Checkout: Como Recuperar os Clientes que saíram da sua loja sem comprar

Qual loja online nunca teve um abandono de carrinho durante o checkout?

Quem vende pela internet sabe o desafio de criar campanhas de tráfego, seja ele pago ou orgânico, para geração de audiência em sua loja virtual. Além do desafio ser grande, temos ainda uma taxa de conversão baixa na maioria dos casos.

A taxa de conversão média no Brasil hoje é de 1,5%, ou seja, de cada 200 visitas em média serão realizadas apenas 3 vendas.

Embora esse número seja baixo, em alguns segmentos, ele pode ser ainda menor do que a média nacional, por isso é importante conhecer as alternativas e ferramentas para aumentar essa taxa e reter alguns dos clientes que abandonaram a loja antes de finalizar um pedido.

Recuperação de Abandono de Carrinho

Fonte: Freepik

A primeira funcionalidade é a recuperação de carrinho. Hoje a maioria das plataformas de e-commerce possuem soluções nativas ou integradas para identificar os clientes que colocaram produtos no carrinho e por algum motivo não finalizaram aquele pedido.

As plataformas conseguem através do e-mail de contato, e das informações dos produtos deixadas no carrinho, enviar um e-mail marketing direcionado apenas para esses clientes que não finalizaram a compra.

Com textos direcionados e específicos, parte desses clientes acabam sempre voltando. Umas das alternativas também é utilizar descontos ou benefícios que não estavam disponíveis em um primeiro momento, deixando claro que, caso o cliente volte e efetue a compra, as condições serão mais interessantes do que aquela realizada inicialmente.

Recuperação de Boleto

O meio de pagamento, boleto bancário, ainda é muito utilizado no Brasil. Mas os clientes, em sua maioria (média de 40% deles) geram boletos e não realizam o pagamento.

É um comportamento muito comum, pois depois que o boleto é gerado, os clientes acabam avaliando a real necessidade daquela compra. Isso acontece principalmente nos segmentos que realizam venda por impulso, onde essa taxa pode ser ainda maior.

Mas assim como os carrinhos, as ferramentas também enviam e-mail lembrando os clientes que geraram os boletos. São realmente ferramentas eficientes, pois utilizam regras automatizadas para sempre lembrá-lo sobre o boleto gerado, ressaltando que está perto do vencimento ou falando sobre o vencimento desse boleto. 

Você pode oferecer ao cliente que teve o boleto recentemente vencido para resgatar as suas compras criando um novo pedido com as mesmas condições comerciais de antes.

Os meios de pagamento podem ser facilitados quando utilizadas as ferramentas certas. Por isso, pesquise e entenda o que a sua ferramenta de meios de pagamento oferece para a sua loja virtual. Consulte a opinião de quem já usou aquela ferramenta através de plataformas de reputação como a Kmaleon.

Deixe um e-mail e ganhe um desconto

Por último, outra forma eficiente de reter essas visitas que não efetuaram uma compra, é capturando informações, de preferência o E-mail. Essa captura acontece quando você oferece algum benefício comercial e alguns exemplos mais comuns são cupons de desconto e frete grátis na primeira compra.  

Uma das formas mais comuns é utilizar os famosos pop-ups, seja na tela de abertura do site ou um campo que fique sempre à disposição do cliente para impulsionar a criação do cadastro.

Essa troca de informação, por algum benefício, fará com que a sua base de e-mails aumente cada vez mais e que você encontre o momento certo para realizar a venda.

Nem sempre a visita do cliente acontece quando ele está disposto a comprar de você, por isso, vale a pena usar técnicas de nutrição para movimentá-lo para o estágio de compra ideal. Essa técnica faz parte da estratégia de Funil de Vendas muito utilizada em Inbound Marketing, que pode render bons frutos de vendas as lojas virtuais.

Por isso, um grande diferencial entre as plataformas de E-commerce é manter um relacionamento com a sua base de contatos, oferecendo conteúdos relevantes e a atenção que o seu Lead deseja.

Conclusão:

Seja qual for a estratégia para a sua loja online, conte sempre com a ajuda de tecnologias para impulsionar e tornar automatizada as suas ações. Para ações como abandono de carrinho e de envio de e-mail marketing, por exemplo, você pode contar com a ajuda de softwares de Automação de Marketing.

Antes de contratar qualquer ferramenta, faça uma busca sobre o que os seus clientes estão falando sobre ela. Entenda com essas avaliações se vale a pena utilizá-la. Essas informações você pode consultar em plataformas de reputação de softwares, como a Kmaleon por exemplo.

Recuperar clientes com ações fora da loja virtual é uma estratégia que todo E-commerce deve executar. Por isso, ao aplicar as dicas desse conteúdo, certamente você terá um aumento de vendas no seu comércio online.

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