate ao estresse, insônia e ansiedade.

**Você pode ver nesse artigo da Huffpost Brasil as técnicas de respiração recomendada por especialistas no assunto.

#Técnica 3: Meditação

De todas as estratégias, com certeza essa é uma das mais poderosas. Meditar todos os dias impacta positivamente na sua saúde. Existem diversas técnicas de meditação, porém, as técnicas se baseiam em esvaziar a mente e focar na sua respiração.

#Técnica 4: Mudança de estado

Quando perceber que sua energia está mais baixa e você não está se sentindo bem trabalhando dentro de casa, pare tudo o que estiver fazendo e faça algo que te agrada, mesmo que em poucos minutos.

Dentre as sugestões de Fredy, estão: ouvir uma música que você gosta e apreciá-la, dançar, alongar o corpo, cantar e relembrar os momentos em que aquela música te marcou positivamente.

A música é uma excelente forma para você conseguir mudar o seu estado de estresse e ansiedade, para algo mais descontraído e leve.

#Técnica 5: Autoconhecimento

Perfis mais introvertidos tendem a lidar com o confinamento mais facilmente que perfis extrovertidos. Por isso, aproveite este momento de crise para aprender um pouco mais sobre você.

  • O que você percebe em si mesmo em uma situação como esta?
  • O que o isolamento social pode agregar, de alguma forma, um desenvolvimento pessoal?

Nesse momento, a sua resiliência e adaptação aos seus espaços dentro de casa serão testadas. Por isso, tenha paciência, respeite o isolamento social e faça todas as recomendações orientadas pelo Organização Mundial de Saúde.

“Ao longo da história a humanidade já passou por inúmeras catástrofes, guerras, pestes e todo o tipo de infortúnio. Enquanto espécies, nós vamos provando que temos alta capacidade de resiliência e superação.”

Fredy Figner

Uma das formas que Fredy fala para superar momentos difíceis é através da união. Por isso, aproveito para te convidar para conhecer a iniciativa que estamos realizando para ajudar os Pequenos e Médios Empreendedores a superarem a crise atual e aumentarem as suas vendas em momentos de dificuldades.

A Kmaleon e a Ecommerce e Varejo, uniram forças com empresas de tecnologias, para criar um movimento de apoio aos PME’s. São muito Benefícios! Confira quais são as vantagens:


a Kmaleon está com uma série de entrevistas e conteúdos para mostrar os caminhos que a sua empresa pode adotar se inspirando nas ações de outros profissionais.

Saiba como contornar a crise!

Receba outras entrevistas e dicas importantes para o seu negócio se inscrevendo na nossa Newsletter. É super simples, você preencha esse formulário abaixo e pronto, já está dentro do nosso grupo. 😉

Separamos uma lista de conteúdos relacionados e que podem ser interessantes para você.

Obrigada e até a próxima. 🙂