Gestão de Projetos: O que é e Como a Tecnologia te ajuda?

Administre de forma eficiente as atividades da sua equipe

Quando os líderes de mercado falam sobre Gestão de Projetos, você entende como funciona?

A Gestão de Projetos são conjuntos de conhecimentos e técnicas para planejar e executar determinado desafio proposto dentro de uma organização. Pense que, em uma empresa, os líderes de negócio estabelecem objetivos e metas que devem ser alcançados.

A gestão de projetos envolve a execução de ações para alcançar o objetivo estratégico estabelecido.

Basicamente, um projeto é um esforço temporário, ou seja, é uma ação que tem começo, meio e fim. É importante frisar que projetos e processos, são coisas diferentes. Quando você está incluso em um processo, isso significa que é algo cíclico e contínuo. Já projetos, tem data para acabar.

Você usa ou já usou o Trello? Avalie aqui a sua ferramenta e concorra a prêmios.

Você vai compreender melhor com a imagem abaixo:

O que é Gestão de Projetos

Veja o que será abordado nesse conteúdo

  • Como fazer uma Gestão de Projetos eficiente?
  • Entenda como a tecnologia te ajuda na Gestão de Projetos;
  • Saiba onde encontrar o Software de Gestão de Projetos;
  • Softwares de Gestão de Projetos bem classificados pelos usuários.

Como fazer uma Gestão de Projetos eficiente?

pra que serve gestão de projetos
Fonte: Freepik

Projetos bem executados são aqueles que são pensados desde o começo ao fim. Mas como começar a planejar um projeto? Você precisa desenhá-lo e saber o que você quer alcançar com isso (por isso os objetivos e metas são fundamentais). Separamos algumas sugestões que irão te ajudar a obter eficiência na sua Gestão de Projetos.

1) Adote uma metodologia:

Encontre uma metodologia de Gestão de Projetos que você se identifique, assim você conseguirá se planejar de forma mais eficiente e não ficará perdido. Nesse caso, a metodologia é fundamental para você entender como se organizar e desenvolver os trabalhos. Ela vai te dar um passo a passo de tudo o que você precisa fazer.

Listamos algumas metodologias de Gestão de Projetos para te ajudar:

Agile: metodologia flexível e ideal para projetos dinâmicos e menores, com uma equipe que seja altamente colaborativa e que tenham altos índices de interação.

Waterfall: é a abordagem mais tradicional das metodologias de gestão de projetos. Basicamente é uma metodologia que aborda as etapas de forma lineares e sequenciais. Geralmente é mais adequado para projetos mais longos ou que demandam mais tempo de execução.  

Scrum: é baseada em planejamentos ágeis, os quais são divididos em ciclos chamados de sprints. O diferencial dessa metodologia é a sua agilidade, evitando atrasos ao decorrer da execução das atividades.

2) Comunique-se com a sua empresa:

A comunicação é fundamental para que as atividades da equipe sejam estabelecidas de forma eficiente e, também, para evitar falhas de execuções e ruído entre a equipe envolvida.

Além disso, uma boa comunicação é o primeiro passo para uma execução de atividades de forma eficiente e um projeto bem desenvolvido.

3) Defina um escopo do projeto:

Por mais óbvio que pareça, muitas empresas e gestores de projetos acabam errando nessa etapa. Ao estabelecer um escopo do projeto, você determina os prazos, as entregas, as etapas e as especificações do projeto.

Tendo tudo isso mapeado, você está mais próximo de uma boa execução e isso o ajudará a evitar problemas referentes aos prazos estabelecidos.

4) Prepare a sua equipe:

Saiba quais são as competências necessárias para que o projeto que você está liderando saia do papel. Cada pessoa no seu time deve ter uma competência e uma responsabilidade específica.

Deixe essas responsabilidades muito claras para todos os envolvidos nesse projeto.

5) Elabore um cronograma com as atividades e prazos:

Desde o início até o final do projeto, todas as atividades, prazos e responsabilidades devem ser distribuídas. Você precisa pensar em tudo o que pode acontecer (de bom e ruim) ao decorrer do seu projeto, para assim saber como agir em seguida.

O cronograma não é apenas para você cobrar o seu time sobre determinada ação. Na realidade, o cronograma é serve para você entender melhor e de forma mais visual qual é o atual status desse projeto, analisando o que você pode fazer para melhorá-lo.

Entenda como a tecnologia te ajuda na Gestão de Projetos

gerenciamento de projetos

A tecnologia foi desenvolvida para trazer mais facilidade (de forma geral), automatizando processos e os deixando mais ágeis. Isso se aplica inclusive na Gestão de Projetos, através de Softwares como: Trello, Asana e TeamGantt.

Os benefícios de utilizá-los são notórios, caso você ainda não tenha experimentado um desses softwares, fica aqui a nossa indicação. Utilize!  

Você terá a oportunidade de aprimorar os seus resultados, comunicar de forma mais fácil a sua equipe, controlar etapa por etapa do seu projeto e, ainda, evitar problemas como atrasos e falhas de execução.

Saiba onde encontrar o Software de Gestão de Projetos

gestão de projetos

Existem muitos Softwares de Gestão de Projetos disponíveis no mercado, porém, qual é o mais adequado para o seu desafio?

Antes analisar as ferramentas para a contratação, é necessário ter em mente o problema que você quer solucionar. Tendo esse problema mapeado, você entende quais são as funcionalidades e usabilidades mínimas que um Software precisa ter para atendê-lo.

Agora, após você saber tudo o que uma ferramenta precisa ter, listado e mapeado. Então, o próximo passo é o momento em que você irá partir para a busca e analisar as opções disponíveis.

A nossa sugestão para você é analisar a opinião das pessoas que já utilizaram as ferramentas desejadas. Essas pessoas recomendam? O que essa ferramenta me entrega em termos de funcionalidades? Será que é isso o que eu preciso?

Essas perguntas serão respondidas de forma confiável por opiniões reais sobre os Softwares existentes no mercado. São através dessas opiniões que você terá um norte mais assertivo. Veja no próximo tópico, onde você consegue encontrá-las.

Softwares de Gestão de Projetos bem classificados pelos usuários

review
Fonte: Freepik

Para encontrar as informações sobre opiniões das pessoas que utilizam a ferramenta, a plataforma de reputação da Kmaleon, listou quais são as ferramentas mais bem avaliadas.

Veja agora uma comparação entre os 3 Softwares mais bem avaliados abaixo:

Os critérios utilizados foram avaliações dos clientes dessas ferramentas segundo: recomendação, funcionalidade, usabilidade, qualidade e suporte técnico. Além disso, você também consegue encontrar os relatos do que as pessoas mais gostaram e menos gostaram daquele software.

Veja alguns exemplos abaixo:

 “Rápida ferramenta para organização de tarefas”

(Veja qual ferramenta é esta)

“…tem uma interface com estilo clean e funciona como uma ferramenta organizacional”

(Veja qual ferramenta é esta)

“Se você quer construir um projeto é uma excelente ferramenta “

(Veja qual ferramenta é esta)

Veja quais são os Softwares de Gestão de Projetos mais bem avaliados na Kmaleon segundo a opinião dos usuários que já a utilizaram:

(OBS: as classificações desses Softwares foram desenvolvidas de acordo com as notas das avaliações das pessoas, ou seja, você pode confiar pois não é tendencioso😉)

Trello:

trello

O Trello está na primeira posição como Software mais querido dos usuários. Você pode conferir aqui, todas as notas e a opinião dos seus clientes.

Se você já usa o Trello, você também pode avaliar aqui e ajudar outros usuários que estão procurando por um Software.

Asana

asana

A Asana está na segunda posição na lista dos Softwares de Gestão de Projetos bem avaliados pelos usuários. Confira aqui as notas que as pessoas deram para essa ferramenta e as opiniões divulgadas na plataforma.

Se você já usou a Asana, você pode avaliá-la e ajudar outras pessoas que se interessaram por esse Software. Qual é a sua opinião sobre ela?

TeamGantt

teamgantt

A TeamGantt foi a terceira da lista (segundo a opinião dos usuários). Você pode acessar as informações desse Software aqui e conferir o que as pessoas estão falando sobre ela.

Aliás, caso você já tenha utilizado esse Software, você pode avaliá-lo e ajudar outras pessoas que se interessaram por essa ferramenta. Você a recomenda?  

Esperamos que esse conteúdo o ajude a decidir pelo melhor Software de Gestão de Projetos.

Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Obrigada e até a próxima 😊