Dicas para você melhorar a sua Geração de Leads

A compra de Leads não é uma prática rentável para o seu negócio, é malvista e ainda pode manchar a sua reputação. Separamos algumas dicas que vão te ajudar na captura de Leads para o seu negócio.

A compra de Lead fere a Segurança de Dados dos usuários na Internet e recentemente a Lei Geral de Proteção de Dados constituiu na proibição da comercialização de Leads (GDPR). Sabemos que a geração de Leads qualificados é um grande desafio para as empresas e por isso que por algum momento a compra de Leads pode ter passado pela sua cabeça, porém esse não é o caminho para melhorar a sua conversão.

A partir do momento que você convence o seu consumidor em potencial a entregar os seus dados, significa que ele quer falar com você. Ele quer entender o que você pode proporcionar de valor para ele. Nesse momento, quando há o interesse desse consumidor em você, esse contato que você captou se torna um Lead qualificado.

Em outras palavras, o Lead é um contato de um consumidor que manifestou interesse. Existem diversas maneiras que você pode pensar para conseguir coletar mais Leads para a sua base. Separamos algumas dicas arrasadoras para você coletar Leads e aumentar as suas oportunidades de Negócio.

1 – Crie conteúdos relevantes e pense na sua distribuição para a Geração de Leads:

como gerar novos leads

Não é qualquer conteúdo que você vai criar. Criar conteúdo também exige um planejamento prévio. Entenda as dores do seu público alvo, desenvolva conteúdos valiosos e que sejam interessantes a eles. Compartilhe esses conteúdos de forma segmentada.

Mas como assim segmentada?

Assim como o seu público-alvo é segmentado e você cria diferentes tipos de personas para cada um desses segmentos, crie conteúdos que atenda a cada uma das suas personas.

Esses conteúdos valiosos vão atrair a atenção do seu consumidor em potencial. Quando você investe na construção e distribuição de conteúdo de alta qualidade, você mostra a sua audiência que você entende sobre o assunto, que você é um especialista naquilo que você oferece. Em outras palavras, você passa confiança.  

E quando as pessoas precisarem de produtos ou serviços semelhantes, elas vão recorrer aos especialistas, ou seja, você será uma opção confiável para elas devido ao que você entrega de conhecimento.

E quando falamos de planejamento de conteúdo, estamos também falando de 4 elementos importantes:

Público-alvo
Formato
SEO
Campanhas Patrocinadas

Público-alvo:

geração de leads

Saber o público-alvo é uma das coisas mais importantes para uma empresa e principalmente para trabalhar de forma eficiente a gestão de conteúdos que você vai produzir. É necessário gastar um tempo para compreender de forma clara quem é o seu público alvo, pois se você não tem público bem definido, isso pode atrapalhar o seu planejamento e corre o risco de você não alcançar o resultado esperado.

Você deve entender o que o seu público alvo tem em mente, de forma que a sua audiência foque a sua atenção em você. Para definir para quem será o conteúdo que você criará, você precisa também criar a sua persona. A persona é um personagem criado pela sua empresa o qual representará o seu público-alvo.

O maior desafio é conseguir passar a mensagem e gerar valor real na sua audiência. Mas quando você tem a persona bem estabelecida, esse trabalho fica mais fácil.

Você pode compreender melhor como elaborar uma persona no nosso Ebook sobre Experiência e Sucesso do Cliente. Esse conteúdo o ajudará a compreender como envolver emocionalmente uma audiência e a montar a sua persona com base em dados sobre o seu público-alvo.  

Mas vale lembrar que só uma coisa que você pode fazer para compreender cada vez mais seu público alvo: testar!

Formato do conteúdo:

É o momento que você pode inovar e criar diferentes formatos. Olha alguns exemplos que separamos para você:

Blog
Ebook
Infográficos
Cursos
Vídeos
Webinar

É importante ressaltar que nem toda criação de conteúdo é para Blog, por isso, não se limite apenas a criação de blog posts.

SEO:

Uma das formas de divulgação de conteúdos orgânicos que você deve utilizar é o SEO. O Search Engine Optimization é uma otimização do seu site que tem o intuito de aumentar o tráfego orgânico através das procuras do Google. Através de uma palavra chave que você atribui ao seu conteúdo, ou a página do seu site, você aumenta as chances de ficar bem posicionado nas buscas do Google. Quanto melhor for seu ranqueamento no Google, maior será a quantidade de acessos que você receberá.

Porém, o Google tem vários critérios que analisam a qualidade do seu conteúdo e a relevância dele para as pessoas que estão pesquisando. Por isso, ele não recomendará o seu conteúdo as pessoas se ele não apresentar o que de fatos elas querem saber.

Por isso, faça uma busca rápida no Google sobre a palavra chave que você selecionou e analise o que as pessoas que buscam sobre ela querem saber. Provavelmente isso aparecerá na primeira página da sua pesquisa.

Por exemplo: a palavra-chave SEO, conforme mostrada na imagem abaixo, mostra que as pessoas que buscam por isso querem saber a definição de SEO.

geração de leads

Campanhas Patrocinadas:

As campanhas patrocinadas são excelentes formas de distribuição de conteúdo e podem ser trabalhadas de forma paralela com as suas estratégias de divulgação orgânica. E ter mais um canal de divulgação pode ser uma boa alternativa para aumentar o seu tráfego e aumentar as suas chances de geração de Leads.

geração de leads

Geralmente as campanhas patrocinadas são utilizadas para divulgar ações que exigem que a audiência coloque as suas informações para que ele consuma o conteúdo. Por exemplo: A Kmaleon criou um Ebook sobre os Segredos do E-mail Marketing Perfeito para Ecommerce e criou campanhas patrocinadas desse conteúdo.

Para que a audiência conseguisse adquirir esse ebook gratuitamente, criamos anúncios que o direcionaram para uma Landing Page criada através de uma ferramenta de Automação de Marketing. A partir do momento que a audiência preenchia o formulário que criamos, eles recebiam o Ebook por Email e a geração de Leads foi alcançada.

As campanhas patrocinadas podem ser trabalhadas tanto o Google, quanto nas Redes Sociais. Através do Pixel do Facebook, as empresas conseguem rastrear os usuários e enviar anúncios cada vez mais direcionados. Recentemente o Facebook mudou a política de dados do Facebook atribuindo maior poder aos usuários. Com isso as empresas estão precisando se reinventar e produzir conteúdos mais relevantes em seus anúncios.

2 – Mantenha uma forte estratégia de conteúdo em todos os canais para Geração de Leads:

O conteúdo desempenha um papel muito importante na geração de leads para o seu negócio. Os consumidores estão cada vez mais desligados das formas tradicionais de publicidade e as empresas consideram o Marketing Tradicional cada vez menos eficaz a cada ano que passa.

É através do conteúdo que você vai atrair a atenção e engajamento do seu público alvo com você. É por isso que dizem que conteúdo é o Rei do Marketing Digital. Dessa forma, mantenha uma constância de produções de conteúdos e distribuições em todos os canais que você atua.

Mas cuidado!

Não se perca entre as suas produções de conteúdo e se contente com resultados a curto prazo. O seu objetivo é geração de Leads para promover uma conversão de vendas no futuro, certo? Tudo deve ser pensado em questão de ganhos financeiros e não apenas no aumento de visibilidade.

Por isso, se certifique que os conteúdos estão passando a mensagem certa para a sua audiência e, também, que você está seguindo o caminho certo no seu objetivo principal, ou seja, que o seu negócio está de fato se tornando rentável.

Forneça o conteúdo certo, para o público certo, no momento certo, com os objetivos certo. Essa é a receita para tornar o seu Marketing de Conteúdo uma ação rentável.

3- Não esqueça dos CTAs em todos os conteúdos que você desenvolver para melhorar a geração de Leads:  

Não basta apenas criar conteúdos de qualidade se você não direciona a sua audiência para onde você quer, ou seja, para um ponto de captura de Leads. Esses pontos de captura de Leads serão construídos através de CTAs (Call-to-action) que são chamadas para ações. Esses pontos podem ser um botão, imagem ou uma palavra que contém um link.

Para te ajudar a entender como posicionar os seus CTAs, voltemos para a ação do Ebook sobre os Segredos do Email Marketing Perfeito para Ecommerce que a Kmaleon criou recentemente. A Landing Page com o formulário criado através da ferramenta de automação de marketing foi o ponto de captura do Lead. Porém, diferentes CTAs foram pensados levar para essa página de captura.

Você pode pensar em colocar banners no seu conteúdo no Blog, criar pop-ups em diferentes páginas do seu site e criar backlinks em palavras chaves.  

Outro ponto importante que você deve pensar é em quais informações você gostaria de coletar do seu Lead. É lógico que quanto mais informações sobre eles melhor, mas cuidado para não se empolgar.

Sugestão:

Nome;
Sobrenome;
E-mail;
Telefone / Whatsapp;
Cargo na empresa.

Para criar os seus CTAs, as ferramentas de automação de marketing podem te ajudar.

A automação de marketing é um software muito comum entre os profissionais de marketing digital pois você consegue executar muitas ações nela. É uma ferramenta completa para os profissionais de Marketing Digital.

A nossa recomendação é que você utilize a ferramenta para criar pontos de captura de Leads e também CTAs personalizáveis. A automação de marketing vai te ajudar na criação de landing pages, pop ups (algumas ferramentas) e na administração de conteúdos para o seu blog. Além disso, você consegue integrar e executar ações nas suas mídias sociais na mesma plataforma.

geração de leads

Separamos algumas dicas de mensagens persuasivas para trabalhar nos seus CTAs. Com essas dicas você pode aumentar as suas chances de captura de Leads:

CTAs visíveis e fáceis de achar:

Uma estratégia para melhorar a sua captura de Leads é trabalhar com CTAs fáceis de serem encontrados nos conteúdos que você criou.

Crie um senso de urgência:

Fale para a sua audiência através de um pop up, por exemplo, que uma oferta vai acabar e que se ele quiser aproveitar ele terá que dar o nome e o email, por exemplo. Não deixe a sua audiência se esquecer de você.

Garanta que o CTA seja orientado para a sua ação:

Certifique-se que o seu CTA está de fato entregando o prometido a sua audiência. Não existe nada pior do que uma quebra de expectativa como um Ebook que nunca chega no Email, por exemplo.

Para induzir que a sua audiência clique no seu CTA, recomendamos que você utilize CTAs que remetam aos benefícios que seu público-alvo receberá ao responder ao seu CTA. Isso o tornará muito mais convidativo para seus possíveis clientes potenciais.

Conclusão:

Criar conteúdo vai ajudar você a expandir o seu negócio!

E as ferramentas de automação de marketing serão os seus aliados mais importantes nessa jornada. A Kmaleon consolida em uma plataforma as opiniões dos clientes das ferramentas de diferentes categorias, inclusive de automação de marketing.

Informe-se sobre as opiniões e depoimentos dos clientes que usam as ferramentas de automação de marketing.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido enriquecedor para você. Separamos outros conteúdos muito legais que poderão te ajudar também.

Obrigada e até a próxima.