Capacitação e Treinamento: tudo o que você precisa saber

Invista na capacitação e treinamento da sua equipe interna e melhore a experiência do seu cliente.

O objetivo de investir na capacitação e treinamento de um colaborador da empresa é prepará-lo para um determinado desafio, ou seja, acreditar no potencial desse funcionário e motivá-lo a crescer profissionalmente.

De fato, todos nós precisamos nos preparar e investir tempo e dedicação para enfrentar desafios dos quais não temos tanta experiência, certo? Dessa forma, é imprescindível que uma empresa invista em capacitações e treinamentos internos de forma a motivar o seu quadro de funcionários.

Fonte: RH do Portal

Basicamente, isso é denominado como cultura da valorização do colaborador. Quando uma empresa investe na capacitação e treinamento dos seus funcionários, isso significa que ela enxerga o seu colaborador como uma peça fundamental do seu processo interno.

E mais do que isso, ao adotar essa cultura, a empresa demonstra que acredita nos seus funcionários, deixando-os cada vez mais motivados a alcançarem os objetivos de negócios juntos.

Trabalhar com a valorização do colaborador interno da empresa auxilia na entrega de experiências incríveis aos clientes. Na realidade, essa cultura do colaborador é uma das estratégias de CX (Customer Experience) e CS (Customer Success) a qual você pode entender melhor baixando este ebook gratuitamente.

“As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento”         
(John Maxwell)

Neste artigo também falaremos sobre o papel fundamental que a tecnologia exerce quando o assunto é capacitação e treinamento online.

Veja o que você verá neste post

O que é Capacitação e Treinamento?  
Benefícios da Capacitação e Treinamento;       
Inovações e Softwares de Capacitação e Treinamento;

O que é Capacitação e Treinamento?

Tanto a capacitação quanto o treinamento são práticas que têm como objetivo principal trazer produtividade e potencializar os resultados de uma equipe. As empresas que mais crescem atualmente são as que mais investem na cultura de capacitação e treinamento de seus funcionários.

Porém, é importante frisar que capacitação é diferente de treinamento. Entenda a diferença de cada um desses conceitos:

CAPACITAÇÃO:

Um profissional capacitado é um profissional que é habilitado a exercer uma determinada função. Para alcançar essa capacitação e executar as suas atividades, ele se preparou através da aquisição de conhecimentos específicos obtidos através de cursos, universidades ou especializações.

Em outras palavras a capacitação é responsável por tornar um profissional apto a executar uma determinada atividade.

Exemplo: um médico apenas se torna capacitado a exercer a sua função quando ele finaliza os seus estudos na faculdade. Ou seja, ele adquiriu o conhecimento necessário para realizar as atividades de um médico.

TREINAMENTO:

O objetivo do treinamento é o aperfeiçoamento dos conhecimentos e habilidades que o profissional já está apto em executar. Os treinamentos são adotados para gerar novos ensinamentos sobre o assunto, expandir a aplicabilidade da execução e melhorar a produtividade de um profissional.

Benefícios da Capacitação e Treinamento:

Empresas que possuem um turnover (rotatividade de funcionários) alta, acabam passando a impressão de serem empresas ruins de se trabalhar e isso pode atrapalhar no processo de recrutamento e seleção de funcionários. Além disso, empresas com baixo turnover tendem a ter uma credibilidade maior no mercado de trabalho.

Nesse sentido, a capacitação e treinamento de funcionários tende a diminuir o turnover e melhorar a credibilidade de uma empresa.

A capacitação e treinamento, apesar de a curto prazo parecer um investimento alto, o retorno que a empresa terá a longo prazo pode ser muito positivo e gerar grandes ganhos em termos de produtividade.

Separamos alguns outros benefícios e vantagens que a sua empresa terá ao investir em capacitação e treinamento do seu quadro de funcionários internos. Confira:

É mais fácil e mais barato treinar do que contratar:

Achar funcionários capacitados para exercer uma determinada função na empresa pode ser um grande desafio. Além de demandar tempo e dinheiro com a contratação de empresas de recrutamento e seleção, você ainda precisa treinar o novo colaborador e prepará-lo para que ele compreenda como funciona o processo interno da sua empresa.

Sem dúvidas, empresas que investem e acreditam no potencial dos seus colaboradores e os desenvolvem têm mais chances de alcançar o sucesso. Uma vez que você qualifica ainda mais seu quadro de funcionários, eles atribuirão mais valor para a sua empresa e ainda te proporcionarão melhores resultados em termos de performance.

Entrega de melhores experiências ao cliente:

Os funcionários da sua empresa são o cartão postal da sua marca para os seus clientes. São eles os responsáveis por executar as ações estratégicas, falam diariamente com os seus clientes, vendem, realizam atendimento, solucionam problemas, ou seja, são eles os responsáveis pela execução.

Uma equipe, quando está empenhada e engajada com o propósito da empresa resolve problemas com mais facilidade, realiza um atendimento melhor e entrega experiências melhores aos clientes. E, é claro, experiências melhores indicam melhores índices de satisfações e clientes recomendando a marca no seu círculo social.

Quando a experiência e o sucesso do cliente são obtidos e o colaborador enxerga que fez parte desse sucesso, ele se torna ainda mais motivado e engajado para entregar experiências mais satisfatórias. E tudo isso se conecta de forma cíclica.

Uma das formas de você motivar o seu quadro de colaboradores é através do investimento em capacitação e treinamento, ou seja, atribuindo valor a cada ao seu quadro de funcionários.

Retêm mais talentos interessados em crescer na empresa:

Investir no crescimento pessoal e profissional dos seus funcionários é uma forma eficiente de reter os talentos e incentivar o crescimento dos profissionais que estão efetivamente interessados em crescer na empresa.

Investir em capacitação e treinamento é algo benéfico para os dois lados, tanto para a empresa, quanto para o funcionário. Por isso, se você ainda não tem esse investimento no seu Budget, sugerimos que você repense sobre essa decisão.   

Inovações e Softwares de Capacitação e Treinamento;

O que há de novo em termos de tecnologia em prol da Capacitação e Treinamento dos colaboradores de uma empresa?

Existem softwares que disponibilizam uma plataforma online para execução de capacitação e treinamento de funcionários. O foco dessas plataformas é proporcionar as empresas um espaço onde os seus colaboradores internos possam executar treinamentos no modelo fastlearning (aprendizado rápido).

Os cursos e treinamentos são disponibilizados de forma online para os funcionários da empresa e têm como objetivo fornecer treinamentos para equipes de comunicação e atendimento.

Veja quem são essas empresas e consulte no site de reputação da Kmaleon tudo o que você precisa saber sobre essas ferramentas:

Espero que esse conteúdo tenha o ajudado a entender melhor a importância da capacitação e treinamento como uma ação em prol dos colaboradores internos.

Separamos alguns outros artigos que podem te interessar, dá um olhada.

Obrigada e até a próxima. 😀