Inbound e Outbound Marketing: Veja a diferença entre essas estratégias!

O Inbound e Outbound Marketing são estratégias que trabalham de maneiras diferentes para impactar uma audiência. Apesar de planejarem ações diferentes, ambos têm o mesmo objetivo: a venda! Enquanto o Outbound usa de meios tradicionais de Marketing, o Inbound desperta a atenção do consumidor através de conteúdos ricos.

O comportamento do consumidor mudou drasticamente com o avanço da tecnologia. É impossível desconsiderar os meios digitais no planejamento de marketing de um negócio. Até mesmo o Marketing Tradicional utiliza recursos para criar propagandas e anúncios na internet.

Antes de começar a abordar as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing vamos desmistificar os conceitos sobre Marketing Digital.

Queremos deixar claro que:            
Marketing Digital ≠ Inbound Marketing

Existem alguns especialistas que dizem que o Marketing Digital é o “novo” Marketing. Isso porque, atualmente é impossível fazer qualquer ação que incentive a venda sem usar a internet. Assim, tudo que envolve uma comunicação por meios online entre empresa/marca e consumidor, pode ser considerado como parte do Marketing Digital.

Portanto, o Inbound e Outbound possuem métodos e processos de Marketing Digital em sua composição. O Inbound Marketing são compõe uma série de estratégias e métodos para atrair novos leads e gerar mais oportunidades de vendas de maneira passiva. O Outbound Marketing, conhecido pelos seus métodos tradicionais, trabalha com uma comunicação mais ativa, com propagandas tanto em mídias online quanto offline.

Entenda as diferenças e a importância de cada um dessas estratégias para o Marketing da sua empresa.

O que é Inbound e Oubound Marketing?

Inbound e Outbound Marketing

O Inbound e Outbound Marketing são estratégias que impactam uma audiência de maneiras opostas. Por isso, ambas as estratégias têm a sua importância no planejamento estratégico de uma empresa.

O melhor dos mundos é mesclar as essas estratégias! Isso porque ambos têm o mesmo objetivo, ajudar o seu lead a percorrer todas as jornadas de compra.

O Inbound Marketing é considerado uma das estratégias mais eficazes para gerar receita, porém, as suas ações só são possíveis de serem mensuradas a longo prazo. Porém, o Outbound Marketing compõe uma série de estratégias que ajudam a coletar resultados a curto prazo.

Portanto, ao unir o Inbound e Outbound Marketing você também terá a chance de potencializar as suas ações de Marketing da sua empresa.

O que é Inbound Marketing?

inbound marketing

A estratégia de Inbound Marketing reúne uma série de métodos para atrair a atenção e despertar o interesse de uma audiência qualificada. O objetivo é motivar o consumidor a vir até a marca através de produções de conteúdo rico e relevante para ele. A intenção é fazer com que ele “descubra” que o seu produto é a solução que ele precisa!

Essa estratégia usa apenas os meios digitais para captar e criar relacionamento com leads de maneira passiva. O conteúdo será o elemento mais importante para o sucesso dessa estratégia.

Ao contrário do Outbound que trabalha com uma comunicação mais “fria”, focado mais em propaganda, o Inbound vai tentar convencer por meio de informação, que a compra de um produto e serviço vai resolver uma “dor” enfrentada por ele. Por se tratar de ações passivas, as mensagens não devem tentar vender diretamente.

Os resultados das ações de Inbound Marketing não medidos de maneira instantânea, pois nem sempre o lead não reconhece que existe um problema. Criar essa consciência e apresentar as soluções demandará um certo tempo.

Para ter sucesso nas produções de conteúdo, as empresas precisam analisar com profundidade as informações sobre suas personas e entender quais são as jornadas que elas percorrem até o momento da compra. Para isso, o Inbound Marketing utiliza o método de funil de vendas para fazer esse mapeamento.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing?      
Inbound Marketing – Veja como usar essa Estratégia no seu Negócio

Por que usar o Inbound Marketing?

por que usar o inbound marketing
Fonte: Freepik

O Inbound Marketing tem proporcionado resultados excelentes para diversos tipos de negócios. Com um bom planejamento, análise e testes, o seu negócio poderá usufruir dos principais benefícios dessa estratégia:

  • Captura de Leads Qualificados;
  • Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Aumento do ROI;
  • Construção da Autoridade da Marca;
  • Visibilidade positiva para sua Empresa;
  • Resultados Duradouros e Clientes Satisfeitos.

Etapas do Inbound Marketing

As etapas são estabelecidas de acordo com os estágios de compra da sua persona. Essas fases são representas em formato de funil.

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Analisar e Fidelizar.

Outbound Marketing

outbound marketing

Conhecido como “Marketing Tradicional”, o Outbound Marketing reúne várias técnicas e métodos para prospectar novos clientes de maneira ativa. Ele segue uma série de parâmetros e segmentações para criar anúncios e propagandas.

Apesar de trabalhar com a compra de mídias offline como TV, Rádio, Outdoor, Flyers, etc, essa estratégia não se limita apenas a isso! Toda forma de propaganda via mídia paga pela internet também faz parte das ações de Outbound Marketing.

Exemplo:
Banner ou vídeo de produto em um vídeo no Youtube;     
Ofertas nas redes sociais;    
Anúncios do Google, etc.

A comunicação com a audiência é unilateral e direta, ou seja, direciona a audiência para uma ação. Essa “ação” dependerá do seu objetivo, seja ele o incentivo a compra ou a geração de leads.

O papel do SDR para Prospecção Ativa:

O SDR é um profissional da equipe de vendas que vai trabalhar para que o lead se mantenha interessado em comprar. Ele também cria vínculo e relacionamento com esse contato e ele irá trabalhar com uma comunicação direta via e-mail ou telefone.

Geralmente o SDR vai focar seus esforços para vender, tendo um papel importante para os leads que estão no final do seu funil de vendas.

Leia mais: Funis de Venda no Marketing Digital | Tudo o que você precisa saber!

Por que usar o Outbound Marketing?

  • Agilidade no tempo de resposta do cliente;
  • Resultados no curto prazo;
  • Cria uma oferta direta para quem está preparado para comprar;
  • Esteja presente em outros canais e mídias da sua persona.

Etapas do Outbound

  • Pesquisa;
  • Prospecção;
  • Nutrição com contato humano;
  • Apresentação;
  • Negociação;
  • Assinatura de contrato – conversão!

Leia mais: 5 Passos para criar seu Plano de Marketing!

Qual é a Melhor Estratégia para Marketing?

Fonte: Pexel

Seja no Inbound ou Outbound Marketing, a melhor estratégia dependerá do seu objetivo de negócio. No marketing não existe certo e errado, é preciso testar e analisar resultados.

Porém, o ideal é trabalhar com ambas as estratégias! Por serem ações totalmente diferentes, elas também são complementares. Por exemplo, ao desenvolver um funil de vendas, você pode planejar ações simultâneas de inbound e outbound marketing para converter mais leads.

Enquanto o inbound focará na produção de conteúdo no Blog, o outbound usará do apoio do SDR para prospectar novos leads.

Quais tipos de Negócio devem usar o Inbound?          
Todas! O Inbound Marketing funciona para empresas de todos os mercados.  

Quais tipos de Negócio devem usar o Outbound?       
As propagandas podem ser usadas por todos os tipos de negócio.
Porém, veja se existe a necessidade de um SDR para prospecção ativa. Geralmente esse profissional são recomendados para os negócios que atendam as seguintes características:

  • Segmento B2C + Ticket Médio Baixo + Ciclo de Vendas Curto    
  • Segmento B2B + Ticket Médio Alto + Ciclo de Vendas Longo

Não se esqueça:      
Seja qual for a sua estratégia de Marketing, tenha mapeado qual é o seu perfil de cliente ideal (ICP). Essa informação servirá como base para quaisquer ações de Marketing que você for realizar.

#Psiu: Quer começar com Inbound Marketing?

Após entender o seu ICP e a sua persona, é hora de colocar a mão na massa e escolher uma Ferramenta de Automação de Marketing.

Recomendamos essa comparação de ferramentas, que estão entre as mais bem avaliadas por quem trabalha com estratégias de inbound marketing.

Quer saber mais sobre Estratégias de Marketing?

Dá uma olhada em algumas sugestões de materiais que podem ser úteis para você!

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