8 Dicas Matadoras de Como criar um Email Marketing Perfeito

Veja o passo a passo de Como Criar um Email Marketing de Sucesso.
Melhore a Taxa de Abertura e Cliques dos seus Emails.

Acertar na estrutura de Email Marketing é o primeiro passo para elaborar campanhas de Marketing de sucesso. Se você não souber os mecanismos e as dicas mais importantes de comunicação via Email, mesmo que você elabore campanhas incríveis, elas podem não gerar o retorno sobre investimento desejado (ROI).

como criar um email

Se você ainda não está convencido que as comunicações via Email Marketing são fundamentais para o seu negócio e para as suas campanhas de Marketing, veja as estatísticas abaixo:

Em 2019, cerca de 293,6 bilhões de Emails foram enviados e recebidos em todo o mundo. E não é só isso. Em média foram recebidos e enviados 804 milhões de Emails por dia.

E a estimativa é que esse número continue crescendo ainda mais. Até 2023, a estimativa é que sejam enviados cerca de 347,3 bilhões de e-mails.

Além disso, quero te mostrar o quanto campanhas bem elaboradas podem ser lucrativas para você. Para cada $1,00 investido em Email Marketing, a média de ROI é de $38,00.

Para elaborar um Email Marketing de sucesso, separamos em alguns tópicos que vão te ajudar a estruturar o seu Email Marketing, seja qual for o tipo de ação que você for tomar.

1) Nome do Remetente do seu Email Marketing:

O nome do remetente pode parecer apenas um pequeno detalhe para você, mas ele é extremamente importante para melhorar o índice de abertura do seu Email.

Quando o Email já foi aberto, ele fica posicionado conforme a imagem abaixo. Confira.

Quando você usa o seu nome de fato, ou o nome de alguém importante dentro da sua empresa, o seu email chama mais atenção na caixa de entrada do seu Lead.

Um erro muito comum das empresas é colocar e-mails como contato@nomedaempresa.com.br, ou somos@nomedaempresa.com.br, ou noreply@nomedaempresa.com.br.

Se coloque na posição de quem vai receber um email. Quando vemos na nossa caixa de entrada o nome da empresa ao invés do nome de uma pessoa importante, no mesmo momento já imaginamos que é algo corporativo e que pode estar associado a venda.

E isso pode despertar o desinteresse nesse email para quem está lendo. Imagine a quantidade de Emails promocionais que essa pessoa recebe por dia. Você pode acabar sendo apenas mais um email desnecessário para ele.

Por isso, evite nomes corporativos. Utilize nomes de pessoas!

2) Assunto do E-mail:

como criar um email assunto

O assunto do seu email marketing é o fator mais importante para que o seu Lead abra o seu Email.

Isso porque o assunto será uma das primeiras coisas que ele vai observar ao receber um Email, por isso, esse título deve despertar o interesse do Lead em abrir.

Para motivá-lo a querer abrir, você pode trabalhar com títulos que chamem a atenção, pensando em headlines que despertem a curiosidade, sentimento de urgência, uma oferta imperdível, alguma novidade muito legal para ele, ou contar uma história.

Lembre-se: o que mais motiva as pessoas a abrirem seus Emails é mostrar para elas soluções de algum problema que elas possam ter.

Confira as dicas matadoras para o título do seu Email:

Prometa a Solução de um Problema
Ex: Como Ganhar Mais Seguidores no Instagram

Utilize cerca de 6 Palavras no Título

Utilize Listas e Inclua Números:
Ex: 21 Maneiras de Dobrar seu Tráfego

Seja específico, evite assuntos Genéricos
Ex: Como Melhorar a Taxa de Abertura do Email

Desperte a curiosidade, pessoas são curiosas:
Ex: 7 Benefícios do Chá Verde (#Você vai se Surpreender)

Mostre Evidências, pessoas querem fatos comprovados:
Ex: 10 Maneiras Comprovadas para Perder Peso

O fator mais importante para melhorar a taxa de abertura de um e-mail é o assunto. Por isso, invista a maior parte do seu tempo para criar um assunto que chame atenção.

3) Palavras que devem ser Evitadas:

Existem algumas palavras que devem ser evitadas para a construção do seu E-mail Marketing. Veja quem são elas.

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4) Conteúdo do Email Marketing:

como criar um email conteúdo

Assim que o Email foi aberto, você tem cerca de 3 a 4 segundos para chamar a atenção e despertar o interesse do seu Lead para a leitura do conteúdo completo.

Lembre-se que o seu objetivo é despertar o interesse do seu cliente para fazer alguma ação, seja visitar uma página, participar de um sorteio, ou efetuar uma compra.

Personalize o seu E-mail Marketing com o nome da pessoa.
Ex: “Oi João, tudo bem com você?”

Quando você utiliza ferramentas de Email Marketing, como a Mailbiz, você pode atribuir uma variável para colocar o primeiro nome da pessoa. No conteúdo do seu Email Marketing, seja claro, breve e objetivo no seu discurso.

Facilite a sua compreensão e mostre nos primeiros 50 caracteres o que é mais interessante para o seu Lead. Não deixe o melhor para o final.

Lembre-se: quem são os seus clientes e o quanto eles gostam de ler? Eles estão com vontade de comprar naquele momento?

5) Acerte no Tempo de envio do Email Marketing:

como criar um email marketing

Para o seu E-commerce, sugerimos que você confira os pedidos recebidos para cada hora do dia. A partir disso, identifique qual é o horário de pico de compras na sua loja virtual. Geralmente esses horários são os que mais funcionam para o envio de emails.

Essa ação te ajudará a aumentar a recorrência de compra no seu negócio.

OBS: a Mailbiz é uma Ferramenta de Email Marketing especialista em e-commerces. Saiba o que os seus clientes falam sobre ela.

6) Imagens no Email: devo ou não colocar?

Você pode usar algumas imagens no seu email marketing, porém, com cautela. Jamais envie um Email Marketing que seja composto apenas de imagens, pois certamente ele cairá na caixa de SPAM.

Além disso, alguns provedores bloqueiam as imagens, então se o seu Email tiver apenas imagens, o leitor com a imagem bloqueada não conseguirá saber do que se trata.

Veja algumas estatísticas abaixo:

67% das imagens são bloqueadas por padrão em Emails abertos no Desktop.

100% das imagens são bloqueadas por padrão em Emails abertos no Webmail.

80% das imagens são bloqueadas por padrão em Emails abertos em dispositivos móveis.

Para fugir desse problema, você pode adicionar um “texto alternativo” na tag de Imagem do HTML do seu e-mail, para descrever sobre o que se trata a imagem.

Assim, quando uma imagem for bloqueada pelo servidor de e-mail do usuário, esse “texto alternativo” que descreve a imagem é exibido. Dessa forma você garante que a mensagem seja passada de uma forma ou de outra.

Nas figuras abaixo, você pode ver como trabalhar com imagens no seu Email Marketing. Veja que, mesmo com a foto bloqueada, você percebe que a mensagem é entregue com o mesmo padrão de qualidade.

Observação: Quando você utiliza elementos de design muito sofisticados, com imagens bonitas e GIFs animados, é provável que o seu Email seja direcionado para guias ou pastas de promoções.

E isso pode não ser tão interessante para você, pois o seu melhor cenário é que seus Emails caiam na caixa principal.

Por isso, você precisa encontrar um equilíbrio entre textos simples, diretos e pelo menos um pouco pessoal, mas também sofisticado o suficiente para atrair atenção sem que seja direcionado para a caixa de Emails promocionais (ou Spam).

7) CTA (Call to Action = Chamada para ação)

O CTA é uma chamada para ação como se inscrever em uma newsletter, baixar algum material rico, se cadastrar para um evento, comprar, ou ir para alguma outra página. Pode ser em formato de link no texto, botão, banner, etc.

É tudo o que instiga o usuário a dar um próximo passo.

Por isso, o seu CTA deve estar alinhado com a sua estratégia e objetivo do envio do Email Marketing.

Veja o exemplo abaixo do Booking.com

como criar um email booking.com

O CTA no caso está no Botão “Tem interesse? Saiba mais”.

O call-to-action deve ter uma mensagem interessante que faça com que a pessoa clique. Mas é importante lembrar das palavras que devem ser evitadas.

Um CTA aplicado corretamente pode impulsionar de forma positiva e impulsionar a venda. 

Por isso, faça um teste A/B e investigue quais mensagens, cores, posições do CTA dão mais certo com a sua persona. Não existe uma regra para o CTA, pois o comportamento do público varia de acordo com o segmento e com o a sua persona.

Seja criativo!

Utilize mensagens que chamem a atenção do seu público, que desperte o interesse.

Exemplos:

“Frete Grátis”
“Restaurar meu Carrinho”
“Escreva uma Avaliação”
“Assista o Trailer”

8) Teste o seu Email

Antes de enviar um Email Marketing, você deve analisar quais são os riscos que ele tem de cair no SPAM. Por isso, você deve testá-lo e identificar o que deve ser melhorado para que o seu Email chegue na caixa de entrada do seu Lead.

Indicamos o Mail-tester para validar se o seu e-mail tem ou não chances de cair na caixa de SPAM. Para usá-lo é bem simples. Acesse mail-tester.com, copie o endereço de e-mail que aparece na tela e envie o seu e-mail marketing para esse endereço.

Esse e-mail apresentado na tela inicial da ferramenta é um endereço de e-mail temporário e serve apenas para testar a pontuação do conteúdo do seu e-mail (headline do assunto e texto do e-mail).

Em seguida, retorne à tela do Mail-tester e clique no botão para checar o score do seu e-mail marketing. Feito isso a ferramenta vai te apresentar o score (de 0 a 10) e se tiver o que melhorar, a plataforma te apresenta uma lista com os pontos de correção.

como criar um email teste

Qual ferramenta de Email Marketing usar?

Um dos pontos principais para executar com eficiência ações de Email Marketing para o seu e-commerce é a escolha da ferramenta adequada.

Existem diversas plataformas que oferecem diferentes funcionalidades, por isso, antes de sair pesquisando qual usar, recomendamos que você entenda quais são as funcionalidades essenciais que um software de Email Marketing para E-commerce precisa ter:

Temos uma lista de funcionalidades básicas para te mostrar:

  • Gerenciamento de Lista de Contatos (Leads)
  • Realizar Teste A/B
  • Gerar Relatórios
  • Oferecer Diferentes Templates para criação de Emails
  • Automação de E-mail
  • Opções de Inscreva-se e Cancelar Inscrições
  • Biblioteca de Imagens
  • Política contra Spam

Sabendo o que uma ferramenta de e-mail marketing precisa ter para atender as demandas do seu E-commerce, recomendamos que você avalie além das informações disponíveis nos sites das plataformas.

Procure saber o que os clientes de cada plataforma falam de positivo e negativo sobre a experiência com cada ferramenta. Essas avaliações vão te ajudar a definir a ferramenta certa para usar, além de evitar dores de cabeça e desalinhamentos de expectativas no futuro.

O Software mais bem avaliado hoje de Email Marketing pelos seus clientes é a mailbiz.

O mercado que a Mailbiz atende é para Plataformas de Ecommerce, seja qual for o segmento de atuação. Ela promete aos seus clientes um aumento de vendas através de comunicações via Email Marketing.

Para cumprir com a sua promessa e ajudar os seus clientes no aumento de vendas, a empresa conta com uma área de Customer Success. O objetivo da empresa é promover o sucesso dos Ecommerces dos seus clientes utilizando a plataforma de Email Marketing para isso.

Além do atendimento e da preocupação com o sucesso da gestão de Email da empresa, a Mailbiz também oferece integrações com o Google Analytics.

Confira na página da Mailbiz o que os clientes estão falando sobre ela e informações adicionais sobre os preços, planos e condições exclusivas.

Veja alguns depoimentos de quem usa a Mailbiz

“Melhor ferramenta de e-mail marketing do mercado” 
Veja o depoimento completo 

“Gostei demais da ferramenta.” 
Veja o depoimento completo 

“Não é apenas um disparador de e-mail, mas um parceiro do negócio!” 
Veja o depoimento completo 

Conclusão:

Com essas dicas acima você tem os conhecimentos necessários para fazer com que as suas Campanhas de Marketing alcancem a caixa de entrada do seu Lead e não se perca no Spam.

Com as abordagens criativas e que despertem o interesse da sua persona, você consegue fazer com que as taxas de abertura dos seus Emails sejam maiores, até mesmo maiores do que as médias de mercado.

Quando você possui uma base qualificada de Leads e uma comunicação assertiva, o resultado será de fato altas taxas de abertura e de clique.  

Mas antes de elaborar as comunicações via Email, você deve entender o seu público alvo, o que eles gostam de fato, o que eles consomem de informação e conteúdo.

Reunimos em um material extremamente rico, os Segredos do E-mail Marketing Perfeito para E-commerce! Faça o download gratuitamente.

Sugestão para próxima Leitura

Obrigada e até a próxima 🙂

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