Facebook Shop: Recurso permite criar um E-commerce de Graça

Na última terça-feira, 19 de maio, o Facebook anunciou lançamento do “Facebook Shop”, um recurso gratuito que permite a criação de uma Loja Virtual.

Segundo Mark Zuckerberg, um dos fundadores da rede social, a atualização foi desenvolvida com o objetivo de ajudar os pequenos negócios que estão sofrendo grandes impactos devido a Pandemia do Coronavírus. O objetivo é melhorar a experiência de empreendedores em criar o seu próprio E-commerce e tornar a adaptação ao comércio digital mais fácil.

Além disso, a empresa quer incentivar a cultura da venda online, simplificando a relação de compra e venda pela internet. O pequeno empreendedor poderá usar o Facebook Shops para criar o seu catálogo de produtos no Facebook e no Instagram.

A Loja virtual poderá ser encontrada na página da empresa no Facebook ou no perfil comercial do Instagram.

O recurso também integra os aplicativos de mensagem WhatsApp, Messenger e Instagram Direct, permitindo um ponto de contato e suporte com a loja por meio de mensagens.

A empresa de Zuckerberg também falou sobre o futuro do Facebook Shop, onde será possível compartilhar produtos e lojas através de mensagens privadas. Isso certamente facilitará a divulgação das lojas online e os consumidores poderão fazer compras em bate-papos online via WhatsApp, Messenger e Instagram Direct.

Fonte: Facebook

O plano é trazer mais opções para os empreendedores alcançarem o sucesso em vendas utilizando o Facebook Shop. Seguindo a tendência da interatividade em tempo real, a empresa está desenvolvendo e ampliando os recursos disponíveis no Instagram.

A intenção é que até o final do ano seja possível criar o Instagram Shop em apenas um clique para as empresas que já tiverem o Facebook Shop configurado.

Por enquanto, o Facebook Shop só está disponível nos Estados Unidos.

Porém, a expectativa é que em 2 meses essa novidade já tenha sido lançada em todos os países. O Facebook não confirmou nenhuma data oficial de lançamento do recurso no Brasil.

Como surgiu a ideia do Facebook Shop?

Fonte: Facebook
Fonte: Facebook

Durante o lançamento do novo produto no Youtube, Zuckerberg ressaltou que o Facebook Shop foi a forma que a empresa encontrou para ajudar os pequenos negócios a continuarem vendendo mesmo durante o isolamento social.

Ele também compartilhou dados da pesquisa realizada pelo Facebook em abril, que mostrou que 31% dos pequenos negócios pararam de operar desde o começo da pandemia e que, para os próximos 3 meses, é provável que outros 11% não resistam ao cenário financeiro complicado e encerrem as suas atividades.

A empresa está preocupada com os impactos negativos nos pequenos negócios, pois eles são responsáveis pela maioria dos anúncios criados no Facebook e entregam a maior parte da receita da empresa.

O Facebook Shop foi a forma que a empresa de Mark Zuckerberg encontrou de entregar sucesso e poder nas mãos dos seus clientes, oferecendo soluções que visam acelerar e facilitar a digitalização dos negócios online.

Antes da sua atualização, as páginas de empresas eram apenas para visualização de produtos e conteúdos.

Desde a criação do botão de check-out no Instagram e a constante mudança no comportamento de compra, ficou claro o movimento em direção ao Social Commerce, tornando possível a integração de compras com as redes sociais.

Demonstração do Facebook Shop

Integração com Ferramentas que ajudam a Venda Online

O recurso Facebook Shop pode ser integrado à ferramentas poderosas para as vendas online. Essas empresas parceiras estão com o mesmo objetivo, ajudar os empreendedores nesse momento de tensão.

Saiba quais ferramentas online são parcerias do Facebook Shops e permitem a integração:

  • Shopify
  • BigCommerce,
  • WooCommerce,
  • ChannelAdvisor,
  • CedCommerce,
  • Cafe24,
  • Tienda Nube
  • Feedonomics

Recurso de compras ao Vivo

Recurso de compras ao vivo – Fonte: Facebook
Recurso de compras ao vivo – Fonte: Facebook

O Facebook está testando o recurso de compras ao vivo, onde marcas, empresas e vendedores poderão divulgar em tempo real, durante a transmissão em vídeo, a opção de compra do produto facilitada.

As pessoas que estiverem acompanhando, poderão localizar no canto inferior da tela o produto e efetuar a compra no mesmo instante. A empresa não definiu data de entrega desse recurso para o Instagram, apenas ressaltou que essa função será divulgada nos próximos meses.

Criação de Programas de fidelidade à sua conta do Facebook

Fonte: Facebook

O Facebook também está estudando a criação de um programa de fidelidade baseado em pontos. Com isso, os pequenos negócios poderão criar esse programa com facilidade e disponibilizar recompensas como o desconto em cafés ou produtos que a audiência da loja virtual se interessem.

O que você achou?

E aí, você gostou dessa inovação?

Esse novo recurso, sem dúvidas traz um marco para o comércio online, onde as compras digitais estarão cada vez mais acessíveis aos usuários.

Isso também é uma grande oportunidade para as áreas de Marketing Digital, que mais uma vez precisarão se adaptar às mudanças da transformação digital.

Psiu, faça parte da nossa Comunidade no E-mail! 😍
Receba toda a semana dicas, conteúdos, artigos e muita informação para a gestão do seu negócio.
Basta se inscrever no Formulário abaixo. 🙂

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.