Campanhas de Email Marketing de Sucesso Para seu Ecommerce

Gere mais oportunidades de negócios para você com comunicações bem elaboradas via Email Marketing.

Os E-mails Marketing são excelentes canais de comunicação com seus clientes e são indispensáveis para Ecommerces, seja qual for o seu tamanho ou segmento de atuação. O objetivo do Email Marketing, quando voltamos o olhar para as lojas virtuais, é primordialmente gerar vendas.

Eles podem ser simples, como emails de abandono de carrinho ou de boas-vindas, mas também pensados de forma mais complexa, como por exemplo a execução de várias campanhas trabalhando em conjunto com o intuito de gerar vendas múltiplas e exponenciais.

Mas, antes de entrarmos nos detalhes dos diferentes tipos de ações, você precisa ter em mente que é necessário fazer ações em paralelo para aumentar a sua base de Leads. Ou seja, aumentar a quantidade de contatos de clientes com interesse em você.  

Quanto mais contatos você tiver, mais oportunidades você gera. As oportunidades das quais estamos nos referindo são os Leads, os quais são clientes com interesse que podem comprar ou fechar negócios no futuro (próximo ou longo).

Dessa forma, os benefícios em utilizar o Email é construir um relacionamento e nutrir os seus Leads para prepará-los para o momento certo de compra. Nem sempre os seus clientes em potencial estão prontos para comprar, então não basta apenas enviar comunicações focada em vendas.

Existem muitas oportunidades que podem ser exploradas através de diferentes tipos de campanhas de Email Marketing. Cada uma dessas campanhas é pensada de acordo com o interesse atual que o seu lead possui em você, a qual pode ser estruturada no mesmo formato de um funil de vendas

Você jamais deve enviar comunicações em massa para a sua base de Leads sem antes pensar em uma segmentação. Para elevar o elevar o nível de interesse do seu lead em comprar algo do seu Ecommerce, você precisa analisar o quanto engajado ele está com você e em qual estágio de maturidade de compra ele se encontra.

Por isso, evite se limitar apenas em comunicações promocionais. Os Emails Marketing são excelentes para a construção de relacionamentos com a sua base de Leads, sendo assim, os utilize isso a seu favor.

Com o propósito de te mostrar tamanha oportunidade desse canal de comunicação para o seu negócio, separamos algumas dicas matadoras que serão essenciais para o aumento da receita do seu Ecommerce.

Funil de Email para Comércio Eletrônico

A metodologia que iremos propor para você se baseia no formato de um funil o qual segmenta a sua base de contatos em 3 diferentes estágios. Denominamos esse funil como Funil de Email para Comércio Eletrônico, pois essa estratégia é direcionada especificamente para Ecommerces.

A primeira coisa que você deve fazer ao olhar para a sua base de contatos de emails é a segmentação em 3 pontos: os contatos interessados, os contatos engajados e os não envolvidos.

A estratégia do Funil de Email do Comércio Eletrônico é concentrar os seus contatos atuais no estágio de engajados, reduzir o número de não envolvidos e aumentar a quantidade de interessados.

E por isso, a forma mais adequada que encontramos para representar essa estratégia foi através de um Funil, assim como também é aplicado em modelos estratégicos como o AIDA e o Funil de Vendas (ToFu, Mofu e BoFu).

É importante ressaltar que para cada um desse estágio, há diferentes objetivos de comunicação e diferentes campanhas das quais você pode trabalhar. Para uma execução eficiente das campanhas você deve utilizar Softwares como de Email Marketing ou de Automação de Marketing.

Mas qual é a diferença entre eles?

Ferramentas para criar Funil de Email do Comércio Eletrônico

Fonte: Freepik

Separamos duas ferramentas que vão te auxiliar na execução da estratégia de Funil de Email do Comércio Eletrônico.

Confira que são elas e o que os clientes dessas pessoas estão falando sobre elas.

Email Marketing:

Softwares de Email Marketing são focados exclusivamente para a sua Gestão de Emails e base de contatos. Com ele você consegue realizar a segmentação da sua base de Leads, além de conseguir criar e automatizar os seus Emails Marketing.

Além disso, você consegue criar relatórios para analisar a performance dos seus Emails. (Taxa de Abertura, Envio, Recebidos, Taxa de Clique, etc).

Você pode conferir na Kmaleon quem são as ferramentas que estão sendo melhores avaliadas de E-mail Marketing. Confira as notas das 4 primeiras colocadas no Ranking.

Fonte: Kmaleon


Em primeiro lugar está a mailbiz, com um índice de recomendação de dos clientes maior do que as demais. Essa ferramenta é focada no mercado de Ecommerce de diversas categorias de produtos diferentes.

O diferencial da empresa é a sua área de Customer Success, a qual está disponível para auxiliar os seus clientes na implantação de estratégias de comunicação de Email Marketing.

Por já contar com uma experiência no mercado de lojas virtuais, essa ferramenta pode ser um grande aliado para a construção e execução de um Funil de Email do Comércio Eletrônico.

Veja o porquê de a Mailbiz estar com a maior nota de clientes (Score Kmaleon). Acesse a página de produto da empresa e saiba o que os seus clientes estão falando sobre ela.

Acesse a página do produto dessa ferramenta.

Automação de Marketing:

Os softwares de Automação de Marketing são responsáveis pela Automatização de todo o processo de Marketing e Vendas do seu negócio.

Com ele você consegue integrar as ferramentas de CRM (gestão de relacionamento do cliente), criar Email Marketing, Landing Pages, Gerenciar os Leads e elaborar uma estratégia de Marketing que englobe todos os elementos do seu Marketing.

A Automação de Marketing é uma ferramenta mais complexa e te fornece uma gama de funcionalidades maior do que o Email Marketing. Porém, para conseguir executar de forma eficiente todas essas funcionalidades, você precisa de uma equipe de Marketing preparada.

Fonte: Kmaleon

Em primeiro lugar está a RD Station, com o maior índice de recomendação de clientes. Essa ferramenta é uma das mais conhecidas dentre os profissionais de Marketing Digital.

Entenda o motivo pelo qual esse Software está com as melhores notas acessando a página do produto dessa ferramenta. Confira os depoimentos dos seus clientes e saiba como ela pode te auxiliar na construção de um Funil de Email do Comércio Eletrônico.

Acesse a página do produto dessa ferramenta.


Agora você já sabe quais são as ferramentas mais bem avaliadas no mercado segundo a opinião dos clientes. O próximo passo é entender quais campanhas de sucesso você pode executar em cada estágio do Funil de Email do Comércio Eletrônico.

Contatos Interessados:

São as pessoas que se inscreveram através de cupons de desconto, ou se inscreveram no Blog, ou se cadastraram no seu Ecommerce mas não efetuaram nenhuma compra ainda. Esses contatos demonstraram o interesse por você e elas ainda estão descobrindo o que você tem a oferecer para elas.

O seu objetivo é conseguir levar esses Leads a fazer a primeira compra na sua loja virtual. Quando eles efetuarem a primeira compra, eles passarão para o segundo estágio, o de contatos engajados com você.

É extremamente importante que você continue fazendo ações para captação desses contatos, para que o número de pessoas interessadas em você se mantenha alto. Quanto mais contatos de interesse, mais chances você tem de fechar negócios no futuro.

Confira os tipos de Campanhas que você pode executar para esses contatos no estágio de interesse e, também, dicas matadoras de como tornar essas Campanhas um grande sucesso.

1) Bem-vindo:

Fonte: Freepik

Você sabia que 74,4% dos consumidores esperam receber Emails Marketing de boas-vindas ao se inscrever na sua lista de contatos? E como resultado desses Emails, cerca de 33% em média acaba se tornando um contato engajado com você.

Esses Emails são fundamentais para o seu Ecommerce. Eles são projetados para dar boas-vindas, como se esse contato agora se tornasse parte de uma família. A partir desse email, você já pode começar a incentivá-los a fazer a sua primeira compra, com promoções de boas vindas por exemplo.

Existem vários componentes dos Emails de Bem-vindo que o tornam um sucesso. Confira as nossas dicas:

Assunto:

Você pode usar abordagens como “Bem-vindo a Família (Nome_Ecommerce)”, ou “Bem-vindo a (Nome_Ecommerce)”.

Você pode usar abordagens criativas, mas é importante que a pessoa entenda que é um email de boas-vindas.

Conteúdo do Email:

Mostre os benefícios que a sua marca entrega ao seu Lead, fazendo com ele se sinta envolvido emocionalmente com você. Esse primeiro contato é uma oportunidade de você mostrar uma proposta de vendas exclusiva. Não existe uma maneira certa de fazer isso, mas separamos algumas dicas que vão te ajudar.  

Você pode começar mostrando alguns tópicos do porquê a sua marca é especial para ele, mostrando os benefícios emocionais que a sua marca vai trazer para o leitor. Veja o exemplo abaixo:

A mensagem que a Fab passa é que sorrisos são garantidos. Os benefícios são entregas grátis, devoluções também gratuitas e isso proporciona sorrisos garantidos.

E a lista das quais estávamos nos referindo são:

Coisas das quais você vive
Coisas que você veste
Coisas que você presenteia

Você também pode apostar em criar cupons de descontos para os seus novos cadastros. Veja a ação de Email Marketing da Sephora:

2) Nutrição de Leads:

Quando foi a última vez que você recebeu um email marketing da sua marca favorita que não tentou te vender alguma coisa?

Os Emails Marketing de nutrição de Leads não têm como objetivo vender algo para você, pois o intuito deles é gerar relacionamento. Certamente que esses Emails podem ser associados a algum tipo de produto, mas o intuito é que ele não seja um Email promocional.

Apesar de ser uma ação rara entre os Ecommerces Brasileiros, isso pode ser uma oportunidade para você. A vantagem desse email é justamente levar o seu Lead para participar de uma campanha ou uma ação promocional que você está preparando. E olha, esses Email funcionam!

Pense da seguinte maneira, os seus clientes têm outros problemas que estão associados a outras coisas além de compra de produtos, certo?

Nem tudo é resolvido na base de compra. É exatamente nesse momento que você vai gerar valor para ele, através de comunicações não focadas em vendas, mas sim na solução de problemas para ele.

Continue entregando benefícios e educando os seus Leads sobre as vantagens que a sua marca / Ecommerce entrega para ele.

Quer algumas ideias para colocar em prática?

Imagine que você é uma loja virtual que vende artigos para cozinha. Veja algumas ideias de Email Marketing de nutrição que você poderia criar para esse modelo de Ecommerce:

10 Utensílios Essenciais para a sua cozinha.
Como Utilizar os Diferentes tipos de Facas?
Escolha as Panelas Anti Aderentes Certas.
Confira as Panelas que a Ana Maria Braga usa.

Você tem que entender o que faz dos produtos que você vende, um assunto interessante para o seu público-alvo.

OBS: é extremamente importante que você coloque um CTA (Call-to-Action) no seu Email. Você pode levá-lo para um endereço do seu Blog, ou para a página de compra da faca que você citou, por exemplo.

Veja o exemplo abaixo da Harry’s, de como você pode comunicar mas também fazer uma oferta de um produto relacionado.

Os dois primeiros tópicos são conteúdos direcionando para o Blog, porém, eles fizeram uma ação divulgando um produto relacionado. Legal né?

3) Promoção para Primeira Compra:

O objetivo dessa ação é direcionar para a primeira compra dos seus contatos de interesse. Então mostre ao seu contato que é algo que exclusivo e por um tempo determinado, por exemplo.

Você pode fazer campanhas simples. Criar uma oferta, criar um Email e enviá-lo com a chamada para ação. Mas lembre-se que se você prometeu um desconto no E-mail, o link do E-mail deve conter esse desconto, caso contrário isso pode causar frustração com o seu cliente.

Para melhorar a sua ação ainda mais, você pode segmentar a sua base de contatos de interesse por categorias.

Voltemos para o exemplo da Loja de Artigos para Cozinha.

Quem está procurando por talheres?
Quem está procurando por panelas?
Quem está procurando por pratos?

Com base nisso, envie promoções direcionadas ao desejo de consumo segmentado.  

Veja um exemplo da Shoptime, com a segmentação de produtos de Beleza:

Contatos Engajados:

Nesse estágio estão as pessoas que já compraram recentemente um ou vários produtos. Ou até mesmo pessoas que compram constantemente o seu produto ou que se mantém engajado nas suas campanhas, comunicações, redes sociais, ou através de outro contato.

Não necessariamente esses contatos compram constantemente, mas eles abrem os seus Emails, leem os conteúdos que você cria, ou seja, são pessoas que você sabe que estão por perto.

O seu objetivo nesse estágio é fazer com eles continuem perto de você e manter a recorrência de compra durante um longo prazo. Por isso, é fundamental continuar entregando boas experiências e mostrar ao seu cliente.

Quanto mais contatos da sua base você tiver concentrado nesse estágio, melhor.

Saiba mais sobre como manter os seus clientes engajados e envolvidos emocionalmente no Ebook sobre Experiência e Sucesso do Cliente.

Confira os tipos de Campanhas que você pode executar para esses contatos no estágio de Engajados e, também, dicas matadoras de como tornar essas Campanhas um grande sucesso.

1) Transacional:

Você sabia que é 10x mais caro adquirir um novo cliente do que investir nos clientes já existentes?

Os Emails Marketing Transacionais são aqueles que estão relacionados a compra. Aqueles e-mails de confirmação de compra, sabe?

E-mails de confirmação de compra
E-mails de confirmação de envio
E-mails de confirmação de recebimento

Eles geram engajamentos absurdos e uma média de taxa de abertura de 70%. Você pode usar esses Emails para gerar mais oportunidades de venda.

Ou seja, sugira outros produtos relacionados a compra do seu cliente. Seja com banners ao lado, banners em cima, ou até mesmo embaixo da descrição do seu Email.


2) Abandono de Carrinho:

Os Emails Marketing de abandono de carrinho são extremamente importantes para tentar converter uma compra que não aconteceu. Você sabe que ele tem interesse no produto, mas por algum motivo que você não sabe, ele não finalizou a compra.

Segundo o estudo realizado pelo Instituto Baymard, a taxa de abandono de carrinho em ecommerce é de 69,57% e isso é uma consequência natural, ou seja, faz parte do comportamento dos usuários quando navegam nas lojas virtuais.

Em outras palavras, é inevitável o abandono de carrinho. Por isso, sugerimos que você faça ações pontuais para tentar converter essa situação e lembrar o seu cliente que ele estava interessado naquele produto.

Com essa comunicação você tem oportunidade de recuperar cerca de 5% das vendas perdidas (ou mais).

É importante lembrar que você não precisa se limitar apenas a 1 Email Marketing de abandono de carrinho, você pode criar uma série de Emails e estruturar o envio de forma que não irrite o seu cliente. No caso, sugerimos o envio de 3 E-mails. Entenda cada um deles abaixo.


E-mail 1: Lembrança

Mostre a foto do seu carrinho, a foto de produto, a descrição do produto e lembre o seu cliente que ele quase efetuou uma compra com vocês.

Ofereça um Link para que ele retome essa compra e finalize de forma simples e fácil (nada burocrática).


E-mail 2: Objeção

Você não vai oferecer desconto nesse segundo e-mail, na realidade você vai reforçar seus benefícios e pontos fortes. Após enviar um Email lembrando o seu cliente, cerca de 2 a 3 dias depois (caso ele não tenha finalizado a compra), você pode encaminhar outra comunicação oferecendo benefícios adicionais para ele.

Faça uma lista dos benefícios que ele pode ter esquecido que você oferece.

Frete Grátis?
Você é o melhor no mercado?
Seus produtos são únicos ou exclusivos?
Você é mais caro ou mais barato que o concorrente?

E-mail 3: Desconto

Se mesmo com o segundo Email o seu cliente não comprou de você é o momento para partir para o desconto no produto que ele está interessado.

Lembre o seu cliente novamente que ele abandonou o carrinho e faça uma oferta especial, que remeta exclusividade para ele. As vezes esse cliente é mais sensível a preço e esse desconto o incentivará a comprar.

Não envolvidos:

São as pessoas que não compram com você já faz algum tempo, mas que não cancelaram a inscrição dos seus Emails.

Isso significa que essas pessoas recebem os seus Emails, porém não abrem. Você pode classificar como não envolvidos aqueles contatos ou clientes que não abrem os seus e-mails há pelo menos 60 dias.

O que queremos te mostrar é que ainda existe oportunidade para que esses contatos se tornem contatos engajados com você e mantenha uma recorrência de compras. Por isso, não desista deles.

O seu objetivo de comunicação para os contatos que se encontram nesse estágio é reativá-los, pode ser através de uma compra, clique de um link, ou através da abertura de um Email.

Confira os tipos de Campanhas que você pode executar para esses contatos no estágio de Não Envolvidos e, também, dicas matadoras de como tornar essas Campanhas um grande sucesso.

Veja algumas ações que você pode fazer para tentar reverter a situação:

Encaminhe pesquisas
Entenda o porquê de ele não estar engajado.

Ofereça mais benefícios para uma visita
Conteúdos de nutrição que mostre mais benefícios e solução de problemas (Links para Blog ou Vídeos).

Encaminhe Promoções maiores
Ao invés de 10 ou 15% de desconto, ofereça 50% ou 75% OFF nos produtos.

Tente reengajar através de comunicações com apelos emocionais
Ex: Nós estamos sentindo a sua falta ☹

Apele para o sentimento de exclusão (ninguém gosta de ser excluído)

Ex: Desculpa, mas vamos te excluir em 7 dias
Ex: A sua Inscrição com a gente foi Cancelada

É sempre importante lembrar que todos esses Emails e Campanhas devem ser testadas antes de serem enviadas. Além disso, pense sempre em elaborar sequências de Emails Marketing para a sua base e mantê-los sempre em contato.

Cada ação e objetivo, deve ter uma sequência diferente.

Email Marketing 1: objetivo 1
Email Marketing 2: objetivo 2
Email Marketing 3: objetivo 3
Email Marketing 4: objetivo 4

Isso o ajudará a otimizar as operações dos seus E-mails.

Conclusão:

Essas foram algumas das dicas para você elaborar campanhas e ações através de Email Marketing para o seu Ecommerce. Lembre-se de que, o quanto antes você começar a sua execução e testes dos seus Email Marketing, mais rápido você vai começar a observar retornos positivos.

Esteja preparado para a Black Friday desse ano e encontre Softwares de Email Marketing na Kmaleon.

Quero te mostrar outros conteúdos que vão ajudar muito no seu Ecommerce, dá uma olhada:

Bom é isso! Espero que eu tenha conseguido te ajudar a melhorar e otimizar a comunicação via E-mail Marketing.

Obrigada e até a próxima. 🙂