11 Ferramentas Online Ideais para Pequenos Negócios

Conheça as Ferramentas Gratuitas ou com excelente custo-benefício disponíveis no mercado de tecnologia e que poderão te ajudar a obter resultados melhores no seu negócio.

Empreender requer investimento, tempo e dedicação. Com a tecnologia certa, conseguimos otimizar muito das nossas atividades e processos internos.

Porém, não é sempre que temos dinheiro em caixa para investir nos softwares que desejamos. Se você está buscando eficiência nos processos, sugerimos que você confira a lista que preparamos para você.

Ferramentas para Criar um Site:

Criar o site é um dos primeiros passos que um negócio deve ter e, ao contrário do que se imagina, você não precisa de um programador para criar o seu. Obviamente, um profissional que trabalhe com construção de sites e entenda mais sobre o assunto, vai conseguir construí-lo melhor.

Porém, se o seu cenário atual impossibilita que você contrate alguém para desenvolver o seu site, saiba que você mesmo pode fazer o seu.

No seu site, você pode apresentar a sua proposta de valor ao mercado (o que você faz e como ajuda pessoas a resolverem problemas), além de poder utilizá-lo para captar oportunidades de negócio.

*Atenção: o seu site precisa de um domínio, ele será o seu registro digital. Por exemplo, a minha empresa chama Kmaleon e meu domínio é kmaleon.com.br.

Logo, o meu e-mail será (nome)@kmaleon.com.br. Ter um domínio mostra mais profissionalismo durante as suas comunicações por E-mail.

Não confunda o seu domínio com o seu registro de marca!

São duas coisas diferentes. O seu registro de marca é feito no INPI, mas isso é assunto para um outro artigo. 

Wix

Wix é uma plataforma simples e gratuita para criar sites.

Na plataforma do Wix você consegue personalizar seu site em templates o que é muito simples e fácil, mas também é possível responder algumas perguntas e eles te ajudam nos primeiros passos.

WordPress:

O WordPress é uma plataforma gratuita que você pode criar sites simples e é muito utilizado para criação de Blogs.

Para que ele seja encontrado nos mecanismos de busca do Google, por exemplo, tem um Plugin chamado YOAST que mostrará sugestões de melhorias.

A vantagem do WordPress é que você pode instalar plugins que vão te ajudar a otimizá-lo e indexá-lo nas páginas do Google.

O WordPress também oferece templates prontos e você pode criar banners criativos de forma simples. Outro ponto positivo é que, caso você encontre dificuldades, você pode pesquisar e encontrar facilmente conteúdos de apoio na internet.

Ferramentas para Otimizar as suas Mídias Sociais: 

Se existe um lugar que concentra um número imenso de pessoas são as mídias sociais. O Brasil está entre os 3 países que mais utilizam o Facebook e o Instagram.

Então, criar as suas contas profissionais nessas mídias é fundamental, pois assim o seu negócio pode ter mais visibilidade e manter uma comunicação direta com a sua audiência. 

Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário ter constância de publicações e um conteúdo relevante para que pessoas acompanhem o seu trabalho.

Lembre-se que a conquista de um cliente é obtida através do relacionamento!

Não adianta você apenas postar seus produtos, é necessário que a sua audiência se engaje com a sua marca. As redes sociais podem abrir portas para você criar um relacionamento mais próximo e te ajuda a entregar valor antes da compra, através de conteúdos.

Também serão nas mídias sociais que você poderá anunciar determinados produtos. Mas lembre-se sempre de segmentar o seu anúncio.

Confira as dicas matadoras que o Thadeu Arias, especialista em Growth Hacking, deu em entrevista para a Kmaleon.

Listamos a seguir, algumas ferramentas de mídias sociais que te ajudarão muito nas criações de artes e gestão de conteúdos: 

Criação das imagens para Mídias Sociais: 

Fonte: Freepik

Se você quer vender, você precisa começar a criar conteúdos e agregar valor para começar a se relacionar com o seu cliente. E é claro que as ferramentas de edição de imagem ajudam (e muito) a deixar seus conteúdos mais interessantes e que chamem mais atenção.

Lembre-se que, visibilidade pode ser algo bom e também ruim!

Ela vai depender do que você está apresentando. Confira duas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a criar publicações esteticamente mais agradáveis.

Trackto:

Essa ferramenta atende muito bem profissionais autônomos, freelancers e pequenas empresas que estão buscando soluções rápidas e fáceis de criação de peças de comunicação, propostas comerciais, apresentações, E-books, entre outros tipos artes.

Mesmo que você tenha pouca noção de criação ou de combinação de cores, a ferramenta te entrega layouts prontos e você pode customizá-lo da forma que você quiser.

Canva:

O Canva é uma ferramenta de design com a mesma proposta do Trakto. No aplicativo, você consegue criar artes em diferentes formatos, buscar imagens e ele também te sugere templates prontos para serem utilizados.

A proposta de valor da empresa é descomplicar!

Por isso, é super simples e fácil mexer nesse software. Mesmo que essas ferramentas sejam fáceis de usar, vale lembrar que é sempre necessário contratar um design para a sua empresa.

Gerenciamento de Mídias Sociais: 

Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário ter constância de conteúdo que seja relevante e de qualidade para o seu público-alvo. Nesse momento, todo mundo está usando as mídias sociais para atrair seguidores e no futuro converter em clientes.

Entenda como se organizar melhor, planejar ações com antecedência e sem ficar estressado por ter que parar tudo o que está fazendo, para postar algo. Por mais que essas ferramentas não sejam gratuitas, elas contam com teste grátis e também, elas não são caras.

Existem opções por menos de R$20/mês.

Gerenciar as Redes Sociais é certamente muito necessário, principalmente para quem está começando.

mLabs:

A mLabs é uma plataforma com um excelente custo-benefício para Gestão de Redes Sociais. É muito conhecida entre as agências de marketing e os profissionais que trabalham com mídias sociais.

Existem 2 planos que você pode contratar. O mais simples e mais barato, permite que você faça os agendamentos e planejamento de postagens.

O plano completo te oferece criar relatórios ilimitados, criar workflows de aprovação de conteúdo e administrar todo o seu feed.

Você consegue entender quais são os melhores horários de postagens, quais conteúdos mais engajaram a sua audiência e fazer a gestão de mensagens inbox através da plataforma.

O diferencial são as opções de redes sociais que é possível integrar na mLabs. Você pode administrar o seu Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat, Youtube, SAC 2.0 integrado ao WhatsApp, criar relatórios de microinfluenciadores e muito mais!

Etus Social:

A plataforma da Etus tem um dashboard que apresenta as datas comemorativas para você fazer a sua gestão de produção de conteúdo sem perder nenhuma oportunidade sazonal.

Além disso, a ferramenta apresenta um Top Trends no Brasil, para que você acompanhe as hashtags e assuntos mais comentados no momento.

Com a Etus, você consegue fazer agendamento, fazer publicações em tempo real, criar relatórios, workflows para aprovação e agendamento de postagens em canais das mídias sociais como o Instagram, Twitter e Facebook.

Postcron

a Postcron é uma ferramenta poderosa para publicar e agendar posts no Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, Instagram e Google+ ao mesmo tempo.

Ideal para gerentes comunitários, profissionais de marketing e empreendedores.

Se você está buscando algo simples para economizar tempo, a postcron possivelmente pode te ajudar. Gerencie todas as suas contas de redes sociais em um só lugar.

Conheça as 4 ferramentas de Gerenciamento de Mídias sociais melhor avaliadas pelos clientes:

A ferramenta ideal vai depender do seu modelo de negócios e as suas necessidades atuais. Por isso, sugerimos que você faça uma comparação entre elas na Kmaleon.

Ferramentas para CRM (Gestão do relacionamento com o cliente)

Fonte: Freepik

Como eu já havia comentado, para você adquirir um cliente, você precisa criar um relacionamento com ele, conhecê-lo e conquistá-lo. Mas mesmo depois que o cliente compra, você precisa continuar o mantendo por perto.

Pense no quanto tempo e dinheiro você investe para fazer uma pessoa comprar. Se ele tiver uma boa experiência de compra, ele certamente vai querer comprar novamente.

Para mantê-lo por perto, você precisa gerar valor, continuar enviando conteúdos relevantes e conversando com ele. Porém, temos muitos clientes e fica difícil administrar todos sem uma ferramenta, não é mesmo?

O CRM (Customer Relationship Management) é aquele software que vai te ajudar a gerenciar todos esses clientes. Com a construção de uma boa régua de relacionamento na ferramenta, você conseguirá mantê-lo próximo de você.

Você pode entender um pouco melhor neste outro artigo sobre o Poder do CRM no seu Negócio!

 **Observação: a maioria das ferramentas possuem teste grátis. Faça um teste com o Software de CRM e entenda como ele pode agregar para o seu negócio.

Acesse e consulte as vantagens de cada CRM na Kmaleon. Você pode analisar as avaliações que outras pessoas que já fizeram sobre cada uma delas:

Saiba qual é o melhor CRM para o seu negócio!

Ferramentas de Gestão de Projeto:

Se você está criando um negócio novo ou é um profissional autônomo, ter resultado de forma rápida é fundamental para sua sobrevivência. Para conseguir isso, é necessário eficiência e organização de atividades. A cada projeto que você planeja, você precisa controlar o tempo de cada tarefa e definir um prazo de entrega para cada etapa.

Fazer esse controle e planejamento te torna mais produtivo ao longo do projeto e você consegue ter um resultado melhor com uma ferramenta de gestão de projetos. Veja quais são as ferramentas gratuitas que você pode usar:

Trello

O Trello é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de atividades que você pode colocar em prática metodologias de planejamento e organização de tarefas.

Você pode elaborar quadros de atividades e organizá-los de uma forma produtiva. A nossa sugestão é criar 3 colunas de atividades e enfileirar as tarefas com os Status abaixo:

  • A fazer;
  • Fazendo;
  • Feitas – concluídas. 

O Trello é uma das ferramentas mais simples e fáceis de usar de Gestão de Projetos.

Asana

Asana tem a mesma proposta de gerenciamento de atividades como o Trello e tem uma versão gratuita. Ele é recomendado para projetos mais complexos e com muitas pessoas envolvidas.

Com esse Software, você consegue gerar relatórios e acompanhar o seu progresso, dar feedbacks e aprovar execuções, gerenciar a sua carga de trabalho, definir metas e conectar as ações entre equipes.

Trello ou Asana?
Compare Gratuitamente

Ferramenta de Automação de Marketing:

A Automação de Marketing é uma ferramenta com diversas funcionalidades e vai ajudar você a criar páginas de captura de leads, segmentação da sua base de contatos, automação de e-mails marketing, criação de workflows, criação de campanhas, relatórios de acompanhamento de resultados, entre muitas outras funcionalidades.

Se você tem ou está pensando em ter um E-commerce, você precisa de uma ferramenta de Automação de Marketing. Imagine mandar manualmente E-mails de confirmação de pedido, ou de boas-vindas a cada vez que uma pessoa se cadastra na sua plataforma?

Você precisa automatizar esses processos para conseguir dar atenção ao que realmente importa, as suas vendas!

Metlycs:

A plataforma de Automação de Marketing da Metlycs tem uma opção gratuita onde você pode ter:

  • Até 2.000 contatos na sua base;
  • Pode fazer 1.000 disparos de E-mails mensais;

É uma excelente alternativa para você que está começando ou para o pequeno empreendedor que quer economizar. A plataforma também tem opções pagas que incluem mais vantagens para você com um bom custo-benefício.

Fleeg

Apesar de não ser gratuita, a Fleeg conta com uma opção de teste grátis para você experimentar a plataforma durante os seus primeiros meses.

Além disso, a plataforma oferece um excelente custo-benefício.

Por R$35 por mês, você consegue ter a sua automação de marketing com as seguintes opções:

  • Cadastro de 1 usuário para usar a ferramenta;
  • 5.000 disparos de E-mails mensais

Encontrar as melhores ferramentas do mercado nunca foi tão fácil. Basta você acessar a Kmaleon e fazer a sua comparação.

Fique por dentro de outras Entrevistas, Artigos de Opinião e Dicas de Negócios. Basta se inscrever preenchendo o Formulário a seguir. 😉

Desejo muito sucesso e conte sempre com a gente!