Business Intelligence: o que essa ferramenta faz?

Entenda como o business intelligence é fundamental para a suas decisões estratégicas na empresa.

Quanto das suas decisões na sua rotina de trabalho você se baseia em dados?

Analisar dados é extremamente importante para obter assertividade nas tomadas de decisões. Isso porque, quando lidamos com dados, entendemos como tomar melhores decisões. Com isso, você aumenta as suas chances de agregar ainda mais valor ao seu cliente.

Os clientes estão mais exigentes e o mercado cada vez mais competitivo, então, tomar decisões com base em dados já não é mais um diferencial, mas sim algo extremamente necessário.

O Business Intelligence (BI), que significa inteligência de negócio, é formado por conjuntos de metodologias, análises, processos e estruturas que te ajudam a entender melhor o comportamento do mercado e do consumidor.

Fonte: Karine Lago

Os softwares de BI são responsáveis pela coleta e processamento de grandes quantidades de dados não estruturados, sejam eles de fontes internas (dentro da empresa) ou externas. É através dessa ferramenta que você poderá acumular os dados, analisá-los, criar painéis e deixá-los visualmente acessíveis.

Confira o que abordaremos neste artigo:

1) Objetivos e Benefícios principais do BI;
2) Dicas de uso do BI;
3) Confira as ferramentas bem avaliadas pelos seus clientes

Objetivos e Benefícios principais do Business Intelligence;

Dados são obtidos o tempo todo e eles acabam ficando espalhados em diferentes lugares, o que dificulta análises correlacionadas entre eles.

Por exemplo, quando você utiliza outros softwares, seja CRM, Automação de Marketing, ERP, Mídias Sociais, entre outros, você está gerando dados importantes sobre os seus clientes que devem ser consideradas nas suas análises.

O objetivo do Business Intelligence (BI) é consolidar e extrair esses dados, de forma que eles gerem valor para a empresa, resultando em melhoras lucrativas, estratégias mais assertivas e/ou redução de custos. Ou seja, dados que antes não tinham valor ou tinham pouco valor para a empresa, são transformados em informações valiosas.

A função do BI é fazer deduções assertivas dos dados, gerando informações que agreguem valor para uma empresa. Para que isso ocorra, os dados precisam ser extraídos, transformados e convertidos em informação. Os benefícios que a utilização desse software (quando utilizados da forma correta) trarão para o seu negócio são:

1) Redução de custo;
2) Eficiência e Produtividade;
3) Auxílio nas Tomadas de Decisões;
4) Mapeamento de Oportunidades;
5) Auxílio no Aumento da Receita / Vendas.

Porém, é importante ressaltar que esses ganhos só serão obtidos se você tiver conhecimento sobre as metodologias e como analisar as informações de forma correta. Caso você não tenha a experiência para lidar com dados ainda, sugerimos que você pense na contratação de profissionais para te auxiliar a alcançar os benefícios listados.

Dicas de uso do Business Intelligence:

dicas de uso do Business intelligence

Antes de começar a analisar os dados, você precisa entender como tratá-los para extrair as informações que a sua empresa precisa. Nem sempre esses dados virão da forma que precisamos, não é mesmo? Veja as dicas de como começar a analisar seus dados:

1) Integre seus dados com o ETL do Business Intelligence:

etl business intelligence
Fonte

O ETL (Extract Transform Load) é um sistema que permitirá extração, tratamento e limpeza dos seus dados. Esse sistema é composto por 3 etapas (extração, transformação e carregamento). A 1ª Etapa é a extração de informações das diversas fontes de obtenção de dados em um único ambiente integrado.

A 2ª Etapa é a transformação, a qual é responsável pela limpeza desses dados de forma que tudo o que foi extraído possa ser relacionado.

A 3ª Etapa é o carregamento, que se refere ao carregando desses dados para preparar as correlações entre as variáveis de interesse.

2) Faça uma modelagem dos seus dados:

modelagem de dados business intelligence

Após tratar os dados, você pode carregá-los na sua ferramenta de BI ou Big Data. Por mais que os seus dados estejam limpos e consolidados, para alcançar informações que gerem valor para a sua empresa, é importante que você os relacione. 

A modelagem de dados fala sobre criar um modelo de análise que explique características e comportamentos de forma sistêmica.

Existem diversas metodologias sobre modelagens de dados que podem auxiliá-lo no seu desafio, uma delas refere-se a análise de banco de dados relacionais denominada como Modelagem Dimensional.

Resumidamente, essa técnica envolve o relacionamento entre diversos bancos de dados que podem ser desenhados em modelos estrela (mais simples) e modelo floco de neve (mais complexo).

Imagine que você tem um banco de dados com as informações dos clientes que já compraram o seu produto (qual produto comprado e quando fez a compra). Agora, imagine um segundo banco de dados onde você tenha as informações sobre o índice de satisfação dos seus clientes frente ao seu atendimento oferecido pela sua equipe.

Apesar de serem 2 bancos de dados distintos, eles se complementam e por isso, é essencial relacioná-los.

Esse foi apenas um exemplo, porém, as relações entre os bancos de dados de uma empresa são diversas.

3) Crie um sistema de visualização:

benefícios do business intelligence

Sugerimos que você crie Dashboards que se auto alimentem e te forneçam informações estratégicas em tempo real. Através dessa automatização de dados, o acompanhamento de resultado e das relações criadas serão acessadas dinamicamente, melhorando a produtividade da área e a velocidade das tomadas de decisões.

Confira as ferramentas bem avaliadas pelos seus clientes do Business Intelligence:

ferramenta de business intelligence

Escolher por um software de BI, pode ser um desafio visto a gama de variedade de ferramentas oferecidas no mercado. Porém, a primeira coisa que você deve entender é o que de fato eu preciso, ou seja, qual é o mínimo que uma ferramenta precisa ter para me ajudar.

Além disso, avalie o nível da sua equipe de inteligência de mercado. Existem ferramentas que são mais caras e que te entregam uma grande variedade de funções, porém, entenda se você vai efetivamente utilizar todas elas.

Mas, como saber qual decidir? Recomendamos que você analise as avaliações das pessoas que já utilizaram a ferramenta e entenda qual é a melhor para você. Confira alguns depoimentos de Softwares de BI:

“Uma ferramenta que atendeu todas as expectativas da nossa empresa, desde o ETL até a visualização de gráficos. Os recursos adicionais agregam muito valor na criação de dashboards. Não vivemos sem!”
(Conheça o Software que recebeu esse depoimento)

“A facilidade de integração e manipulação de dados”
“suporta volumes gigantes de dados, e os qvds são top”
(Conheça o Software que recebeu esse depoimento)

“Transforme seu excel em relatório bem intuitivo e fácil de entender”
(Conheça o Software que recebeu esse depoimento)

“A facilidade e agilidade dos cruzamentos entre informações”
(Conheça o Software que recebeu esse depoimento)

Veja também a comparação lado a lado dos Softwares de BI mais bem classificados pelos seus clientes na plataforma de reputação da Kmaleon:

Microsoft Power BI x Qlikview x QlinkSense x Tableau

Você também pode acessar a página de produto de cada uma dessas ferramentas e analisar detalhadamente quais foram as notas que os seus clientes atribuíram para ela.

Veja quem são as 4 primeiras mais bem classificadas na plataforma da Kmaleon hoje.

1º Lugar: Microsoft Power BI

power bi business intelligence

2º Lugar: Qlik Sense

qlik sense business intelligence

3º Lugar: Qlik View

qlik view business intelligence

4º Lugar: Tableau

tableau business intelligence

Espero que esse conteúdo tenha o ajudado. Separamos alguns outros conteúdos que podem te ajudar no seu negócio. Dá uma olhada 🙂

Obrigada e até a próxima 🙂