Report | Automação de Marketing 2020

A Kmaleon reuniu as opiniões de 302 profissionais experientes, que utilizam as principais ferramentas de Automação de Marketing do mercado. Cada opinião coletada se refere à experiência de uso de uma empresa de software específica.

Com base em suas respostas, foi realizado um estudo sobre qual é o contexto de uso da Ferramenta de Automação de Marketing e o que influencia na experiência final dos profissionais que a utilizam/utilizaram no dia a dia.

*Quer saber quais empresas participaram desse estudo? Em breve será lançado o Report Completo Kmaleon com todas as informações sobre esse e outros mercados de tecnologia.

Sobre o Estudo de Automação de Marketing

A Ferramenta de Automação de Marketing é indispensável aos profissionais e empreendedores que estão buscando resultados de vendas expressivos. Isso porque ela auxilia na execução de estratégias mais focadas em experiências personalizadas, gerando e nutrindo leads para potencializar as suas vendas.

Para compreender com mais profundidade a experiência de uso que os profissionais têm com as suas ferramentas, foi preciso entender quem de fato são essas pessoas, onde elas atuam e qual o porte das suas empresas. 

Cargo:

Foram coletadas informações de pessoas de diferentes cargos, desde CEO à Analista/Assistente.

Segmento:

Também foi objeto do estudo o segmento de atuação das empresas que os avaliadores dos softwares de automação de marketing trabalham.

Por ser uma ferramenta muito utilizada entre os profissionais de Marketing, observamos uma grande participação das Agências de Marketing no estudo.

37,09% das opiniões de uso de automação de marketing estudo foi representado por profissionais que atuam em Agências de Marketing.

Tamanho da Empresa:

A maioria dos profissionais que participaram desse estudo, trabalham em empresas de pequeno e médio porte.

Cerca de 63,91% dos profissionais que avaliaram as ferramentas trabalham em empresas com até 50 colaboradores.

Dessa forma, o estudo mostrará uma visão sobre esses profissionais com relação as suas experiências de uso.

*É importante ressaltar que não são apenas pequenas e médias empresas que trabalham com automação de marketing.

Tempo de uso da ferramenta de Automação de Marketing avaliada:

O tempo de uso de uma ferramenta de automação de marketing influencia na experiência dos profissionais com o software. Isso porque, quanto mais tempo ele tiver com uma determinada ferramenta, mais ele terá conhecimento sobre ela.

Veja a tabela abaixo:

68,5% dos profissionais que participaram desse estudo disseram que já usam/usaram a Automação de Marketing em um período maior que 1 ano.

Frequência de uso:

Os profissionais que usam as ferramentas de automação de marketing, em sua grande maioria, as fazem diariamente (73,18%).

Não é de hoje que esse software faz parte da rotina dos profissionais de Marketing e Vendas, porém, é notório observar que ele tem ganhado força devido ao grande poder de produtividade que essa ferramenta pode proporcionar.

A Experiência de quem utiliza Automação de Marketing

Introduzimos esse tópico acerca da experiência de uso dos profissionais que participaram da pesquisa, mostrando a seguinte informação:

27,15% dos que responderam à pesquisa, decidiram mudar para outro software de Automação de Marketing que atendia melhor as suas necessidades. Ou seja, não são todos os profissionais que estão satisfeitos com as suas ferramentas de automação de marketing.

Mas, o que os motivaram a trocar de software?

Daqueles que decidiram migrar de software, observamos que a maioria de 35% trabalhou com ela no período de 1 a 2 anos.

Concluímos que o tempo para formar opinião sobre uma ferramenta de automação de marketing é em média de 1 ano.

Embora, o percentual de profissionais que decidiram mudar de ferramenta entre o período de 6 meses a 4 anos foi de uma grande maioria de 78% do índice de respostas.

Mas, também é importante ressaltar um outro dado observado no estudo.

69% dos profissionais que mudaram de software de automação de marketing, tomaram essa decisão depois de 1 ano de uso com essa ferramenta.

É importante ressaltar que o processo de migração para outra ferramenta é uma tarefa complicada e trabalhosa. Ter que passar novamente pela implementação da ferramenta e precisar construir novamente todas as automações é de fato um esforço que nenhum profissional quer passar.

E quando o usuário chega ao ponto de migrar de software, claramente ele está com um grande índice de insatisfação ou com limitações financeiras.

Listamos os principais motivos apontados que os levaram a trocar de software:

  • A falta de possibilidade de integrá-lo com outras ferramentas;
  • A qualidade de execução da ferramenta;
  • A usabilidade que ela oferece;
  • O suporte/atendimento para esclarecimento de dúvidas;
  • As funcionalidades disponíveis;
  • O preço.

Para entender de fato a experiência de uso, consideramos como foco do estudo 4 métricas que juntas compõe a experiência final do usuário e a sua percepção de valor:

  • Qualidade;
  • Funcionalidade;
  • Usabilidade;
  • Suporte.

*Receba em primeira mão o Report Completo da Kmaleon, sobre a Experiência de uso e o perfil dos profissionais que estão potencializando os seus resultados comerciais com uso de tecnologia.

Métricas de Experiência de Uso das Ferramentas de Automação de Marketing (de 1 a 5 pontos)

Para conseguir compreender a percepção de valor dos clientes que utilizam softwares de automação de marketing, a Kmaleon desenvolveu uma metodologia que leva em consideração 4 pilares de valor, que definem se o software é ou não uma boa solução para a sua empresa.

Funcionalidade | Qualidade | Usabilidade | Suporte

Veja abaixo o gráfico com a nota média de cada um desses pilares observados nesse estudo:

Nos tópicos abaixo, explicamos o que cada uma dessas nota representam na experiência de uso.

Funcionalidade: 

A Nota Média de Funcionalidade foi de 4.1 (de 1 a 5 pontos).

Essa foi a nota mais baixa observada entre todos os outros pilares. Ou seja, é o ponto mais criticado pelos profissionais que utilizam Softwares de Automação de Marketing.

E o que Funcionalidade significa?

Ter funcionalidades úteis é imprescindível para entregar valor aos profissionais que utilizam a ferramenta no dia a dia. É através dos recursos oferecidos pela plataforma que esses usuários conseguem (ou não) alcançar o sucesso de execução de estratégias. 

Como mensuramos essa métrica?

Perguntamos se os profissionais conhecem todas as funcionalidades disponíveis e se a essas funcionalidades condizem com o que eles precisam.

Usabilidade:

A Nota média de Usabilidade foi de 4.4 (de 1 a 5 pontos).

E o que Usabilidade significa?

A nota desse pilar indica o nível de facilidade de operacionalizar as funcionalidades disponíveis da plataforma. Quanto menor o esforço para entender e dominar a ferramenta, maior é o tempo economizado e a performance do usuário final.

Como mensuramos essa métrica?

Perguntamos aos participantes quais foram as suas percepções sobre a facilidade em aprender a usar a ferramenta, se ela trouxe os ganhos de produtividade esperado por esses profissionais e se esses ganhos de produtividade auxiliaram na redução de erros de execução.

Qualidade:

Nota média de Qualidade foi de 4.4 (de 1 a 5 pontos).

E o que Qualidade significa?

Quanto mais alta for a nota de Qualidade, mais a performance do Software garante estabilidade, ou seja, há menos chances de apresentarem falhas de execução.

Além disso, a qualidade também está associada a capacidade em manter os dados da empresa interligado com outros softwares, fornecendo integração entre eles.

Como mensuramos essa métrica?

Perguntamos aos usuários se todas as funções são executadas com eficiência (sem falhas) e o software se integra facilmente com as outras ferramentas que ele utiliza.

Suporte:

A Nota média de Suporte foi de 4.6 (de 1 a 5 pontos).

Essa foi a nota mais alta observada entre todos os outros pilares. Ou seja, é o ponto mais bem avaliado por quem usa Automação de Marketing.

E o que Suporte significa?

Quanto mais alta for a nota de suporte, mais o Software acompanha o usuário e esclarece as suas dúvidas de uso.

Ela representa o apoio oferecido ao usuário em todas as etapas da sua jornada com a ferramenta, garantindo que ele consiga utilizar e atingir seus objetivos com o software da melhor forma possível. 

Como mensuramos essa métrica?

Perguntamos se os clientes são atendidos dentro da sua expectativa e se os canais de atendimento são eficientes.

Para compreender todas essas métricas apontadas acima, a Kmaleon criou o Score Kmaleon que leva em consideração a visão geral da Experiência de uso sobre o software.

Score Kmaleon:

O Score Kmaleon é uma visão global de 5 pilares que mais influenciam na Experiência dos usuários:

Recomendação (NPS) | Funcionalidade | Usabilidade | Qualidade | Suporte

Em outras palavras, o Score Kmaleon é uma nota que indica qual foi a experiência final que um profissional obteve com uma determinada ferramenta. Ele tem como base de cálculo apenas as avaliações dos usuários.

Ele foi desenvolvido para medir a percepção de valor dos clientes sobre os softwares que eles utilizam. A pontuação desse Score varia de 0 a 100 e você pode consultá-lo na Kmaleon para qualquer que seja a ferramenta que você está buscando.

A média do Score Kmaleon para a Categoria de Ferramentas de Automação de Marketing foi de 87,6.

Mas essa média varia quando analisada em função do tempo de uso da automação de marketing. Veja no próximo tópico como o período de uso influencia na percepção de valor e na experiência de uso.

*Tenha informações atualizadas sobre a Experiência de Uso que os profissionais de Automação de Marketing têm com os seus softwares. Solicite receber o Report Kmaleon

Percepção de Valor x Tempo de Permanência com o Software

Quando você entende as dores que os seus clientes passam, você consegue ter uma melhor percepção de como entregar a eles experiências mais elevadas.

Isso significa que, as empresas que mais compreendem os seus clientes, são as que conseguem gerar mais valor. O mesmo acontece para todo o mercado de softwares e de tecnologia. Quanto maior for o valor entregue aos usuários, mais tempo ele vai permanecer com a ferramenta.

Dessa forma, o índice de valor e a experiência de uso estão diretamente ligados ao tempo de uso de um software.

Veja o Gráfico abaixo:

Observe o crescente valor do Score Kmaleon no gráfico acima. Quanto mais tempo o usuário permanece com a ferramenta, maior é o seu índice de satisfação com ela.

Portanto, quanto mais as empresas de automação de marketing investem em conhecimento sobre os seus usuários e as suas reais necessidades, mais eles conseguirão melhorar as experiências de seus produtos e mais tempo seus clientes permanecerão utilizando a ferramenta.

Perfil do Profissional que usa Software de Automação de Marketing:

Existem 3 perfis de profissionais que utilizam a ferramenta de automação de Marketing:

Decisor:

28% dos profissionais desse estudo são decisores, sendo eles responsáveis pelas decisões finais sobre as suas ferramentas de automação de marketing.

A média do Score Kmaleon para esse perfil foi de 87.3 de 100.

Influenciador:

31% dos profissionais desse estudo são influenciadores, ou seja, eles exercem grande influência nas decisões finais sobre as ferramentas de automação de marketing.

A média do Score Kmaleon para esse perfil foi de 86.7 de 100, a média mais baixa entre os 3 perfis. Ou seja, o perfil influenciador é o perfil mais crítico e exigente dentre os usuários de softwares de automação de marketing.

Usuário:

41% dos profissionais desse estudo são usuários, sendo eles responsáveis pelas execuções de estratégias em softwares de automação de marketing.

A média do Score Kmaleon para esse perfil foi de 88.6 de 100, a média mais alta entre os 3 perfis.

Em todos os perfis, o item mais bem avaliado foi o de suporte técnico. Em outras palavras, isso significa que há uma boa percepção dos clientes das ferramentas de automação de marketing sobre os atendimentos oferecidos. Ou seja, eles acreditam que os canais de atendimento são de fato eficientes.

O item que mais criticado foi o de funcionalidade. Olhando para esse cenário fica um grande desafio para as empresas de softwares de automação de marketing em conseguir entender quais são as funcionalidades desejadas pelos seus usuários que não estão sendo supridas.

Por isso, ressaltamos a importância que uma empresa de software precisa atribuir aos seus clientes. São através das opiniões dos usuários da ferramenta que eles poderão entender onde está a lacuna que precisa ser preenchida pela sua prestação de serviço.

Acertou no uso da Ferramenta de Automação de Marketing avaliada

83% dos participantes da pesquisa confirmam que acertaram na escolha do software de automação de marketing, mostrando-se satisfeito com a escolha.

Outros 15% não souberam dizer se a ferramenta avaliada foi de fato a melhor escolha. As pessoas que ficaram em dúvida ainda estão estudando sobre a automação de marketing e aprendendo com ela.

Isso porque, dentre esses profissionais que não souberam responder, a maioria tem perfil usuário (profissionais que geralmente estão mais envolvidos no processo de execução do que nas decisões e estratégias). Além disso, essas pessoas possuem menos de 1 ano de experiência com a ferramenta avaliada. 

Quem não soube dizer se foi a escolha certa usar:

  • 49% desses respondentes têm perfil de profissional usuário.
  • 47% tem menos de 1 ano de Experiência de uso com a ferramenta avaliada.

Automação de Marketing para Pequenos Negócios

80,3% dos profissionais que utilizam ferramentas de automação de marketing em pequenos negócios entendem que tomaram a decisão certa em usar o software avaliado.

Para esse nicho, confira qual foi a média de cada Pilar de Experiência de uso dentro da Kmaleon:

*Média as avaliações de empresas que usam Automação de Marketing e possuem entre 1 e 50 colaboradores

Principal ponto positivo: Os Canais de Atendimento são eficientes.

Principal ponto criticado: As funcionalidades disponibilizadas pelas ferramentas não supriram as todas as necessidades de quem usa.

É notório que ainda há uma lacuna entre empresa de software e os usuários de automação de marketing. Para sanar esse ponto, as empresas precisam compreender melhor quais são as necessidades apontadas através de avaliações da sua ferramenta.

Observe como há uma evolução do Score Kmaleon de acordo com o tempo de uso da automação de marketing.

Você pode explorar ainda mais as opiniões de pequenas empresas sobre seus softwares no Report Completo Kmaleon. Solicite conosco e receba com exclusividade.

*Sugestão Kmaleon: sempre leve em consideração o volume de reviews da ferramenta que você está pesquisando e leia os depoimentos que os usuários deixaram. Todas essas informações estão disponíveis na Kmaleon.

Automação de Marketing para Agências de Marketing

80,65% dos profissionais que trabalham em agências de marketing ou consultorias entendem que contrataram a ferramenta certa.

A principal crítica feita por esse nicho está ligado as funcionalidades disponíveis e o melhor ponto está ligado ao suporte técnico.

Dos profissionais que entendem que tomaram a decisão certa, separamos abaixo a média ideal de cada nota existente na página de cada produto na Kmaleon:

Principal ponto positivo: Os Canais de Atendimento são eficientes.

Principal ponto criticado: Possui todas as Funcionalidades que preciso. As funcionalidades disponíveis das ferramentas não supriram as necessidades de quem usa. A lacuna entre empresa de software e usuário também é observada no nicho de agências de marketing.  

*Sugestão Kmaleon: sempre leve em consideração o volume de reviews da ferramenta que você está pesquisando e leia os depoimentos que os usuários deixaram. Todas essas informações estão disponíveis na Kmaleon.

MERCADO DE MARKETING DIGITAL:

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