Review, qual é sua influência na tomada de decisão?

 

Se você é um profissional de marketing ou da área de negócios no mercado B2B (Business To Business), e tem dúvidas sobre o uso de reviews em suas estratégias, reunimos nesse artigo informações valiosas para você ampliar seus conhecimentos sobre esse mecanismo poderoso para fortalecimento da sua marca e ampliação de vendas.

Graças ao crescimento exponencial da tecnologia de alguns anos pra cá, a captação e utilização de dados do relacionamento entre empresas e clientes ganhou uma escala maior e o número de plataformas que utilizam esses dados vem acompanhando esse crescimento, tornando o processo de escutar o cliente para as empresas cada vez mais importante, uma vez que nossas avaliações sobre o que vivenciamos  e compramos ajudam outras pessoas na hora de tomar uma decisão.

Quem hoje já não fez uma compra que não tenha olhado a opinião dos usuários para ter mais tranquilidade, desde viajar, usar aplicativos para conhecer bons restaurantes  e até reservar hotel? Tenho certeza que a maioria com certeza já fez.

Antes de apresentar algumas informações  quero te fazer uma pergunta. Se usamos as avaliações dos usuários para a nossa comodidade, tranquilidade e segurança, porque não fomentamos nas empresas (B2B)? Agora vamos deixar essa pergunta no ar e vamos seguir com dados.

No segmento B2C de acordo com um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais na palavra de outros consumidores do que em qualquer tipo de publicidade.

Já no segmento B2B o Brasil está engatinhando ao contrário dos Estados unidos e Europa que já avançaram muito e justamente olhando para as boas práticas vou mostrar alguns números importantes:

  • Hoje 92% dos compradores B2B são mais propensos a comprar depois de ler uma análise confiável;
  • As recomendações individuais (one to one), pesquisas de mercado e as análises de produtos são os conteúdos mais relevantes para na tomada de decisão (Content Marketing Institute e SmartBrief, 2017);
  • Dados dois produtos com classificações semelhantes, os consumidores são mais propensos a comprar o produto com mais avaliações (Psychological Science, 2017);
  • Comentários fazem com que 71% dos clientes se sintam mais à vontade para comprar um produto (Carrinho 3D);
  • 67% dos compradores B2B preferem ver uma boa combinação de comentários positivos e negativos em um site de análise de negócios.

De acordo com a Spiegel Research Centerl à medida que os produtos começam a exibir avaliações, as taxas de conversão aumentam rapidamente.

A probabilidade de compra com mais de 5 avaliações aumenta 270% comparados aos que não possuem.

As revisões têm um impacto maior na probabilidade de compra de itens com preços mais altos do que os mais baratos, para produto de preço mais baixo, a taxa de conversão aumenta em 190%. No entanto, para um produto de preço mais alto, a taxa de conversão aumentou 380%.

Ou seja, com base em todos esses dados concluo que potencializar a cultura de reviews dentro da jornada do cliente B2B em um ambiente neutro é uma de forma estratégica para obter insights, reduzir o churn, aumentar a fidelidade e potencializar vendas.

Estamos em um processo de revolução digital, amadurecimento e conhecimento, estamos aprendendo com tantos softwares, várias funcionalidades diferentes onde o que mais ouço é “o que é melhor para minha empresa?”, e perceber depois que contratou algo maior ou menor do que o momento do seu negócio.

Temos em nossas mãos uma ferramenta muito valiosa (review) e precisamos usa-la tão bem quanto reservamos um hotel e foi pensando nisso que a Kmaleon nasceu, para ajudar todos os usuários a tomarem melhores decisões, mas nós somos somente o meio e você é o protagonista dessa história. Acesse a Kmaleon e compartilhe sua visão com o mercado e faça a diferença! 

Vamos juntos alimentar esse ecossistema de forma colaborativa e inteligente.

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