A Ferramenta e o Conceito mais importante para quem quer vender mais

A Venda é o que move uma empresa, é o que gera Receita, o que paga as contas e, o mais importante, é o que faz que a empresa prospere.

Se você chegou nesse artigo, provavelmente você quer ter mais resultados. Mas é importante que você se lembre que, resultado é algo que pode vir a curto e, também, a longo prazo.

É fato que os resultados a longo prazos, são os mais representativos, por mais demorados e trabalhosos que sejam as suas execuções, quando o resultado é positivo, você percebe o quanto valeu a pena esse esforço. Por isso, é essencial que você organize as suas ações para garantir que esses resultados a longo prazo, efetivamente aconteçam.

Por mais incrível que pareça, não precisamos pensar em ideias mirabolantes para alcançar as vendas, temos que pensar no cliente, nas suas necessidades e desejos, e assim, entregar uma experiência que seja incrível para ele.

como vender mais

Normalmente, quando pensamos de forma mais simples e executamos ações de rápidas execuções, obtemos dentre essas ações pontuais, retornos maximizados para financiar ações de grande esforço e, consequentemente, temos o potencial de gerar resultados ainda maiores.

Vender é o resultado da união de diversos fatores, que vão desde a identificação da dor de um grupo de pessoas ou empresas até uma forma inteligente, até o momento em que esse problema seja resolvido por um valor que valha a pena ser pago pelo consumidor pagar.

Mas lembre-se que o preço de um produto deve sempre estar orientado ao valor que ele gera e não ao custo que ele tem.

Eu acredito que, para vender mais e vender, e de forma mais inteligente, a ferramenta mais importante é o CRM. Mas não basta ter a ferramenta é preciso entender o que ela pode te proporcionar. As informações que você possui do seu cliente podem dar possibilidades gigantescas para você alavancar seus resultados, o grande segredo da gestão e análise do CRM é encontrar padrões.

Se você está achando isso difícil, vou dizer que você faz isso o tempo todo sem perceber. Vem comigo que eu vou te explicar. 😉

Sabe aquela percepção que você tem de que “nossa, esse cliente vai comprar, então vou investir meu tempo nele”, ou aquele pensamento de que você está perdendo o seu tempo e que ele não vai comprar nada?

Isso se aplica para quem vende uma casa, um sofá ou um serviço de milhões de reais por mês. Essa percepção é o resultado de uma serie de experiências que você já teve e dados que você coletou usando o perfil do cliente ou segmento, captando alguns pontos na conversa ou até mesmo como ele entende o seu produto ou serviço.

Se você esta se perguntando, o que isso tem a ver com CRM, o que eu posso te dizer é TUDO.

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A partir do momento que você possui informações do seu cliente de forma organizada seja em uma planilha de Excel ou em um software de CRM você conseguirá encontrar padrões nas pessoas que compram e entender mais O QUE  e PORQUÊ elas compram.

A partir disso você conseguiu identificar um perfil de alta propensão de compra e esse pessoal pode gerar muitas vendas.

Um passo a passo simples:

Passo 1:

Entenda seu cliente através das informações que você tem;

#dica: Pegue seus melhores clientes e encontre o que você tem mais informação. A partir disso, selecione quais são as informações mais importantes para você vender, depois veja o que falta nos demais clientes e vá atrás das informações.  

Passo 2:

Entenda os padrões/semelhanças que os que mais compram possuem (Produto ou tipo do serviço, segmento, tamanho da empresa entre muitos outros);

#dica: Fazendo o exercício anterior vai surgir algumas ideias de pessoas que se enquadram e você vai querer ligar para ela, espere você vai fazer isso, mas vai ser mais estratégico.

Passo 3:

Veja se o valor que gastam e a quantidade de serviços ou produtos que contratam são similares;

#dica: Você pode colocar no Excel, em duas colunas, uma as empresas que mais gastam e na outra o valor que gastam, após isso use um gráfico de dispersão e você vai entender o quanto as empresas ou perfis estão gastando diferente.

Passo 4:

Entenda o porquê uns gastam mais ou outros menos;

#dica: nesse momento você vai encontrar inúmeras oportunidades. Se você não encontrar ou está fazendo um excelente trabalho ou vale a pena dar uma olhada na análise que fizemos.

 Passo 5:

Veja os benefícios que está gerando para os que gastam mais e utilize isso para vender para os que gastam menos;

#dica: Esse é o momento da venda consultiva, leve números e evidências que o seu produto gera resultados melhores. Lembre-se, os benefícios não são referente a utilização, mas sim aos benefícios na vida do cliente ou nos resultados da empresa que ele gera.

Faça isso e tenho certeza que você vai vender mais. Depois disso, procure um CRM para manter seu processo natural e as informações atualizadas.

resultados de vendas

Tenho um pedido. Se você gostou ou tem dúvidas comente aqui em baixo, mas se gostou muito divulgue para o pessoal, conhecimento é algo que devemos compartilhar.

Caso queria encontrar um CRM para você procure na Kmaleon, lá você conhece todas opções das versões pagas as gratuitas e também leia as avaliações de clientes, isso é muito importante para tomar uma melhor decisão. Clique aqui.

Se você já utiliza um CRM, faça parte dos profissionais que fazem a diferença no mercado avaliando um software na Kmaleon, isso mostra o quanto você é engajado com o mercado.

Espero ter ajudado e me siga no LinkedIn Matheus Emboava 😉