E-mail Marketing: Por que você deve usar?

Ao utilizar o E-mail Marketing você melhora a comunicação e o relacionamento com o seu cliente, além de reduzir o seu custo de aquisição de novos clientes.

O E-mail Marketing é uma forma de se comunicar com o seu cliente e existem diversas estratégias de comunicação e marketing focadas na criação de relacionamentos duradouros com os clientes através desse canal.

O Inbound Marketing é uma delas. Para colocar em prática essas estratégias é necessário a contratação de uma ferramenta de E-mail Marketing, a qual será responsável pela execução das comunicações.

Veja alguns dados que vão te incentivar a utilizar o E-mail Marketing como forma de se comunicar com o seu cliente:

Em 2019, 293.6 Bilhões de E-mails foram enviados e recebidos. (Fonte)

Pelo menos 70% da população brasileira são usuários ativos na internet. (Fonte)

Dentre os usuários ativos na Internet, 94% deles entram na internet com o objetivo de consultar a sua caixa de e-mails. (Fonte)

Os usuários que se inscrevem em E-mails Marketing têm probabilidade 3x maior de compartilhar os conteúdos recebidos nas suas redes sociais do que em outros canais. (Fonte)

Ou seja, você quer engajar o seu cliente, melhorar o relacionamento e aumentar as suas chances de ativação de clientes? Utilize o E-mail Marketing para isso.

Veja o que falaremos neste post:  

O que é E-mail Marketing?      
Como fazer um E-mail Marketing?       
Qual é a melhor ferramenta de E-mail Marketing?

O que é E-mail Marketing?

O que é E-mail Marketing

O E-mail Marketing é um correio eletrônico que está integrado nas estratégias de Marketing Digital como uma forma assertiva de comunicação ao cliente. Imagine que você tenha uma base de leads (clientes com interesse na sua marca).

Quando você cria comunicações que geram valor para ele, você começará a criar um relacionamento mais próximo que, no final das contas, resultará no objetivo principal: a venda.

Mas é importante que antes de enviar uma comunicação em massa, você faça uma segmentação dos seus leads através da criação de um funil de vendas.

Basicamente, você vai identificar em qual estágio prévio da compra o seu lead está e qual é o caminho que ele precisará percorrer até chegar no momento de fechar o negócio.

Você pode fazer alguns tipos de comunicações por e-mail, veja abaixo quais são os tipos de e-mail marketing que existem e qual etapa do funil de vendas ele se encaixa:

Oferta: focado na venda (final de funil).

Promoções: focado na venda (final de funil).

Abandono de carrinho: despertou um interesse pela compra, mas desistiu. Precisa de mais estímulo (meio de funil).

Confirmação de compra: momento o qual a compra foi efetuada e você conquistou a aquisição de um novo cliente. Encaminhe esse contato para a sua base de CRM e continue gerando valor para melhorar o seu índice de recompra.

News Letter: focado em notícias e construção de valor ao cliente (meio e topo de funil). Analise o que os seus consumidores consomem em termos de conteúdo. Quanto mais objetivo for o seu conteúdo, mais ele será voltado para consumidores que estão no meio do funil. Quanto mais abrangente o seu conteúdo for, mais ele será focado nos leads de topo do funil.

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Como fazer um E-mail Marketing?    

Essa etapa exige uma análise prévia sobre a sua base de leads. Você não pode simplesmente disparar comunicações sem pensar e analisar o que de fato esses os consumidores gostariam de receber em termos de informação.

Muito cuidado para não queimar a sua base de contatos. Evite enviar e-mails que não fazem sentido aos usuários, pois eles podem gerar resultados extremamente negativos para a sua marca, resultando em altos índices de cancelamentos, cair no spam e acabar caindo na blacklist.

Você precisa de um planejamento para a sua comunicação via E-mail Marketing.  

Separamos um passo a passo que vai te ajudar a colocar em prática a sua comunicação com os seus leads para alcançar a sua tão sonhada venda.

Construa a sua lista:

Construa o um E-mail Marketing

Ao invés de comprar uma lista, elabore estratégias para conquistá-las. Isso porque, quando você compra uma lista de contatos, as pessoas desta lista não fazem nem ideia de quem você é.

E por consequência disso, ao direcionar uma comunicação para bases de usuários compradas, uma dúvida vai surgir na mente do consumidor:

“Quem é essa marca e como eles conseguiram o meu contato?”

Isso pode gerar consequências negativas para a sua marca.

Ao invés disso, você pode pensar em estratégias de captação de leads tais como as criações de conteúdos e subscrições de pessoas que estão interessadas no que você está gerando de valor para elas.

Outra estratégia que muitas empresas de marketing de conteúdo estão adotando é a criação de ebooks com conteúdos extremamente enriquecedores.

Imagine um assunto que você queira muito saber sendo disponibilizado gratuitamente através de um ebook. Os consumidores estão cientes que essas empresas entrarão em contato com eles e estão de acordo com isso.

Faça uma segmentação da sua base de leads:

E-mail Marketing

Nesta etapa sugerimos que você analise a princípio as personas que foram criadas para a sua marca. Cada persona tem um comportamento e uma jornada de busca por soluções diferentes. Dessa forma, para cada persona, você precisa criar um modelo de comunicação diferente coerente.

Após realizada a segmentação por personas, sugerimos que você execute a segmentação seguindo a estratégia de funil de vendas.

O funil de vendas deve ser pensado em 3 etapas:

1) Topo de Funil (ToFu): despertar a atenção e o interesse das pessoas (primeiros contatos)
2) Meio de Funil (MoFu): prepará-los e amadurecê-los para que eles se sintam seguros de que querem efetuar uma compra.
3) Final de Funil (BoFu): leads com grande oportunidade de efetuar a compra e que estão no momento certo para isso. O desejo da compra já foi despertado através das comunicações criadas nas etapas anteriores.

Determine o nome do seu remetente:

para que serve E-mail Marketing

O nome do remetente é uma das primeiras coisas que os usuários vão olhar quando receber um e-mail marketing. Evite utilizar nomes como “Contato” ou “Empresa X”, pois eles não geram importância e relevância aos olhos dos consumidores.

Quando você coloca o seu nome, ou o nome de uma pessoa de grande importância na sua empresa, o índice de abertura desse e-mail tende a aumentar.

Elabore Headlines (títulos) que despertem interesse:

o que não fazer em E-mail Marketing

Você pode perder um tempo pensando em títulos que despertem a atenção do seu lead. Esse título vai influenciar (e muito) na sua taxa de abertura do seu e-mail.

Separamos uma lista de palavras que não devem constar no seu headline, pois eles podem ser relacionados a spam.

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Crie um template:

crie templates de E-mail Marketing

Pense o seguinte, quando o seu lead abrir o conteúdo, ele vai olhar primeiro todo o e-mail para depois começar a ler o conteúdo que está escrito.

Seja direto no assunto, mostre dados que comprovem a informação que você quer passar e não se esqueça do seu CTA (Call-to-Action).

O CTA é a chamada para a ação, a qual irá redirecionar o seu leitor para alguma página específica de seu interesse. Seja para um conteúdo, para uma compra, para participar de uma campanha, entre outros objetivos que você determinará previamente.

Ps: evite usar muita imagem, isso também pode fazer com que seu e-mail caia na caixa de spam.

PPS: utilize o mail tester para saber se o seu e-mail está bom para ser enviado.

Crie uma periodicidade de envio

E-mail Marketing

Mantenha essa comunicação com o seu cliente de forma periódica, e continue trabalhando para gerar valor a ele de forma recorrente.

Qual é a melhor ferramenta de E-mail Marketing?

Existem diversos softwares no mercado de E-mail Marketing e a decisão por qual deles contratar pode ser uma dúvida cruel. Quando você for buscar por informações, analise o que as pessoas estão falando sobre elas.

Informações como esta não têm objetivos direcionados a vendas, mas mostram a realidade do que a ferramenta te entrega.

Separamos algumas opiniões e depoimentos de clientes sobre as suas ferramentas de E-mail Marketing. Confira abaixo:

Faça uma comparação entre as Ferramentas de E-mail Marketing:

Para facilitar a sua busca por informações preparamos uma comparação das ferramentas de e-mail marketing que foram mais bem avaliadas pelos seus clientes na Kmaleon.

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Obrigada e até a próxima. 😊