8 Dicas Matadoras de Como criar um Email Marketing Perfeito

Veja o passo a passo de Como Criar um Email Marketing de Sucesso.
Melhore a Taxa de Abertura e Cliques dos seus Emails.

Acertar na estrutura de Email Marketing é o primeiro passo para elaborar campanhas de Marketing de sucesso. Se você não souber os mecanismos e as dicas mais importantes de comunicação via Email, mesmo que você elabore campanhas incríveis, elas podem não gerar o retorno sobre investimento desejado (ROI).

como criar um email

Se você ainda não está convencido que as comunicações via Email Marketing são fundamentais para o seu negócio e para as suas campanhas de Marketing, veja as estatísticas abaixo:

Em 2019, cerca de 293,6 bilhões de Emails foram enviados e recebidos em todo o mundo. E não é só isso. Em média foram recebidos e enviados 804 milhões de Emails por dia.

E a estimativa é que esse número continue crescendo ainda mais. Até 2023, a estimativa é que sejam enviados cerca de 347,3 bilhões de e-mails.

Além disso, quero te mostrar o quanto campanhas bem elaboradas podem ser lucrativas para você. Para cada $1,00 investido em Email Marketing, a média de ROI é de $38,00.

Para elaborar um Email Marketing de sucesso, separamos em alguns tópicos que vão te ajudar a estruturar o seu Email Marketing, seja qual for o tipo de ação que você for tomar.

1) Nome do Remetente do seu Email Marketing:

O nome do remetente do seu Email Marketing pode parecer apenas um pequeno detalhe para você, mas ele é extremamente importante para melhorar o índice de abertura do seu Email.

Esse nome vai aparecer próximo do Email, conforme na imagem abaixo.

como criar um email rementente

Quando o Email já foi aberto, ele fica posicionado conforme a imagem abaixo. Confira.

como criar um email nome

Quando você usa o seu nome de fato, ou o nome de alguém importante dentro da sua empresa, o seu email chama mais atenção na caixa de entrada do seu Lead.

Um erro muito comum das empresas é colocar e-mails como contato@nomedaempresa.com.br, ou somos@nomedaempresa.com.br, ou noreply@nomedaempresa.com.br.

Se coloque na posição de quem vai receber um email. Quando vemos na nossa caixa de entrada o nome da empresa ao invés do nome de uma pessoa importante, no mesmo momento já imaginamos que é algo corporativo e que pode estar associado a venda.

E isso pode despertar o desinteresse nesse email para quem está lendo. Imagine a quantidade de Emails promocionais que essa pessoa recebe por dia. Você pode acabar sendo apenas mais um email desnecessário para ele.

Por isso, evite nomes corporativos. Utilize nomes de pessoas!

2) Assunto do E-mail:

como criar um email assunto

O assunto do seu email marketing é o fator mais importante para que o seu Lead abra o seu Email.

Isso porque o assunto será uma das primeiras coisas que ele vai observar ao receber um Email, por isso, esse título deve despertar o interesse do Lead em abrir.

Para motivá-lo a querer abrir, você pode trabalhar com títulos que chamem a atenção, pensando em headlines que despertem a curiosidade, sentimento de urgência, uma oferta imperdível, alguma novidade muito legal para ele, ou contar uma história.

Lembre-se: o que mais motiva as pessoas a abrirem seus Emails é mostrar para elas soluções de algum problema que elas possam ter.

Confira as dicas matadoras para o título do seu Email:

Prometa a Solução de um Problema
Ex: Como Ganhar Mais Seguidores no Instagram

Utilize cerca de 6 Palavras no Título

Utilize Listas e Inclua Números:
Ex: 21 Maneiras de Dobrar seu Tráfego

Seja específico, evite assuntos Genéricos
Ex: Como Melhorar a Taxa de Abertura do Email

Desperte a curiosidade, pessoas são curiosas:
Ex: 7 Benefícios do Chá Verde (#Você vai se Surpreender)

Mostre Evidências, pessoas querem fatos comprovados:
Ex: 10 Maneiras Comprovadas para Perder Peso

O fator mais importante para melhorar a taxa de abertura de um e-mail é o assunto. Por isso, invista a maior parte do seu tempo para criar um assunto que chame atenção.

Veja mais alguns exemplos:

Mais de 90% Off nos Produtos mais Vendidos em 3…2…1…

Nós finalmente conseguimos… finalmente

3) Palavras que devem ser Evitadas:

Existem algumas palavras que devem ser evitadas para a construção do seu E-mail Marketing. Veja quem são elas.

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4) Conteúdo do Email Marketing:

como criar um email conteúdo

Assim que o Email foi aberto, você tem cerca de 3 a 4 segundos para chamar a atenção e despertar o interesse do seu Lead para a leitura do conteúdo completo. Lembre-se que o seu objetivo é despertar o interesse do seu cliente para fazer alguma ação, seja visitar uma página, participar de um sorteio, ou efetuar uma compra.

Confira as dicas matadoras que separamos para você.

Personalize o seu E-mail Marketing com o nome da pessoa.
Ex: “Oi João, tudo bem com você?”

Quando você utiliza ferramentas de Email Marketing, você pode atribuir uma variável para colocar o primeiro nome da pessoa. Assim, você poderá enviar para a sua base, emails personalizados.

No conteúdo do seu Email Marketing, seja claro, breve e objetivo no seu discurso.  

Facilite a sua compreensão e mostre nos primeiros 50 caracteres o que é mais interessante para o seu Lead. Não deixe o melhor para o final.

Lembre-se: quem são os seus clientes e o quanto eles gostam de ler? Eles estão com vontade de comprar naquele momento?

5) Tempo de envio do Email Marketing:

como criar um email marketing

O tempo de envio é extremamente importante principalmente pensando nos Ecommerces. Existe sempre o momento mais adequado para enviar os Emails, porém essa hora depende muito do perfil do seu público alvo.

Por isso, se você for um Ecommerce, a nossa sugestão é que você confira os pedidos que você recebe para cada hora do dia. A partir disso, identifique qual é o horário de pico de compra da sua loja virtual.

Geralmente esses horários são os que normalmente mais funcionam para o envio de e-mails.

Dica de ouro: agende os seus e-mails para um pouco antes dos horários de picos de compra do dia.

Você também pode testar outros horários com base nos horários de maior tráfego do seu Ecommerce.

Acesse a sua ferramenta de Analytics e veja quais são os horários que você recebe mais visitas.

6) E-mails com imagens no seu Email:

Jamais envie um Email Marketing que seja composto apenas de imagens, pois certamente ele cairá na caixa de SPAM.

Além disso, alguns provedores bloqueiam as imagens, então se o seu Email tiver apenas imagens, o leitor com a imagem bloqueada não conseguirá saber do que se trata.

Veja algumas estatísticas abaixo:

67% das imagens são bloqueadas por padrão em Emails abertos no Desktop.

100% das imagens são bloqueadas por padrão em Emails abertos no Webmail.

80% das imagens são bloqueadas por padrão em Emails abertos em dispositivos móveis.

Para fugir desse problema, você pode utilizar imagens e colocar no HTML da imagem (“Atl text”) um texto descrevendo do que ela se trata. Assim, quando uma imagem for bloqueada, essa mensagem contida no HTML aparecerá e continuará passando a mensagem que você gostaria que a imagem passasse.

Na imagem abaixo, você pode ver como trabalhar com um Email Marketing com imagem. Mesmo com a imagem bloqueada, você percebe que a mensagem é entregue com o mesmo padrão de qualidade.

Observação: Quando você utiliza elementos de design muito sofisticados, com imagens bonitas e GIFs animados, é provável que o seu Email seja direcionado para guias ou pastas de promoções.

E isso pode não ser tão interessante para você, pois o seu melhor cenário é que seus Emails caiam na caixa principal.

Por isso, você precisa encontrar um equilíbrio entre textos simples, diretos e pelo menos um pouco pessoal, mas também sofisticado o suficiente para atrair atenção sem que seja direcionado para a caixa de Emails promocionais (ou Spam).

7) Chamada para Ação (Call-to-Action)

O CTA é um link que te leva para uma outra página, para executar algum outro tipo de ação.

Seja qual for o seu Email, você sempre deve ter uma chamada para ação. O seu CTA pode ser um link em um texto, em um botão ou em uma imagem que redirecione o seu Lead para onde você quer que ele vá.

Por isso, o seu CTA deve estar alinhado com a sua estratégia e objetivo do envio do Email Marketing.

Veja o exemplo abaixo do Booking.com

como criar um email booking.com

O CTA no caso está no Botão “Tem interesse? Saiba mais”.

O call-to-action deve ter uma mensagem interessante que faça com que a pessoa clique. Mas é importante lembrar das palavras que devem ser evitadas.

Um CTA aplicado de uma forma correta, pode impulsionar de forma positiva e impulsionar a venda. 

Por isso, faça um teste A/B e investigue quais mensagens, cores, posições do CTA dão mais certo com a sua persona. Não existe uma regra para o CTA, pois o comportamento do público varia de acordo com o segmento e com o a sua persona. Dessa forma, seja criativo.

Utilize mensagens que chamem a atenção do seu público, que desperte o interesse.

Exemplos:

“Frete Grátis”
“Restaurar meu Carrinho”
“Retomar minha Compra”
“Resumo de Compra”
“Escreva uma Avaliação”
“Assista o Trailer”

8) Teste o seu Email

Antes de enviar um Email Marketing, você deve analisar quais são os riscos que ele tem de cair no SPAM. Por isso, você deve testá-lo e identificar o que deve ser melhorado para que o seu Email chegue na caixa de entrada do seu Lead.

A ferramenta que sugerimos para teste é o Mail-tester. Para utilizá-lo é bem simples. Basta você enviar o seu Email Marketing para o endereço de email que eles te mostram na tela. E seguida, ele já te mostrará a nota do seu Email e o que você pode melhorar.

como criar um email teste

Os Melhores Software de Email Marketing

Após as dicas que para a criação de um Email Marketing de sucesso, o próximo passo é colocar a mão na massa e começar a procurar por ferramentas de Email Marketing que o auxilie nessa execução.

A busca pela ferramenta ideal pode não ser tão simples, por isso, resolvemos tentar simplificar a sua procura mostrando quem são as ferramentas de Email Marketing bem avaliadas pelos seus clientes.

Ficou curioso? Olha a comparação das 4 ferramentas mais bem avaliadas pelos seus clientes na plataforma da Kmaleon.

O Software mais bem avaliado hoje de Email Marketing pelos seus clientes é a mailbiz.

O mercado que a Mailbiz atende é para Plataformas de Ecommerce, seja qual for o segmento de atuação. Ela promete aos seus clientes um aumento de vendas através de comunicações via Email Marketing.

Para cumprir com a sua promessa e ajudar os seus clientes no aumento de vendas, a empresa conta com uma área de Customer Success. O objetivo da empresa é promover o sucesso dos Ecommerces dos seus clientes utilizando a plataforma de Email Marketing para isso.

Além do atendimento e da preocupação com o sucesso da gestão de Email da empresa, a Mailbiz também oferece integrações com o Google Analytics.

Confira na página da Mailbiz o que os clientes estão falando sobre ela e informações adicionais sobre os preços, planos e condições exclusivas.

Conclusão:

Com essas dicas acima você tem os conhecimentos necessários para fazer com que as suas Campanhas de Marketing alcancem a caixa de entrada do seu Lead e não se perca no Spam.

Com as abordagens criativas e que despertem o interesse da sua persona, você consegue fazer com que as taxas de abertura dos seus Emails sejam maiores, até mesmo maiores do que as médias de mercado.

Quando você possui uma base qualificada de Leads e uma comunicação assertiva, o resultado será de fato altas taxas de abertura e de clique.  

Para administrar melhor a sua base de Leads e automatizar os seus Emails, sugerimos que você utilize Softwares de apoio, tais como de Email Marketing e de Automação de Marketing.

Mas antes de elaborar as comunicações via Email, você deve entender o seu público alvo, o que eles gostam de fato, o que eles consomem de informação e conteúdo. Por isso, invista tempo para entender o seu público e entregue experiências incríveis aos seus clientes.

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Obrigada e até a próxima 🙂

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