Campanhas de E-mail Marketing de Sucesso Para seu Ecommerce

Gere mais oportunidades de negócios para você com comunicações bem elaboradas via Email Marketing.

Os E-mails Marketing são excelentes canais de comunicação com seus clientes e são indispensáveis para Ecommerce.

Quando falamos em campanhas de e-mail marketing, estamos falando sobre ações que podem ser desde as mais simples, até as mas avançadas. Todas elas devem ter como objetivo final, promover a venda, até mesmo ações como construção de relacionamento!

Uma campanha é aquela que reúne um grupo de ações, para alcançar o objetivo. No caso das lojas online, o objetivo principal é o aumento em vendas.

Lembrando: quanto mais contatos de e-mails interessados (leads), maiores as suas chances de fechar negócios com as campanhas que separamos.

Todas as dicas que separamos para você fazem parte de conceitos e estratégias de Marketing Digital, muitas delas inspiradas em ações de E-commerces que geram resultados incríveis com as suas ações via email.

É fato: existem muitas oportunidades que podem ser exploradas
através de diferentes tipos de Campanhas de Email Marketing!

Cada uma dessas campanhas é pensada de acordo com o estágio de interesse do seu lead na sua marca ou produto. Não são todos os
momentos que o seu cliente quer comprar, por isso, seja qual for o seu
modelo de negócio, estruture um funil de vendas.

Dessa forma, os benefícios em utilizar o Email é construir um relacionamento e nutrir os seus Leads para prepará-los para o momento certo de compra.

Nem sempre os seus clientes em potencial estão prontos para comprar, então não basta apenas enviar comunicações focada em vendas.

Você jamais deve enviar comunicações em massa para a sua base de Leads sem antes pensar em uma segmentação. Não são todos os momentos que o seu cliente quer comprar, por isso, seja qual for o seu modelo de negócio, estruture um funil de vendas.

Por isso, evite se limitar apenas em comunicações promocionais. Os Emails Marketing são excelentes para a construção de relacionamentos com a sua base de Leads, sendo assim, os utilize isso a seu favor.

É possível aplicar Funis de Vendas para E-commerce? Sim!

Com a aplicação da metodologia que vamos te apresentar, você entenderá em qual estágio de compra o seu Cliente ou Lead estão.

Como resultado disso, você poderá direcionar melhor a sua mensagem e acertar no timing de venda!

Chega de ter Emails caindo na caixa de Spam, certo?

Com o propósito de te mostrar tamanha oportunidade desse canal de comunicação para o seu negócio, separamos algumas dicas matadoras que serão essenciais para o aumento da receita do seu Ecommerce.

Funil de Email para Comércio Eletrônico

O Funil de Email para Comércio Eletrônico é uma metodologia baseada nos conceitos de funil de vendas, modelo AIDA e adaptada para e-commerce. Ele segmenta a sua base de contatos em 3 diferentes estágios de maturidade da sua base de contatos.

A primeira coisa que você deve fazer ao olhar para a sua base de contatos de emails é a segmentação em 3 pontos: os contatos interessados, os contatos engajados e os não envolvidos.

O objetivo da estratégia do Funil de Email do Comércio Eletrônico é entender quem são estão engajados com a sua marca, reduzir o número de não envolvidos e aumentar a quantidade de interessados.

Considere que esse funil possui 3 estágios:

Topo de Funil (ToFu): Contatos Interessados
Meio de Funil (MoFu): Contatos Engajados
Final de Funil (BoFu): Contatos não envolvidos

Para cada um desse estágio, há objetivos de comunicação e campanhas diferentes a serem trabalhadas. Para uma execução eficiente das campanhas você deve utilizar Softwares de E-mail Marketing, como a Mailbiz!

Ferramentas para criar Funil de Email do Comércio Eletrônico

Separamos duas ferramentas que vão te auxiliar na execução da estratégia de Funil de Email do Comércio Eletrônico.

Confira que são elas e o que os clientes dessas pessoas estão falando sobre elas.

Email Marketing:

Softwares de Email Marketing são focados exclusivamente para a sua Gestão de Emails e base de contatos. Com ele você consegue realizar a segmentação da sua base de Leads, além de conseguir criar e automatizar os seus Emails Marketing.

Além disso, você consegue criar relatórios para analisar a performance dos seus Emails. (Taxa de Abertura, Envio, Recebidos, Taxa de Clique, etc).

Você pode conferir na Kmaleon quem são as ferramentas que estão sendo melhores avaliadas de E-mail Marketing. Confira as notas das 4 primeiras colocadas no Ranking.


Em primeiro lugar está a Mailbiz, com um índice de recomendação de dos clientes maior do que as demais. Essa ferramenta é focada no mercado de Ecommerce de diversas categorias de produtos diferentes.

O diferencial da empresa é a sua área de Customer Success, a qual está disponível para auxiliar os seus clientes na implantação de estratégias de comunicação de Email Marketing.

Por já contar com uma experiência no mercado de lojas virtuais, essa ferramenta pode ser um grande aliado para a construção e execução de um Funil de Email do Comércio Eletrônico.

Veja o porquê de a Mailbiz estar com a maior nota de clientes (Score Kmaleon). Acesse a página de produto da empresa e saiba o que os seus clientes estão falando sobre ela.

VEJA MAIS: Confira as Avaliações dos Clientes da Ferramenta de E-mail Marketing mais bem avaliada!

Contatos Interessados:

São as pessoas que se inscreveram através de cupons de desconto, ou se inscreveram no Blog, ou se cadastraram no seu Ecommerce mas não compraram ainda.

Esses contatos demonstraram o interesse por você e elas ainda estão descobrindo o que você tem a oferecer para elas.

O seu objetivo é conseguir levar esses Leads a fazer a primeira compra na sua loja virtual.

É extremamente importante que você continue fazendo ações para captação desses contatos, para que o número de pessoas interessadas em você se mantenha alto. Quanto mais contatos de interesse, mais chances você tem de fechar negócios no futuro.

Confira os tipos de Campanhas que você pode executar para esses contatos no estágio de interesse e, também, dicas matadoras de como tornar essas Campanhas um grande sucesso.

1) Bem-vindo:

Fonte: Freepik

Você sabia que 74,4% dos consumidores esperam receber Emails Marketing de boas-vindas ao se inscrever na sua lista de contatos?

E como resultado desses Emails, cerca de 33% em média acaba se tornando um contato engajado com você.

Esses Emails são fundamentais para o seu Ecommerce. Eles são projetados para dar boas-vindas, como se esse contato agora se tornasse parte de uma família.

A partir desse email, você já pode começar a incentivá-los a fazer a sua primeira compra, com promoções de boas vindas por exemplo.

Existem vários componentes dos Emails de Bem-vindo que o tornam um sucesso. Confira as nossas dicas:

Assunto:

Você pode usar abordagens como “Bem-vindo a Família (Nome_Ecommerce)”, ou “Bem-vindo a (Nome_Ecommerce)”.

Você pode usar abordagens criativas, mas é importante que a pessoa entenda que é um email de boas-vindas.

Conteúdo do Email:

Mostre os benefícios que a sua marca entrega ao seu Lead, fazendo com ele se sinta envolvido emocionalmente com você. Esse primeiro contato é uma oportunidade de você mostrar uma proposta de vendas exclusiva. Não existe uma maneira certa de fazer isso, mas separamos algumas dicas que vão te ajudar.  

Você pode começar mostrando alguns tópicos do porquê a sua marca é especial para ele, mostrando os benefícios emocionais que a sua marca vai trazer para o leitor.

Veja o exemplo da Empresa Fab:

A mensagem que a Fab passa é que sorrisos são garantidos. Os benefícios são entregas grátis, devoluções também gratuitas e isso proporciona sorrisos garantidos.

E a lista das quais estávamos nos referindo são:

Coisas das quais você vive
Coisas que você veste
Coisas que você presenteia

2) Nutrição de Leads:

Quando foi a última vez que você recebeu um email marketing da sua marca favorita que não tentou te vender alguma coisa?

Os Emails Marketing de nutrição de Leads não têm como objetivo vender algo para você, pois o intuito deles é gerar relacionamento. Certamente que esses Emails podem ser associados a algum tipo de produto, mas o intuito é que ele não seja um Email promocional.

Apesar de ser uma ação rara entre os Ecommerces Brasileiros, isso pode ser uma oportunidade para você. A vantagem desse email é justamente levar o seu Lead para participar de uma campanha ou uma ação promocional que você está preparando. E olha, esses Email funcionam!

Pense da seguinte maneira, os seus clientes têm outros problemas que estão associados a outras coisas além de compra de produtos, certo?

Nem tudo é resolvido na base de compra. É exatamente nesse momento que você vai gerar valor para ele, através de comunicações não focadas em vendas, mas sim na solução de problemas para ele.

Continue entregando benefícios e educando os seus Leads sobre as vantagens que a sua marca / Ecommerce entrega para ele.

Quer algumas ideias para colocar em prática?

Imagine que você é uma loja virtual que vende artigos para cozinha. Veja algumas ideias de Email Marketing de nutrição que você pode criar para esse modelo de Ecommerce:

10 Utensílios Essenciais para a sua cozinha.
Como Utilizar os Diferentes tipos de Facas?
Escolha as Panelas Anti Aderentes Certas.
Confira as Panelas que a Ana Maria Braga usa.

Você tem que entender o que faz dos produtos que você vende, um assunto interessante para o seu público-alvo.

OBS: é extremamente importante que você coloque um CTA (Call-to-Action) no seu Email. Você pode levá-lo para um endereço do seu Blog, ou para a página de compra da faca que você citou, por exemplo.

VEJA MAIS: Faça o Download Gratuito dos Segredos do E-mail Marketing Perfeito para E-commerce!

Veja o exemplo abaixo da Harry’s, de como você pode comunicar mas também fazer uma oferta de um produto relacionado.

Os dois primeiros tópicos são conteúdos direcionando para o Blog, porém, eles fizeram uma ação divulgando um produto relacionado. Legal né?

3) Promoção para Primeira Compra:

O objetivo dessa ação é direcionar para a primeira compra dos seus contatos de interesse. Então mostre ao seu contato que é algo que exclusivo e por um tempo determinado, por exemplo.

Você pode fazer campanhas simples, criar um email de oferta com CTA. Mas lembre-se, se você prometeu um desconto no E-mail, a página de destino do link deve conter o desconto aplicado, caso contrário, isso irá frustrar o seu cliente.

Para melhorar a sua ação , você pode segmentar a sua base de contatos por categorias.

Voltemos para o exemplo da Loja de Artigos para Cozinha.

Quem está procurando por talheres?
Quem está procurando por panelas?
Quem está procurando por pratos?

Com base nisso, envie promoções direcionadas ao desejo de consumo segmentado.  

Contatos Engajados:

Nesse estágio estão as pessoas que já compraram recentemente um ou vários produtos. Ou até mesmo pessoas que compram constantemente o seu produto ou que se mantém engajado nas suas campanhas, comunicações, redes sociais, ou através de outro contato.

Não necessariamente esses contatos compram constantemente, mas eles abrem os seus Emails, leem os conteúdos que você cria, ou seja, são pessoas que você sabe que estão por perto.

O seu objetivo nesse estágio é fazer com eles continuem perto de você e manter a recorrência de compra durante um longo prazo. Por isso, é fundamental continuar entregando boas experiências e mostrar ao seu cliente.

Quanto mais contatos da sua base você tiver concentrado nesse estágio, melhor.

Saiba mais sobre como manter os seus clientes engajados e envolvidos emocionalmente no Ebook sobre Experiência e Sucesso do Cliente.

Confira os tipos de Campanhas que você pode executar para esses contatos:

1) Transacional:

Você sabia que é 10x mais caro adquirir um novo cliente do que investir nos clientes já existentes?

Os Emails Marketing Transacionais são aqueles que estão relacionados a compra. Aqueles e-mails de confirmação de compra, sabe?

E-mails de confirmação de compra
E-mails de confirmação de envio
E-mails de confirmação de recebimento

Eles geram engajamentos absurdos e uma média de taxa de abertura de 70,9%. Você pode usar esses Emails para gerar mais oportunidades de venda.

Ou seja, sugira outros produtos relacionados a compra do seu cliente. Seja com banners ao lado, banners em cima, ou até mesmo embaixo da descrição do seu Email.

2) Abandono de Carrinho:

Os Emails Marketing de abandono de carrinho são extremamente importantes para tentar converter uma compra que não aconteceu. Você sabe que ele tem interesse no produto, mas por algum motivo que você não sabe, ele não finalizou a compra.

Segundo o estudo realizado pelo Instituto Baymard, a taxa de abandono de carrinho em ecommerce é de 69,57% e isso é uma consequência natural, ou seja, faz parte do comportamento dos usuários quando navegam nas lojas virtuais.

Em outras palavras, é inevitável o abandono de carrinho. Por isso, sugerimos que você faça ações pontuais para tentar converter essa situação e lembrar o seu cliente que ele estava interessado naquele produto.

Com essa comunicação você tem oportunidade de recuperar cerca de 5% das vendas perdidas (ou mais).

É importante lembrar que você não precisa se limitar apenas a 1 Email Marketing de abandono de carrinho, você pode criar uma série de Emails e estruturar o envio de forma que não irrite o seu cliente. No caso, sugerimos o envio de 3 E-mails. Entenda cada um deles abaixo.


E-mail 1: Lembrança

Mostre a foto do seu carrinho, a foto de produto, a descrição do produto e lembre o seu cliente que ele quase efetuou uma compra com você.

Ofereça um Link para que ele retome essa compra e finalize de forma simples e fácil (nada burocrática).

E-mail 2: Objeção

Você não vai oferecer desconto nesse segundo e-mail, na realidade você vai reforçar seus benefícios e pontos fortes. Após enviar um Email lembrando o seu cliente, cerca de 2 a 3 dias depois (caso ele não tenha finalizado a compra), você pode encaminhar outra comunicação oferecendo benefícios adicionais para ele.

Faça uma lista dos benefícios que ele pode ter esquecido que você oferece.

Frete Grátis?
Seus produtos são únicos ou exclusivos?
Você é mais caro ou mais barato que o concorrente?

E-mail 3: Desconto

Se mesmo com o segundo Email o seu cliente não comprou de você é o momento para partir para o desconto no produto que ele está interessado.

Lembre o seu cliente novamente que ele abandonou o carrinho e faça uma oferta especial, que remeta exclusividade para ele. As vezes esse cliente é mais sensível a preço e esse desconto o incentivará a comprar.

Não envolvidos:

São as pessoas que não compram com você já faz algum tempo, mas que não cancelaram a inscrição dos seus Emails.

Isso significa que essas pessoas recebem os seus Emails, porém não abrem. Você pode classificar como não envolvidos aqueles contatos ou clientes que não abrem os seus e-mails há pelo menos 60 dias.

O que queremos te mostrar é que ainda existe oportunidade para que esses contatos se tornem contatos engajados com você e mantenha uma recorrência de compras. Por isso, não desista deles!

O seu objetivo de comunicação para os contatos que se encontram nesse estágio é reativá-los, pode ser através de uma compra, clique de um link, ou através da abertura de um Email.

Confira os tipos de Campanhas que você pode executar para esses contatos no estágio de Não Envolvidos.

Encaminhe pesquisas
Entenda o porquê de ele não estar engajado.

Ofereça mais benefícios para uma visita
Conteúdos de nutrição que mostre mais benefícios e solução de problemas (Links para Blog ou Vídeos).

Encaminhe Promoções maiores
Ao invés de 10 ou 15% de desconto, ofereça 50% ou 75% OFF nos produtos.

Tente reengajar através de comunicações com apelos emocionais
Ex: Nós estamos sentindo a sua falta ☹

Apele para o sentimento de exclusão (ninguém gosta de ser excluído)

Ex: Desculpa, mas vamos te excluir em 7 dias
Ex: A sua Inscrição com a gente foi Cancelada

É sempre importante lembrar que todos esses Emails e Campanhas devem ser testadas antes de serem enviadas. Além disso, pense sempre em elaborar sequências de Emails Marketing para a sua base e mantê-los sempre em contato.

Cada ação e objetivo, deve ter uma sequência diferente.

Email Marketing 1: objetivo 1
Email Marketing 2: objetivo 2
Email Marketing 3: objetivo 3
Email Marketing 4: objetivo 4

Isso o ajudará a otimizar as operações dos seus E-mails.

Conclusão:

Essas foram algumas das dicas para você elaborar campanhas e ações através de Email Marketing para o seu Ecommerce. Lembre-se que, a tecnologia que você vai utilizar, vai representar boa parte do seu sucesso nas ações de campanhas via e-mail.

Por isso, a tecnologia de apoio na execução das suas campanhas, deve ajudá-lo na sua rotina de trabalho. Recomendamos aos profissionais que lidam com vendas online, que considerem as opiniões de pessoas que já trabalharam com outras ferramentas de e-mail marketing.

Como sugestão principal, você pode consultar as opiniões de uma ferramenta de e-mail marketing que está mais bem avaliada na Kmaleon.

“Melhor ferramenta de e-mail marketingdo mercado”
Veja o depoimento completo  

Junto com essas avaliações, existem diversas outras que trouxe uma nota de Excelência à Mailbiz.

Com essas informações, agora você está pronto para criar ações de sucesso! Obrigada e até a próxima. 🙂