Recurso do Facebook permite que os usuários Bloqueiem Scripts de Tracking

Novo recurso do Facebook permite que os usuários desabilitem o histórico de dados sobre as suas visitas a outras páginas de sites. Entenda como essa nova funcionalidade influencia diretamente as estratégias de Marketing Digital.

Estamos diariamente nas Redes Sociais, nos atualizando sobre os conteúdos que estão em alta, mantendo as nossas conexões com a nossa rede de amizade e compartilhando informações.

Mas, você sabia que além das informações que você já gera nas suas redes sociais, o Facebook também consegue monitorar o que você faz fora das redes? O Facebook tem um recurso que possibilita que empresas coloquem códigos de rastreio (nas páginas dos seus sites (Pixel).

Em outras palavras, quando você visita uma página que tem esse rastreio do Facebook instalado, o Facebook sabe que você esteve lá e o que você executou nessa página.

Mas, há um ano a empresa prometeu uma mudança na sua Política de Privacidade e ela tem de fato mudado a sua postura com relação a experiência e confiança dos seus usuários quanto as suas informações.

Na última terça-feira, 28 de janeiro, a empresa liberou uma nova funcionalidade aos seus usuários chamada Off Facebook Activity (Atividade fora do Facebook). Essa funcionalidade permite que os usuários gerenciem os seus dados de visitas a outras páginas.

Essa funcionalidade já está ativa e disponível aos usuários.

Uma das opções oferecidas aos usuários nesse gerenciamento de dados externos é a possibilidade de bloquear o script de tracking.

Com essa opção de bloqueio, os usuários podem optar por não serem mais rastreados pelas empresas no futuro. Ou seja, o Facebook optou por atribuir ainda mais força ao consumidor, o qual pode decidir quais anúncios de quais empresas ele quer de fato receber.

A intenção da empresa é trabalhar com uma política de dados mais transparente aos seus usuários, explicando a eles o que são as suas atividades fora do Facebook e como as empresas coletam essas informações.

A atividade fora do Facebook inclui informações que empresas e organizações compartilham conosco sobre sua interação com elas, por exemplo, visitas aos aplicativos e sites delas.”

Facebook
Off Facebook Activity
Fonte: Facebook

O Facebook é a Rede Social com o maior número de usuários ativos no Brasil, segundo dados do We are Social & Hootsuite em 2019. Isso mostra tamanha importância dessa Rede Social e a quantidade de dados que são obtidos pelas empresas ao decorrer dos anos.

Como acontece o Rastreio dos dados externos dos Usuários?

O rastreio e monitoramento das informações dos usuários é possível graças a um recurso chamado Pixel do Facebook.

O Pixel do Facebook é um código (script) instalado nas páginas do seu site que é responsável pela coleta e monitoramento das atividades externas dos usuários. Esse recurso é muito utilizado em estratégias de Marketing Digital para melhores direcionamentos de anúncios.

Ele funciona da seguinte maneira: ao colocar o Pixel do Facebook nas páginas do seu site, você rastreia quem são os seus visitantes e permite que eles sejam impactados com os seus Anúncios nas Redes Sociais.

Em outras palavras, o Pixel é uma forma de segmentação eficiente que direciona as suas campanhas patrocinadas para uma audiência que está de fato interessada no que você tem a oferecer.

Além disso, o Pixel também é muito utilizado para mensurar conversões de Leads ou vendas. Por exemplo, você tem uma landing page sobre uma Webinar que acontecerá na próxima semana. Nessa landing page, quem se cadastrar e for para a página de obrigado, você saberá que virou um Lead para a sua base. Basicamente, o Pixel monitora ações como essa.

As informações coletadas pelas empresas através do Pixel são também compartilhadas com o Facebook.

Como funciona o Off Facebook Activity (Atividade fora do Facebook)?

Off Facebook Activity mais informações
Fonte: Facebook

Os recursos disponibilizados pelo Facebook em 2020 permite que os usuários acessem as suas informações por categoria (publicação, fotos, vídeos, eventos), façam o download das suas atividades fora do Facebook, desconectem o seu histórico de visitas externos rastreado pelas empresas e gerenciem as suas atividades futuras.

A opção de receber ou não anúncios de uma determinada empresa fica nas mãos dos usuários, que podem decidir bloquear os scripts do Pixel do Facebook e deixar de ser impactado por anúncios de determinadas empresas.

Cada vez mais o Facebook caminha em direção a entrega de melhores experiências aos seus usuários, mostrando no feed e nos stories conteúdos que sejam mais interessantes a eles. E é com essa posição que ele atribui maior poder de escolha aos seus usuários.

Em 2019, a empresa fez uma mudança em seu algoritmo para que a experiência do usuário seja ainda mais agradável e que ele queira passar mais tempo na Rede Social.

Entenda como funciona o gerenciamento das atividades fora do Facebook.

1) Bloqueio do Script do Tracking:

Conforme já apresentado anteriormente, essa funcionalidade possibilita que o usuário bloqueie o rastreio das empresas ao solicitar desconectar o histórico. Porém, ele não deixará de ver o mesmo número de anúncios, mas passará a ser impactado por anúncios que seja mais relevantes para ele.

Ao ter o seu histórico desconectado, você não será mais monitorado pelas empresas como era anteriormente. Isso proporcionará maior privacidade e opção de escolha ao usuário sobre seus dados. Uma vez que os dados bloqueados, eles não poderão mais ser mais rastreados pelas essas empresas das quais foram impactadas no passado, porém, esses dados continuarão nas bases de dados do Facebook.

Isso vai impactar na forma como as empresas fazem anúncios, ou seja, só será veiculado os anúncios que entregarem de fato valor com conteúdos relevantes.

Apesar da opção de Desconectar o Histórico, isso não significa que o usuário não possa ser rastreado por scripts de outras empresas que não constavam no seu histórico. Porém, para melhorar ainda mais a experiência do usuário, o Facebook disponibilizou uma opção que possibilita gerenciar as atividades futuras.

2) Gerenciar atividades futuras

Outro recurso disponibilizado pelo Facebook é o gerenciamento das atividades futuras. É uma opção que autoriza o Facebook a encaminhar conteúdos de anúncios que eles considerem que serão de fato interessantes para você.


Fonte: Facebook

Através do algoritmo do Facebook, ele consegue entender o que você está precisando no momento e encaminhar anúncios que sejam relevantes. Essa é uma excelente opção para os usuários que estão cansados de serem impactados por anúncios que não fazem nenhum sentido para eles.

O objetivo da empresa é melhorar cada vez mais a experiência dos seus usuários, então eles tentarão de fato te mostrar o que você quer e isso tornará o seu feed ainda mais agradável.

3) Baixar as suas informações

As suas informações valem ouro para você!

E é isso que o Facebook acredita. Por isso, ele disponibilizou um recurso que possibilita que você faça o download das suas próprias informações. Você agora consegue baixar o seu histórico de postagens, fotos, vídeos e, também, os anúncios que você recebe, o seu histórico de localização e informações sobre você que estão associadas a sua conta do Facebook.

Veja na imagem abaixo algumas informações que estão disponíveis para download:

Off Facebook Activity informações

4) Acessar suas Informações

O usuário também poderá acessar todas as suas informações sobre publicações, comentários, fotos e vídeos, grupos entre outras ações que você executou no Facebook enquanto tiver logado.

Veja a imagem abaixo disponibilizada pelo Facebook:

Off Facebook Activity suas informações

São diversos recursos disponibilizados pelo Facebook que vai mudar a forma como o usuário lida com os seus próprios dados.

E essa nova funcionalidade trará uma nova oportunidade para os profissionais de Marketing, os quais terão que entender cada vez mais sobre o seu público alvo e criar cada vez mais conteúdos relevantes.

Como isso influencia o Marketing Digital?

A ação realizada pelo Facebook foi desenhada pensando em entregar experiências aos seus usuários melhores, mais confiáveis e agradáveis. No passado a empresa passou por uma série de escândalos envolvendo o vazamento de dados e isso abalou a confiança dos seus usuários.

Fonte

A mais escandalosa aconteceu nas eleições presidenciais dos Estados Unidos onde informações sobre os usuários foram para nas mãos da empresa Cambridge Analytica, a qual utilizou os dados para manipulações políticas em prol de Donald Trump. A repercussão do fato desencadeou em uma queda expressiva no valor do Facebook e o colocou nas miras das autoridades.

Ponto positivo para os usuários e uma oportunidade aos profissionais de Marketing para agregar valor ao seu público alvo.

Com esse novo recurso, a empresa quer trazer segurança e autonomia as pessoas da sua rede social, dando a opção de escolha se eles querem ou não receber anúncios de uma determinada empresa.

Porém, a transparência da qual o Facebook quer adotar com seus usuários influenciará (e muito) as estratégias de Marketing Digital de empresas do mundo inteiro.

Essa é mais uma oportunidade da qual o Marketing Digital poderá utilizar em prol de manter a assertividade na sua comunicação.

Caminho que o Marketing Digital em 2020:

É fato que o Marketing Digital e a forma como as empresas estão se comunicando com os seus clientes têm mudado. A prioridade é criar conteúdos que sejam relevantes, que gerem engajamento e que agreguem valor ao seu público. Estamos nos referindo a entrega de experiências aos clientes cada vez melhores.

E as estratégias do Facebook estão caminhando no mesmo sentido, pensando em menos anúncios e mais conteúdos de qualidade. Por isso, a ganha a competição de quem aparece mais no feed aquele que conhece melhor a sua audiência e que cria melhores conteúdos.

Mas como conhecer melhor a sua audiência?

Para entender melhor como elaborar um mapa de empatia e a jornada do seu cliente, você pode baixar o nosso Ebook sobre Experiência e Sucesso do Cliente.

Através de dados obtidos graças a ferramentas de Gerenciamento de Mídias Sociais, Automação de Marketing, CRM, por exemplo, você pode analisar melhor o comportamento do seu cliente.

Quem não trabalha com a tecnologia fica para traz.

Por exemplo: imagine que você é uma agência de marketing digital.

Os seus clientes são restaurantes locais e você é especialista nesse mercado. Para você conseguir entregar uma gestão mais eficiente nas redes sociais, você precisa planejar as suas ações e as campanhas que serão veiculadas nessas Redes através de uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais.

comparação mídias sociais

O gerenciador de mídias sociais te proporcionará dados importantes sobre a sua audiência que o fará compreender ainda mais o seu público alvo.

1) O que a sua audiência consome de informação relacionada a restaurantes?
2) Quando eles entram nas Redes Sociais?
3) O que eles gostam de comer?
4) Que dia e horário da semana eles fazem pedidos ou saem para ir aos restaurantes?

Responder essas perguntas te possibilita entender melhor a sua audiência.

É extremamente importante que os profissionais de Marketing de hoje utilizem estratégias de comunicação Omnichannel (multi canal). Isso porque, o seu potencial cliente não está apenas nas Redes Sociais, ele está nos E-mails, nos Blogs, nos atendimentos via chat, no telefone, entre outros canais.

Não basta hoje trabalhar apenas com estratégias de fundo de funil com comunicações voltadas apenas a vendas. É preciso saber o momento certo para fazer comunicações focadas em vendas.

Voltemos ao exemplo da Agência de Marketing que trabalha com restaurantes locais.

Ao trabalhar com estratégias multi canais, a agência resolve fazer uma ação para coletar os dados dos seus atuais clientes. Ela oferece uma sobremesa grátis a quem responder uma pesquisa de satisfação, indicando que os seus clientes devem colocar seus dados como Nome, E-mail, Endereço e Telefone.

Com essas informações, a agência resolve utilizar uma ferramenta de Automação de Marketing para criar uma base de contato dos seus clientes. Esses contatos serão importantes pois, a agência agora pode entregar ainda mais valor para eles, enviando comunicações sobre diferentes pratos, conteúdos sobre gastronomia, entre outras informações relevantes.

A lembrança e o valor que você estará atribuindo para ele com esses conteúdos relevantes fará com que na hora que ele decida por algum restaurante, ele se lembre de você.

Essas são algumas estratégias que mostram como atribuir valor e trabalhar com conteúdo relevantes é sim uma forma efetiva de gerar conversão em vendas. Cada segmento pode trabalhar com diferentes estratégias, por isso que reforçamos o quanto é importante entender o comportamento da sua audiência.

Entenda o seu segmento, mapeie a jornada do seu cliente e com isso, gere altos índices de fidelizações.

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Obrigada e até a próxima. 🙂