
11 Ferramentas Online Ideais para Pequenos Negócios
Conheça as Ferramentas Gratuitas ou com excelente custo-benefício disponíveis no mercado de tecnologia e que poderão te ajudar a obter resultados melhores no seu negócio.
Empreender requer investimento, tempo e dedicação. Com a tecnologia certa, conseguimos otimizar muito das nossas atividades e processos internos.
Porém, não é sempre que temos dinheiro em caixa para investir nos softwares que desejamos. Se você está buscando eficiência nos processos, sugerimos que você confira a lista que preparamos para você.
Ferramentas para Criar um Site:
Criar o site é um dos primeiros passos que um negócio deve ter e, ao contrário do que se imagina, você não precisa de um programador para criar o seu. Obviamente, um profissional que trabalhe com construção de sites e entenda mais sobre o assunto, vai conseguir construí-lo melhor.
Porém, se o seu cenário atual impossibilita que você contrate alguém para desenvolver o seu site, saiba que você mesmo pode fazer o seu.
No seu site, você pode apresentar a sua proposta de valor ao mercado (o que você faz e como ajuda pessoas a resolverem problemas), além de poder utilizá-lo para captar oportunidades de negócio.
*Atenção: o seu site precisa de um domínio, ele será o seu registro digital. Por exemplo, a minha empresa chama Kmaleon e meu domínio é kmaleon.com.br.
Logo, o meu e-mail será (nome)@kmaleon.com.br. Ter um domínio mostra mais profissionalismo durante as suas comunicações por E-mail.
Não confunda o seu domínio com o seu registro de marca!
São duas coisas diferentes. O seu registro de marca é feito no INPI, mas isso é assunto para um outro artigo.
Wix

Wix é uma plataforma simples e gratuita para criar sites.
Na plataforma do Wix você consegue personalizar seu site em templates o que é muito simples e fácil, mas também é possível responder algumas perguntas e eles te ajudam nos primeiros passos.
WordPress:

O WordPress é uma plataforma gratuita que você pode criar sites simples e é muito utilizado para criação de Blogs.
Para que ele seja encontrado nos mecanismos de busca do Google, por exemplo, tem um Plugin chamado YOAST que mostrará sugestões de melhorias.
A vantagem do WordPress é que você pode instalar plugins que vão te ajudar a otimizá-lo e indexá-lo nas páginas do Google.
O WordPress também oferece templates prontos e você pode criar banners criativos de forma simples. Outro ponto positivo é que, caso você encontre dificuldades, você pode pesquisar e encontrar facilmente conteúdos de apoio na internet.

Ferramentas para Otimizar as suas Mídias Sociais:
Se existe um lugar que concentra um número imenso de pessoas são as mídias sociais. O Brasil está entre os 3 países que mais utilizam o Facebook e o Instagram.
Então, criar as suas contas profissionais nessas mídias é fundamental, pois assim o seu negócio pode ter mais visibilidade e manter uma comunicação direta com a sua audiência.
Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário ter constância de publicações e um conteúdo relevante para que pessoas acompanhem o seu trabalho.
Lembre-se que a conquista de um cliente é obtida através do relacionamento!
Não adianta você apenas postar seus produtos, é necessário que a sua audiência se engaje com a sua marca. As redes sociais podem abrir portas para você criar um relacionamento mais próximo e te ajuda a entregar valor antes da compra, através de conteúdos.
Também serão nas mídias sociais que você poderá anunciar determinados produtos. Mas lembre-se sempre de segmentar o seu anúncio.
Confira as dicas matadoras que o Thadeu Arias, especialista em Growth Hacking, deu em entrevista para a Kmaleon.
Listamos a seguir, algumas ferramentas de mídias sociais que te ajudarão muito nas criações de artes e gestão de conteúdos:
Criação das imagens para Mídias Sociais:

Se você quer vender, você precisa começar a criar conteúdos e agregar valor para começar a se relacionar com o seu cliente. E é claro que as ferramentas de edição de imagem ajudam (e muito) a deixar seus conteúdos mais interessantes e que chamem mais atenção.
Lembre-se que, visibilidade pode ser algo bom e também ruim!
Ela vai depender do que você está apresentando. Confira duas ferramentas gratuitas que vão te ajudar a criar publicações esteticamente mais agradáveis.
Trackto:

Essa ferramenta atende muito bem profissionais autônomos, freelancers e pequenas empresas que estão buscando soluções rápidas e fáceis de criação de peças de comunicação, propostas comerciais, apresentações, E-books, entre outros tipos artes.
Mesmo que você tenha pouca noção de criação ou de combinação de cores, a ferramenta te entrega layouts prontos e você pode customizá-lo da forma que você quiser.
Canva:

O Canva é uma ferramenta de design com a mesma proposta do Trakto. No aplicativo, você consegue criar artes em diferentes formatos, buscar imagens e ele também te sugere templates prontos para serem utilizados.
A proposta de valor da empresa é descomplicar!
Por isso, é super simples e fácil mexer nesse software. Mesmo que essas ferramentas sejam fáceis de usar, vale lembrar que é sempre necessário contratar um design para a sua empresa.
Gerenciamento de Mídias Sociais:
Para ter sucesso nas mídias sociais é necessário ter constância de conteúdo que seja relevante e de qualidade para o seu público-alvo. Nesse momento, todo mundo está usando as mídias sociais para atrair seguidores e no futuro converter em clientes.
Entenda como se organizar melhor, planejar ações com antecedência e sem ficar estressado por ter que parar tudo o que está fazendo, para postar algo. Por mais que essas ferramentas não sejam gratuitas, elas contam com teste grátis e também, elas não são caras.
Existem opções por menos de R$20/mês.
Gerenciar as Redes Sociais é certamente muito necessário, principalmente para quem está começando.
mLabs:
A mLabs é uma plataforma com um excelente custo-benefício para Gestão de Redes Sociais. É muito conhecida entre as agências de marketing e os profissionais que trabalham com mídias sociais.
Existem 2 planos que você pode contratar. O mais simples e mais barato, permite que você faça os agendamentos e planejamento de postagens.
O plano completo te oferece criar relatórios ilimitados, criar workflows de aprovação de conteúdo e administrar todo o seu feed.
Você consegue entender quais são os melhores horários de postagens, quais conteúdos mais engajaram a sua audiência e fazer a gestão de mensagens inbox através da plataforma.
O diferencial são as opções de redes sociais que é possível integrar na mLabs. Você pode administrar o seu Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat, Youtube, SAC 2.0 integrado ao WhatsApp, criar relatórios de microinfluenciadores e muito mais!
Etus Social:
A plataforma da Etus tem um dashboard que apresenta as datas comemorativas para você fazer a sua gestão de produção de conteúdo sem perder nenhuma oportunidade sazonal.
Além disso, a ferramenta apresenta um Top Trends no Brasil, para que você acompanhe as hashtags e assuntos mais comentados no momento.
Com a Etus, você consegue fazer agendamento, fazer publicações em tempo real, criar relatórios, workflows para aprovação e agendamento de postagens em canais das mídias sociais como o Instagram, Twitter e Facebook.
Postcron
a Postcron é uma ferramenta poderosa para publicar e agendar posts no Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, Instagram e Google+ ao mesmo tempo.
Ideal para gerentes comunitários, profissionais de marketing e empreendedores.
Se você está buscando algo simples para economizar tempo, a postcron possivelmente pode te ajudar. Gerencie todas as suas contas de redes sociais em um só lugar.
A ferramenta ideal vai depender do seu modelo de negócios e as suas necessidades atuais. Por isso, sugerimos que você faça uma comparação entre elas na Kmaleon.
4 Ferramentas para CRM
Como eu já havia comentado, para você adquirir um cliente, você precisa criar um relacionamento com ele, conhecê-lo e conquistá-lo. Mas mesmo depois que o cliente compra, você precisa continuar o mantendo por perto.
Pense no quanto tempo e dinheiro você investe para fazer uma pessoa comprar. Se ele tiver uma boa experiência de compra, ele certamente vai querer comprar novamente.
Para mantê-lo por perto, você precisa gerar valor, continuar enviando conteúdos relevantes e conversando com ele. Porém, temos muitos clientes e fica difícil administrar todos sem uma ferramenta, não é mesmo?
O CRM (Customer Relationship Management) é aquele software que vai te ajudar a gerenciar todos esses clientes. Com a construção de uma boa régua de relacionamento na ferramenta, você conseguirá mantê-lo próximo de você.
Você pode entender um pouco melhor neste outro artigo sobre o Poder do CRM no seu Negócio!
Ferramentas de Gestão de Projeto:
Se você está criando um negócio novo ou é um profissional autônomo, ter resultado de forma rápida é fundamental para sua sobrevivência. Para conseguir isso, é necessário eficiência e organização de atividades. A cada projeto que você planeja, você precisa controlar o tempo de cada tarefa e definir um prazo de entrega para cada etapa.
Fazer esse controle e planejamento te torna mais produtivo ao longo do projeto e você consegue ter um resultado melhor com uma ferramenta de gestão de projetos. Veja quais são as ferramentas gratuitas que você pode usar:
Trello
O Trello é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de atividades que você pode colocar em prática metodologias de planejamento e organização de tarefas.
Você pode elaborar quadros de atividades e organizá-los de uma forma produtiva. A nossa sugestão é criar 3 colunas de atividades e enfileirar as tarefas com os Status abaixo:
- A fazer;
- Fazendo;
- Feitas – concluídas.
O Trello é uma das ferramentas mais simples e fáceis de usar de Gestão de Projetos.
Asana
O Asana tem a mesma proposta de gerenciamento de atividades como o Trello e tem uma versão gratuita. Ele é recomendado para projetos mais complexos e com muitas pessoas envolvidas.
Com esse Software, você consegue gerar relatórios e acompanhar o seu progresso, dar feedbacks e aprovar execuções, gerenciar a sua carga de trabalho, definir metas e conectar as ações entre equipes.
Trello ou Asana?
Compare Gratuitamente
Ferramenta de Automação de Marketing:

A Automação de Marketing é uma ferramenta com diversas funcionalidades e vai ajudar você a criar páginas de captura de leads, segmentação da sua base de contatos, automação de e-mails marketing, criação de workflows, criação de campanhas, relatórios de acompanhamento de resultados, entre muitas outras funcionalidades.
Se você tem ou está pensando em ter um E-commerce, você precisa de uma ferramenta de Automação de Marketing. Imagine mandar manualmente E-mails de confirmação de pedido, ou de boas-vindas a cada vez que uma pessoa se cadastra na sua plataforma?
Você precisa automatizar esses processos para conseguir dar atenção ao que realmente importa, as suas vendas!
SharpSpring
A SharpSpring foi eleita a melhor Plataforma de Automação de Marketing do Brasil em 2020, segundo a opinião de quem usa essa tecnologia.
A ferramenta atende perfeitamente as demandas de agências de marketing de pequeno e médio porte. Apesar de não ser gratuita, a conta com uma opção de teste grátis para você experimentar durante os seus primeiros meses.
Além disso, a plataforma oferece um excelente custo-benefício, principalmente por ser uma plataforma 2 em 1, contando funcionalidades de CRM para acompanhar a gestão de vendas do seu negócio.

Precisa de mais sugestões?
Na Kmaleon você pode consultar mais de 5 mil ferramentas de várias categorias diferentes. Além disso, diversas tecnologias disponibilizaram teste grátis e condições especiais que você só encontra na nossa plataforma.
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