Automação de Marketing: A ferramenta que aproxima você do seu mercado e das vendas

Tudo o que você precisa saber antes de contratar uma ferramenta de Automação de Marketing.

A automação de marketing não vai criar o seu processo de vendas, mas vai te ajudar a automatizá-lo, proporcionando uma forma estruturada, eficiente e com inteligência a gestão e medição dos resultados.

Qual o Objetivo da Ferramenta de Automação de Marketing?

A Ferramenta de Automação de Marketing ajudará você a atingir em grande escala clientes potenciais e de forma personalizada. Com essa ferramenta você pode criar rotinas de relacionamento com a sua base de leads e prospects potenciais de forma pragmática.

Com uma rotina estabelecida e automatizada, você otimiza o seu tempo e com uma boa gestão do tempo da sua equipe, você não precisa se preocupar em investir no crescimento da equipe no mesmo passo que a sua base de clientes cresce.

Após você ler esse artigo, você entenderá como avaliar cada ferramenta de Automação de Marketing e a importância de cada funcionalidade. Você terá o conhecimento sobre as ferramentas para potencializar suas vendas, melhorando o seu relacionamento com seus prospects e clientes.

4 Ferramentas de Automação de Marketing mais bem avaliadas pelos usuários

O que posso esperar de uma Ferramenta de Automação de Marketing?

A Ferramenta de Automação de Marketing é indispensável aos profissionais e empreendedores que estão buscando resultados de vendas expressivos. Ela irá compor a execução da sua estratégia de Marketing Digital e será uma das ferramentas de trabalho da sua equipe de Marketing e Vendas.

Separamos uma lista do você pode esperar ao utilizar a melhor forma da ferramenta Automação de Marketing.

1) Oportunidades de Vendas:

Nutrir seu lead não é uma tarefa fácil e pode levar tempo. Mas uma vez que você conheça bem seu potencial cliente, tenha uma boa segmentação da sua base de Leads / Clientes (por perfil), você consegue trabalhar o seu Marketing de Conteúdo. Nesse caso, você poderá executar a divulgação das suas produções de conteúdo orgânico e aplicar os CTAs (Call-to-Action) desejados.

Uma vez que você utiliza Ferramentas de Automação de Marketing, você consegue acompanhar o engajamento da sua base segmentada e, consequentemente, aumenta a sua oportunidade de fechar negócios no curto, médio e longo prazo.

2) Geração de Leads:

Tendo claro o perfil do seu cliente, você consegue criar a estratégia e processo para capturar mais Leads. Essas capturas também estão associadas as suas produções de conteúdo (blogs, Ebooks, Webinars, etc).

3) Redução no Ciclo de Vendas:

Com a automação de marketing bem implementada na rotina de trabalho internos da sua equipe, você consegue medir os resultados da sua estratégia e ajustar o processo de vendas para que ele fique cada vez mais consultivo.

A redução do Ciclo de Vendas trata-se de análises das suas execuções de forma mais dinâmica devido as facilidades que a ferramenta de automação de marketing te traz. Isso reduzirá o tempo gasto para melhorias da sua estratégia e deixará o seu processo de vendas mais assertivo.

4) Redução do Custo de Aquisição do cliente (CAC):

O CAC (Custos de Aquisição de Cliente) é o principal KPI analisado no seu processo de vendas. A Ferramenta de Automação de Marketing englobará todo o seu processo interno de captação de novos clientes, expandindo o seu leque de possibilidades e aumentando as suas oportunidades.

Por isso, a função da Ferramenta de Automação de Marketing é reduzir o seu CAC através da implementação de estratégias de funil de vendas.

Para calcular o CAC você deve se perguntar:
Qual é o meu custo para cada cliente adquirido?

E será o CAC que vai medir se o Funil de Vendas construído está funcionando como o planejado. Portanto quando for tomar a decisão por uma ferramenta de automação de marketing, entenda bem tudo que ela vai te proporcionar na automação dos processos.

Funcionalidades essenciais para Automação de Marketing

A ferramenta de Automação de Marketing pode compor a execução de todo um departamento de Marketing e Vendas, visto que ela é composta por outras categorias de tecnologias, tais como:

  • E-mail marketing;
  • Landing pages;
  • Teste A/B
  • Mídias sociais, entre outras

Entenda que as tecnologias apresentadas acima devem ser tratadas como categorias, pois cada uma delas têm as suas funcionalidades. E, inclusive, temos vários softwares no mercado específico para cada uma delas.

Por exemplo, se uma ferramenta de Automação de Marketing tem a categoria de Mídias Sociais incluída na plataforma, é extremamente importante analisar quais são as funcionalidades oferecidas por ela.

Assim, você deve entender se tais funções atenderão (ou não) as necessidades do processo de gestão das suas mídias sociais, ou se vale a pena contratar o software separado, analisando o custo-benefício.

Para tornar a sua compreensão mais fácil, listamos as funcionalidades de 4 categorias contidas em uma Ferramenta de Automação de Marketing. 

O Básico que de uma Automação de Marketing!

Mesmo que a ferramenta de Automação de Marketing contenha categorias de tecnologias diferentes (mídias sociais, email marketing, etc), existem algumas funcionalidades que são características de toda automação de marketing. Veja quais são elas:

1) CTAs personalizáveis (Calls–to-action):

Os CTAs são chamadas para ações que levará o usuário para outra página. Eles podem ser colocados como um link de texto, imagem ou botão que ao clicar o direcionará para algum Site, Ecommerce ou Landing Page, por exemplo.

Os CTAs podem ser utilizados para captação de Leads, ou para direcionar seus Leads para uma próxima etapa do Funil de Vendas ou para uma conversão. Ele vai depender da sua estratégia.

Quando falamos sobre estratégias de funil de vendas, você deve pensar em como direcionar o seu Lead para a próxima etapa do Funil. Ou seja, se você criou um conteúdo topo de funil (ToFu), seu objetivo deve ser levá-lo para ações para médio de funil (MoFu). Conteúdos meio do funil, deve conter CTA levando o Lead para fundo do funil (BoFu). E conteúdos final de funil, deve levar a conversão de vendas.

Uma das funcionalidades oferecidas pela categoria de Automação de Marketing é a criação de uma diversidade de CTAs diferentes.  

2) Formulários da Web:

Os formulários da Web ajudam você a criar gatilhos ao longo da jornada do usuário definindo quais os dados você vai coletar, alimentado assim seu banco de dados.

Por exemplo, para ter acesso ao conteúdo completo criado no Blog, o usuário tem que preencher um formulário com seu nome e E-mail. A criação de Formulários da Web é uma das formas que você pode utilizar para captação de Leads.

3) Landing pages (página de destino):

As Landing Pages são páginas do seu site que você cria com objetivo de converter seu usuário em lead. Por exemplo, para ter acesso ao Ebook, um usuário precisaria ter que fazer um cadastro primeiro e colocar as suas informações nessa página.

4) Nutrição de leads:

Nutrição de Leads é um termo de Marketing que fala sobre construir e manter relacionamentos com pessoas que têm interesse em você. E uma das funcionalidades oferecidas pela ferramenta de automação de marketing é conseguir criar réguas de relacionamento através da automação de conteúdos de interesse do seu Lead. 

Por exemplo, você pode criar seu Calendário de E-mail Marketing e programar o envio sempre em um dia/hora específicos. Você também pode criar automações de acordo com o que ele acessa no seu site, o direcionando para outros conteúdos relacionados ao perfil do usuário.

Uma nutrição de leads bem executada aumenta o engajamento da sua marca com a sua base.

5) Segmentação:

Conhecendo sua base, você consegue segmentá-la para enviar conteúdo relevantes para cada persona, de acordo com o interesse dela.

Dessa forma, você será mais assertivo na sua comunicação e assim, consegue gerar mais valor.  

6) Pontuação de Leads:

Com base nas suas personas e nas estratégias para a conversão, você cria pontuações para cada ação executada por um usuário. Por exemplo:

Abriu um E-mail = 10 pontos
Clicou no Link de Preços = 50 pontos
Acessou um conteúdo = 100 pontos
Baixou 1 Ebook = 1.000 pontos

Assim você consegue entender quais são os mais propensos a conversão e quem você deve focar a sua atenção primeiro (prioridade).

7) Teste A / B:

Você consegue testar e comparar o resultado de uma variável de duas formas diferentes. Esse teste te permite entender quais das duas variáveis obteve o melhor resultado. As ações de teste A/B são excelentes para você trabalhar com dados concretos ao invés de suposições.

Por exemplo, você pode executar um teste de Email Marketing enviando 2 modelos de Emails diferentes para uma amostra randômica da sua base de Leads. Com esse teste, você saberá qual performou melhor em termos de taxa de abertura e clique.

Precisa de E-mail Marketing?

Toda plataforma de automação de marketing deve entregar funcionalidades para criação de e-mail marketing. Afinal de contas, os será através dos fluxos de e-mails que você se comunicará com os seus leads.

As funcionalidades de Email Marketing contidas nas Ferramentas de Automação, vão facilitar muito a construção, envio e automação de e-mails.

1) Editor Drag and Drop (arraste e solte): É muito bom pela praticidade em montar um e-mail marketing, onde você só precisa, arrastar e soltar e pronto!

2) E-mail acionado por eventos: Você que faz eventos é uma funcionalidade muito legal. Ao invés de exportar manualmente os contatos dos inscritos, para depois importá-los, você pode automatizar na própria ferramenta!

Assim, todo novo inscrito nesse evento é importado para a base automaticamente.

3) Templates: Outro recurso legal, alguns softwares disponibilizam artes prontas e até de graça, para que você monte o seu e-mail. É ótimo para quem não tem um designer ou entende pouco de programação.

4) Biblioteca de imagens: Disponibiliza um banco de imagens para ser utilizado na elaboração do e-mail. Você também pode subir as suas imagens e criar pastas mais organizadas por temas.

5) Segmentação: Conhecendo sua base, você consegue segmentá-la para enviar conteúdo relevante para cada persona, aumentando o engajamento. (O Software de automação de marketing também possui)

6) Relatórios / análises: Funcionalidade muito importante para conseguir entender de forma rápida e eficiência as suas estratégias. Ter permite aplicar correções mais assertivas.

7) Recomendação de produtos: É uma excelente forma de gerar conteúdo baseado no histórico de compras. Uma dica é utilizar produtos relacionados onde a taxa de conversão é 5x maior do que um usuário que nunca comprou.

8) Teste A / B: Você consegue testar e comparar o resultado de uma variável de duas formas diferentes. Isso te ajuda a entender qual teve o melhor resultado!

Dessa forma, você não trabalha com suposições. Por exemplo, você envia um teste com dois modelos de e-mail marketing e entende qual teve maior taxa de abertura. (Software de automação de marketing também possui)

Lading Pages:

1) Templates: Alguns softwares disponibilizam artes prontas e até de graça, para que você monte seu e-mail com mais facilidade. Excelente para quem não tem um designer ou entende pouco de programação.

2) Responsivo: Você cria a sua landing page e quando você a publica, ela automaticamente já está adaptada para qualquer tipo de dispositivo, seja ele desktop, mobile ou tablet.

3) Editor Drag and Drop: É muito bom pela praticidade em montar um e-mail, onde você só precisa, arrastar e soltar e pronto! 

4) Gestão de SEO: Análise de palavras-chave, é indicado a melhor estratégia para impulsionar a pesquisa orgânica nos mecanismos de busca.

5) Analytics: Tenha a análise dos resultados até mesmo em tempo real das estratégias em produção.

6) Teste A / B: Você consegue testar e comparar o resultado de uma variável de duas formas diferentes e entender qual teve melhor resultado, assim não trabalha com suposições, por exemplo, envia um teste com dois modelos de e-mail marketing e entende qual teve maior taxa de abertura. (Software de automação de marketing também possui).

7) Criação de formulário: Crie formulários para captação do Lead de forma consultiva e fácil, a ideia é não precisar de um designer, caso não tenha.

Cada vez mais os softwares de automação vêm se aperfeiçoando trazendo mais funcionalidades para atender todo o ciclo de vendas, incorporando outras categorias, como, CRM, SEO, dentro outras, mas é sempre bom analisar todas as funcionalidades.

Mídias Sociais:

1) Publicação automatizada: Você consegue publicar seu conteúdo no próprio software, sem precisar acessar sua mídia social.

2) Gerenciamento de conteúdo: Gerencie o seu conteúdo de todas as mídias sociais em um único lugar, você ganha tempo e agilidade.

3) Gerenciamento Multi-Conta: Você gerencia todas as suas contas em um único lugar, por exemplo, você tem duas contas em uma mesma mídia social, você consegue gerenciar as duas.

4) Envolvimento do cliente: Saiba como está o engajamento do seu cliente em suas publicações e qual o comportamento dele sobre os objetivos esperados, curtidas, comentários, compartilhamentos.

5) Monitoramento de Mídias Sociais: Monitore todas as suas contas em um único lugar, e os cliques que atraiu oriundos delas.

6) Acompanhamento de marcas: Monitore outras marcas, por exemplo, seus concorrentes e saiba como eles estão posicionados, quais ações estão fazendo. Essa funcionalidade é bem legal para entender seu posicionamento.

7) Agendamento de post: É muito importante essa funcionalidade, com a programação de post, você consegue realizar o agendamento em todas as suas mídias, economizando tempo para a estratégia e inteligência.

Pontos importantes sobre Ferramentas de Automação de Marketing

1) Em alguns softwares são disponibilizados testes gratuitos ou até mesmo versão free, então aproveite para testar e conhecer bem cada uma delas!

2) Se você já utiliza um CRM é muito importante analisar a integração, assim para todo Lead captado, você consegue carregar para seu CRM de forma automática. Essa integração permitirá a ligação entre as áreas de Marketing e Vendas, mantendo o histórico de interações desse contato.

Conheça os melhores CRM’s do mercado!

3) Atenção aos modelos de negócios!
Algumas trabalham por licença/usuário e volumes de contatos únicos por mês. Outras empresas trabalham com preço fixo de acordo com as funcionalidades e volumes de contatos únicos.

Dicas legais sobre Ferramentas de Automação de Marketing

Contrate uma ferramenta de automação de marketing quando tiver seu processo bem definido, em todas as etapas. Caso você ainda não tenha feito isso, sugiro que você trabalhe com cada uma delas separadamente primeiro.

Defina os objetivos (KPI’s) para medir o seu resultado, até mesmo para entender o ganho que o software irá trazer e enxergar o ROI (retorno sobre o investimento).

Se você ainda está na fase da definição do seu processo, sugiro implantar ferramentas que atendam essas etapas. Assim como um software de email marketing, ou para gerir seu conteúdo em mídias sociais.

Qual é a Ferramenta de Automação de Marketing ideal?

Depende! É preciso entender, olhar para os seus processos, seu time de marketing e vendas, antes de escolher por uma ferramenta. Não adianta ter uma ferramenta que tenha mil funcionalidades, que te dê instrumento para decolar, se você não time para executar ações!

Por isso é muito importante analisar as avaliações e depoimentos de outros profissionais e empresas, com cenários parecidos com o seu.

Confira 5 pilares fundamentais para decidir pela Ferramenta de Automação de Marketing certa para você!

#01 – Funcionalidades: Nem sempre a ferramenta mais completa é a melhor, entenda que a melhor é aquela que se encaixa no momento do seu negócio e que atenda às suas necessidades. Ou seja, foque no custo-benefício.

#02 – Usabilidade: Entenda o quanto a ferramenta desejada é fácil e intuitiva. Um dos principais objetivos da automação é ganhar tempo!

#03 – Qualidade: Ter funcionalidades e ser de fácil uso, não significa que tem qualidade, então analise a qualidade de execução das funcionalidades oferecidas.

#04 – Treinamento: Entenda como é feito o treinamento, a carga horária e o conteúdo disponibilizado. Isso para garantir que você ou seu time receberá todo o conhecimento necessário para pilotar o software corretamente. Use tudo pelo que foi contratado.

#05 – Suporte: Um dos itens mais importantes! Entenda exatamente qual o formato oferecido, 24/7, por telefone, e-mail, horário comercial, chat, etc. Se atende o seu modelo de negócio, um dos principais motivos de insatisfação é exatamente o desalinhamento dessa expectativa.

OBS: Você sabia que pode encontrar essas informações na Kmaleon? Acesse e confira! 🎯

Depoimentos de quem usa a Plataforma eleita a Melhor de 2020

Considerações finais

Conheça o seu público como ninguém! O trate da mesma forma como tratou o seu primeiro cliente. Personalize a experiência e o faça se sentir especial.

Acesse a Kmaleon e informe-se sobre as ferramentas de automação de marketing. As opiniões dos clientes e as suas avaliações estão lá. Espero que esse conteúdo tenha o ajudado a entender melhor o potencial da Automação de Marketing.

Sugestão para próxima Leitura:

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