11 Ferramentas Online Ideais para Pequenos Negócios

Conheça as Ferramentas Gratuitas ou com excelente custo-benefício disponíveis no mercado de tecnologia e que poderão te ajudar a obter resultados melhores no seu negócio.

Empreender requer investimento, tempo e dedicação. Com a tecnologia certa, conseguimos otimizar muito das nossas atividades e processos internos.

Porém, não é sempre que temos dinheiro em caixa para investir nos softwares que desejamos. Se você está buscando eficiência nos processos, sugerimos que você confira a lista que preparamos para você.

Ferramentas para Criar um Site:

Criar o site é um dos primeiros passos que um negócio deve ter e, ao contrário do que se imagina, você não precisa de um programador para criar o seu. Obviamente, um profissional que trabalhe com construção de sites e entenda mais sobre o assunto, vai conseguir construí-lo melhor.

Porém, se o seu cenário atual impossibilita que você contrate alguém para desenvolver o seu site, saiba que você mesmo pode fazer o seu.

No seu site, você pode apresentar a sua proposta de valor ao mercado (o que você faz e como ajuda pessoas a resolverem problemas), além de poder utilizá-lo para captar oportunidades de negócio.

*Atenção: o seu site precisa de um domínio, ele será o seu registro digital. Por exemplo, a minha empresa chama Kmaleon e meu domínio é kmaleon.com.br.

Logo, o meu e-mail será (nome)@kmaleon.com.br. Ter um domínio mostra mais profissionalismo durante as suas comunicações por E-mail.

Não confunda o seu domínio com o seu registro de marca!

São duas coisas diferentes. O seu registro de marca é feito no INPI, mas isso é assunto para um outro artigo. 

Wix

Wix é uma plataforma simples e gratuita para criar sites.

Na plataforma do Wix você consegue personalizar seu site em templates o que é muito simples e fácil, mas também é possível responder algumas perguntas e eles te ajudam nos primeiros passos.

WordPress:

O WordPress é uma plataforma gratuita que você pode criar sites simples e é muito utilizado para criação de Blogs.

Para que ele seja encontrado nos mecanismos de busca do Google, por exemplo, tem um Plugin chamado YOAST que mostrará sugestões de melhorias.

A vantagem do WordPress é que você pode instalar plugins que vão te ajudar a otimizá-lo e indexá-lo nas páginas do Google.

O WordPress também oferece templates prontos e você pode criar banners criativos de forma simples. Outro ponto positivo é que, caso você encontre dificuldades, você pode pesquisar e encontrar facilmente conteúdos de apoio na internet.

Ferramentas para Otimizar as suas Mídias Sociais: 

Se existe um lugar que concentra um número imenso de pessoas são as mídias sociais. O Brasil está entre os 3 países que mais utilizam o Facebook e o Instagram.

Então, criar as suas contas profissionais nessas mídias é fundamental, pois assim o seu negócio pode ter mais visibilidade e manter uma comunicação direta com a sua audiência. 

Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário ter constância de publicações e um conteúdo relevante para que pessoas acompanhem o seu trabalho.

Lembre-se que a conquista de um cliente é obtida através do relacionamento!

Não adianta você apenas postar seus produtos, é necessário que a sua audiência se engaje com a sua marca. As redes sociais podem abrir portas para você criar um relacionamento mais próximo e te ajuda a entregar valor antes da compra, através de conteúdos.

Também serão nas mídias sociais que você poderá anunciar determinados produtos. Mas lembre-se sempre de segmentar o seu anúncio.

Confira as dicas matadoras que o Thadeu Arias, especialista em Growth Hacking, deu em entrevista para a Kmaleon.

Listamos a seguir, algumas ferramentas de mídias sociais que te ajudarão muito nas criações de artes e gestão de conteúdos: 

Criação das imagens para Mídias Sociais: 

Fonte: Freepik

Se você quer vender, você precisa começar a criar conteúdos e agregar valor para começar a se relacionar com o seu cliente. E é claro que as ferramentas de edição de imagem ajudam (e muito) a deixar seus conteúdos mais interessantes e que chamem mais atenção.

Lembre-se que, visibilidade pode ser algo bom e também ruim!

Ela vai depender do que você está apresentando. Confira duas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a criar publicações esteticamente mais agradáveis.

Trackto:

Essa ferramenta atende muito bem profissionais autônomos, freelancers e pequenas empresas que estão buscando soluções rápidas e fáceis de criação de peças de comunicação, propostas comerciais, apresentações, E-books, entre outros tipos artes.

Mesmo que você tenha pouca noção de criação ou de combinação de cores, a ferramenta te entrega layouts prontos e você pode customizá-lo da forma que você quiser.

Canva:

O Canva é uma ferramenta de design com a mesma proposta do Trakto. No aplicativo, você consegue criar artes em diferentes formatos, buscar imagens e ele também te sugere templates prontos para serem utilizados.

A proposta de valor da empresa é descomplicar!

Por isso, é super simples e fácil mexer nesse software. Mesmo que essas ferramentas sejam fáceis de usar, vale lembrar que é sempre necessário contratar um design para a sua empresa.

Gerenciamento de Mídias Sociais: 

Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário ter constância de conteúdo que seja relevante e de qualidade para o seu público-alvo. Nesse momento, todo mundo está usando as mídias sociais para atrair seguidores e no futuro converter em clientes.

Entenda como se organizar melhor, planejar ações com antecedência e sem ficar estressado por ter que parar tudo o que está fazendo, para postar algo. Por mais que essas ferramentas não sejam gratuitas, elas contam com teste grátis e também, elas não são caras.

Existem opções por menos de R$20/mês.

Gerenciar as Redes Sociais é certamente muito necessário, principalmente para quem está começando.

mLabs:

A mLabs é uma plataforma com um excelente custo-benefício para Gestão de Redes Sociais. É muito conhecida entre as agências de marketing e os profissionais que trabalham com mídias sociais.

Existem 2 planos que você pode contratar. O mais simples e mais barato, permite que você faça os agendamentos e planejamento de postagens.

O plano completo te oferece criar relatórios ilimitados, criar workflows de aprovação de conteúdo e administrar todo o seu feed.

Você consegue entender quais são os melhores horários de postagens, quais conteúdos mais engajaram a sua audiência e fazer a gestão de mensagens inbox através da plataforma.

O diferencial são as opções de redes sociais que é possível integrar na mLabs. Você pode administrar o seu Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat, Youtube, SAC 2.0 integrado ao WhatsApp, criar relatórios de microinfluenciadores e muito mais!

Etus Social:

A plataforma da Etus tem um dashboard que apresenta as datas comemorativas para você fazer a sua gestão de produção de conteúdo sem perder nenhuma oportunidade sazonal.

Além disso, a ferramenta apresenta um Top Trends no Brasil, para que você acompanhe as hashtags e assuntos mais comentados no momento.

Com a Etus, você consegue fazer agendamento, fazer publicações em tempo real, criar relatórios, workflows para aprovação e agendamento de postagens em canais das mídias sociais como o Instagram, Twitter e Facebook.

Postcron

a Postcron é uma ferramenta poderosa para publicar e agendar posts no Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, Instagram e Google+ ao mesmo tempo.

Ideal para gerentes comunitários, profissionais de marketing e empreendedores.

Se você está buscando algo simples para economizar tempo, a postcron possivelmente pode te ajudar. Gerencie todas as suas contas de redes sociais em um só lugar.

A ferramenta ideal vai depender do seu modelo de negócios e as suas necessidades atuais. Por isso, sugerimos que você faça uma comparação entre elas na Kmaleon.

Ferramenta de Automação de Marketing:

A Automação de Marketing é uma ferramenta com diversas funcionalidades e vai ajudar você a criar páginas de captura de leads, segmentação da sua base de contatos, automação de e-mails marketing, criação de workflows, criação de campanhas, relatórios de acompanhamento de resultados, entre muitas outras funcionalidades.

Se você tem ou está pensando em ter um E-commerce, você precisa de uma ferramenta de Automação de Marketing. Imagine mandar manualmente E-mails de confirmação de pedido, ou de boas-vindas a cada vez que uma pessoa se cadastra na sua plataforma?

Você precisa automatizar esses processos para conseguir dar atenção ao que realmente importa, as suas vendas!

4 Ferramentas para Automação de Marketing

SharpSpring

A SharpSpring é a ferramenta de automação de marketing com o melhor Score Kmaleon, pontuação baseada nas avaliações dos usuários.

Por essa razão, trouxemos uma análise sobre os diferenciais da ferramenta e os principais motivos que a levaram a conquistar a posição de destaque na plataforma.

A SharpSpring foi eleita a melhor Plataforma de Automação de Marketing do Brasil em 2020 no Prêmio Kmaleon.

Ela atende de agências de marketing, garantindo uma robusta estrutura aos prestadores desse serviço. Apesar de não ser gratuita, a plataforma tem sido ponto estratégico para quem está buscando automatizar os funis de vendas.

Além das funcionalidades para automação de marketing, a plataforma possui recursos de CRM que permitem ajudar a área comercial da empresa.

Lead scoring

Para você adquirir um cliente, você precisa criar um relacionamento com ele, conhecê-lo e conquistá-lo.

Para mantê-lo por perto, você precisa gerar valor, continuar enviando conteúdos relevantes e conversando com ele. Por isso, investir em uma comunicação personalizada é extremamente importante para conquistar a confiança do lead.

Porém, como administrar a base de leads e identificar quais estão preparados para receber uma proposta comercial?

Esse é um dos desafios que podem ser resolvidos com o lead scoring, uma funcionalidade que você só encontra nas Ferramentas de Automação de Marketing. Você atribui pontos a cada interação do lead com a marca.

Exemplos de pontuações:

  • Abriu um e-mail X = 10 pontos
  • Clicou no link do e-mail X = 20 pontos
  • Respondeu o e-mail X = 30 pontos
  • Converteu no e-Book = 100 pontos
  • Visitou uma página vendas = 1.000 pontos

Esses pontos são acumulados conforme as interações acontecem. Quanto mais pontos o lead tem, mais nutrido e pronto para comprar ele está.

Leia mais: Automação de Marketing – a ferramenta que te aproxima do seu mercado.

Ferramentas de Gestão de Projeto:

Se você está criando um negócio novo ou é um profissional autônomo, ter resultado de forma rápida é fundamental para sua sobrevivência. Para conseguir isso, é necessário eficiência e organização de atividades. A cada projeto que você planeja, você precisa controlar o tempo de cada tarefa e definir um prazo de entrega para cada etapa.

Fazer esse controle e planejamento te torna mais produtivo ao longo do projeto e você consegue ter um resultado melhor com uma ferramenta de gestão de projetos. Veja quais são as ferramentas gratuitas que você pode usar:

Trello

O Trello é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de atividades que você pode colocar em prática metodologias de planejamento e organização de tarefas.

Você pode elaborar quadros de atividades e organizá-los de uma forma produtiva. A nossa sugestão é criar 3 colunas de atividades e enfileirar as tarefas com os Status abaixo:

  • A fazer;
  • Fazendo;
  • Feitas – concluídas. 

O Trello é uma das ferramentas mais simples e fáceis de usar de Gestão de Projetos.

Asana

Asana tem a mesma proposta de gerenciamento de atividades como o Trello e tem uma versão gratuita. Ele é recomendado para projetos mais complexos e com muitas pessoas envolvidas.

Com esse Software, você consegue gerar relatórios e acompanhar o seu progresso, dar feedbacks e aprovar execuções, gerenciar a sua carga de trabalho, definir metas e conectar as ações entre equipes.

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Na Kmaleon você pode consultar mais de 5 mil ferramentas de várias categorias diferentes. Além disso, diversas tecnologias disponibilizaram teste grátis e condições especiais que você só encontra na nossa plataforma.

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