Clientes: O lucro do seu negócio está na recompra

Todos os dias queremos novos clientes, dormimos e acordando pensando em estratégias de marketing e vendas, que nos ajude a apresentar o nosso negócio a novos públicos.

Essa busca desenfreada por novos clientes faz com que muitos lojistas esqueçam do seu principal ativo: sua base de clientes atuais.

Apresentar o nosso negócio a um novo cliente gera custo: investimento em campanhas pagas em buscadores, redes sociais, parceria com influenciadores, entre outros. Além disso, a menor parte do público que acessa a nossa loja faz alguma compra.

Hoje a média de taxa de conversão (percentual de compradores comparado ao número de visitas em seu site) no brasil é de 1,5%, ou seja, de cada 200 visitas apenas 3 compras serão realizadas. Logo, deixaremos para trás o maior número de possíveis clientes.

Ao longo do tempo de um negócio, é construída uma base de clientes, podem ser eles ativos ou inativos, mas todos eles já viveram a experiência completa de comprar um produto em sua loja.

A lucratividade de um negócio digital está em manter ativos o maior número possível de clientes, que já viveram a experiência de comprar em sua loja.

Você pode fazer isso de diferentes formas, deixarei aqui 3 estratégias simples de serem implementadas em seu negócio hoje.

#01 – Segmentação de sua base de clientes

Fonte Freepik

O primeiro passo para ter o maior número de clientes ativos em sua base é entender os perfis de cada comprador e segmentá-lo. Entenda que por mais que seu público seja semelhante, seus clientes compraram de você por motivos muito específicos.

Uma loja de produtos para beleza por exemplo, pode ter uma base de clientes segmentada por tipo de pele: pele seca, pele oleosa, proteção solar, todas essas poderiam ser segmentações baseadas no comportamento do cliente, fazendo com que você envie a mensagem certa baseada em seu perfil.

#02 – Crie Frequência da sua comunicação com os clientes

Fonte:Freepik

Os clientes querem se sentir especiais, seja na jornada de compra de qualquer produto ou na relação com as marcas que consomem. Ter uma frequência nessa comunicação é super importante.

Defina um período em que você enviará e-mails e respeite essa frequência, isso fará sua marca fique na memória do seu cliente e não deixará ele esquecer a boa experiência que viveu quando consumiu seus produtos.

Você irá perceber a efetividade dos seus e-mails, quando mantiver uma distância curta entre cada disparo e principalmente quando respeitar essa frequência.

#03 – Não fale só sobre produtos com seus clientes

Fonte: Freepik

Seu cliente espera da sua marca muito mais do que apenas “promoções e descontos exclusivos”. Hoje as marcas estão cada vez mais humanizadas e os consumidores enxergam nas marcas um “especialista” sobre o assunto dentro do mercado em que atuam.

Seguindo o mesmo exemplo de uma loja de produtos de beleza, mais do que indicar o melhor produto de tratamento para o rosto ou o melhor shampoo para o cabelo, sua missão é oferecer um conteúdo rico para sua base, como por exemplo, as tendências e cortes de cabelo para esse ano.

Faça isso por e-mail, redes social, seja qual for o canal, se posicione como especialista no mercado em que atua e nos mercados relacionados, use e abuse das parcerias e co-criações com outros especialistas.

Acredito que com essas 3 estratégias, você está mais perto do seu cliente e sem dúvida começará um relacionamento de longo prazo com a sua base.

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